Problemas com o GRUB [Resolvido]

Iniciado por xDiego, 31 de Outubro de 2010, 21:11

tópico anterior - próximo tópico

xDiego

Eu tinha o linux 10.04 instalado em dual boot com o windows XP professional. Depois de 2 semanas de uso precisei desinstalar devido ao computador não ser meu.

O linux estava instalado em uma pequena partição do HD, assim haviam 2 partições, 1 para o XP e outra para o linux.

Criei a partição a partir do XP com o EASEUS porque com o GParted, a partir do CD do linux, apontava que o sistema de arquivos estava defeituoso e não dava pra criar uma partição a partir dele e instalar o linux em tal partição.

Para desinstalar tudo o que eu fiz foi excluir a partição do linux junto com os dados mas ocorre um problema: o grub continua e eu nao consigo dar boot no windows XP.

preciso desinstalar o grub para que possa voltar a usar(o XP) este computador, por enquanto só consigo usá-lo a partir do CD do linux.

Ao ligar o PC acontece um grub error no such partition.

Não tenho um CD do windows XP e tenho o Windows Recovery Console instalado no windows.

Executei uns comandos de terminal que achei em problemas parecidos pelo forum e uns nao deram efeito depois de executado e outros acusaram permissão negada.

Desde já agradeço pela a atenção e estou aguardando ajuda.

Diego

PS>: Tentei fazer uma nova partição para instalar o linux novamente e assim ver se conseguia ligar o PC com o XP(ou linux) normalmente como ligava mas o GParted ainda acusa defeito no sistemas de arquivos do windows e não dá pra fazer nada com o HD, nem redimensionar nem nada. O pior que tbm não dá pra iniciar o XP e recriar uma partição com o EASEUS.

Tudo oq preciso é tirar o grub do boot, assim eu vou conseguir abrir o Windows Recovery Console e executar o comando fixmbr.

JoseMelo

Inicie o console de recuperação, quando perguntado qual Windows deseja recuperar, digite 1 e se tiver senha do administrador digite-a. Caso não tenha senha, só pressione Enter.

Na tela C:\Windows> digite fixmbr e confirme.

Digite Exit e o computador será reiniciado.

clodoaldops

xDiego

Olá JoseMelo. Inicialmente, obrigado pela atenão.

Vc falou para iniciar o Console, mas não consigo. Quando ligo o computador ele vai direto para uma tela preta do grub onde fica escrito grub erro: no such partition, e nada q eu escrevo ele reconhece como um comando. Tudo oq eu posso fazer é apertar Ctrl+Alt+Del para reiniciar a maquina e em seguida apertar F8 para entrar no menu de boot e dar boot pelo CD do linux.

E eu nem tenho outro computador aqui em casa para ajudar a resolver.

Eu consegui um CD de um windows XP (não sei qual versão) mas quando eu dou boot por ele o PC demora um tempo com tela preta e logo após aparece de novo o erro do grub. Acho q esse CD não está bootavel. Tudo oq preciso é pular esse bendito menu do grub e entrar no console.

Obrigado

JoseMelo

Nesse caso terá que conseguir um CD da mesma versão do Windows instalada, dar o boot, entrar no console de recuperação e seguir as instruções acima.

OBS: Para iniciar o console de recuperação, pressione "R" na tela de "Bem-vindo à instalação do Windows".

xDiego

O windows que está instalad é o SP3 utilizado normalmente e atualizado pelo windows update.
Onde consigo fazer download para gravar nun CD e assim dar boot?
Se ter como excluir o grub dá para entrar no console de recuperação?

Obrigado

JoseMelo

CitarOnde consigo fazer download para gravar nun CD e assim dar boot?
Você pode fazer o download do console de recuperação aqui: http://www.thecomputerparamedic.com/files/rc.iso
  • Grave a imagem no CD (não como dados, mas como imagem) e dê o boot normalmente.

CitarSe ter como excluir o grub dá para entrar no console de recuperação?
Você tem que reparar a MBR para excluir o Grub.

xDiego

Entendi. Então eu não preciso de um CD de instalação do Windows XP? Basta gravar a imagem do console (que você postou) nun CD e dar boot q assim eu vou conseguir executar o comando ?

Obrigado

JoseMelo

É isso. Se tudo correr bem, a MBR estará reparada. :)

xDiego

Ok. Eu posso gravar os arquivos da imagem em um pendrive e dar boot peo pendrive? Dá certo? Ou só dá certo se gravar em um CD-R/CD-RW/DVD-R/DVD-RW?

Obrigado

xDiego

Problema resolvido! :P

Caro JoseMelo, muitíssimo obrigado pela sua ajuda, atenção e paciência!

Eu fiz o que você mandou: baixei a imagem gravei nun pendrive e levei o pendrive e um CD-R virgem na casa do meu vizinho, pois gravar aqui não dava devido a eu estar usando o linux pelo CD e o Pc só ter uma gravadora, e ele gravou a imagem (os dados da imagem) com o Nero no CD a velocidade baixa e quando dei boot aqui tudo ocorreu perfeitamente bem e agora consigo usar o Ruindows hehe.

Eu acho o Linux muito bom e melhor que o Windows, mas fazê o que? o Pc não é meu é da minha avó rsrsrsrs.

Não vejo a hora de ter um PC só meu para desfrutar do Linux! ;D

Se não fosse o linux eu não teria nem como resolver o problema aqui, no mínimo um desses técnicos iria dizer que não teria jeito e que não haveria saída a não ser formatar a máquina ¬¬.

Mas uma vez Obrigado.

Como avisar à administração do fórum que o problema foi resolvido ?

JoseMelo

Clique em Editar e na frente do título do tópico coloque [Resolvido]