Autor Tópico: HP Pavillion dv7 + driver ATI (comportamento estranho) + audio 5.1  (Lida 25403 vezes)

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
HP Pavillion dv7 + driver ATI (comportamento estranho) + audio 5.1
« Online: 26 de Outubro de 2010, 21:23 »
Olá!
Acabei de adquirir um notebook da HP que está me dando umas dores de cabeça. Primeiro com o touch, mas isso é assunto para outro tópico. O que mais me incomoda é a saída HDMI, que no Linux eu não consigo habilitar de maneira nenhuma. Antes eu usava um dv4 e funcionava perfeitamente.

Ele veio com Windows 7. Verificando o driver da ATI, obtive as seguintes informações:
Citar
Primary Adapter
Graphics Card Manufacturer   Powered by ATI
Graphics Chipset   ATI Mobility Radeon HD 5470
Device ID   68E0   
Vendor   1002   
   
BIOS Version   012.018.000.001   
BIOS Part Number   BR36484.003   
BIOS Date   2010/03/03   
   
Memory Size   512 MB   
Memory Type   DDR3   
   
Core Clock in MHz   750 MHz   
Memory Clock in MHz   800 MHz   
Total Memory Bandwidth in GByte/s   12,8 GByte/s   
   
   
Disabled Adapter       
Graphics Card Manufacturer   Powered by ATI   
Graphics Chipset   AMD M880G with ATI Mobility Radeon HD 4250       
Device ID   9712   
Vendor   1002   
   
Subsystem ID   1443   
Subsystem Vendor ID   103C   
   
Graphics Bus Capability   PCI   
Maximum Bus Setting   PCI   
   
BIOS Version   010.094.001.045   
BIOS Part Number   BK-ATI VER010.094.001.045.035812   
BIOS Date   2009/12/14   
   
Memory Size   1981 MB   
Memory Type   HyperMemory
   
Core Clock in MHz   500 MHz   
Memory Clock in MHz   667 MHz


Pelo que entendi, tem uma placa primária ativa (HD 5470) e uma desabilitada (HD 4250).
No Linux a coisa muda. A ativa é a 4200 (4250) e a outra aparece como adaptador desconhecido.

Já baixei o último driver do site da AMD e não vi nada no setup referente a isso.


Alguém tem ideia de como resolver isso?
« Última modificação: 01 de Abril de 2011, 17:00 por vampire_thunder »

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2010, 14:58 »
Como se usa o aticonfig?
Digitei isso e vejam o que apareceu:
Código: [Selecionar]
sudo aticonfig --list-adapters
[sudo] password for filipo:
* 0. 01:05.0 ATI Mobility Radeon HD 4200
  1. 02:00.0 ATI Mobility Radeon HD 5400 Series

* - Default adapter

Acho que se eu mudar o adapador, o HDMI passa a funcionar (ou não)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2010, 16:08 »
Como se usa o aticonfig?

Não tenho ATI, mas dei um google para ati-config e encontrei isto que pode te interessar => http://wiki.cchtml.com/index.php/Configuring

[]'s

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2010, 12:09 »
caso seu processador seja um core-i leia esse topico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,74231.msg414586.html#msg414586
Ubuntu Linux 10.10

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2010, 16:07 »
caso seu processador seja um core-i leia esse topico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,74231.msg414586.html#msg414586

Valeu pela dica. Testei o que estava lá e quase consegui no Maverick. Mas eu uso Lucid, e nele não funcionou. E até no Maverick não ficou bom. A saída HDMI ativou mas não dava para ver nada. É como se a frequência estivesse alta demais.

Com a remoção do driver proprietário da ATI, não sei mais qual placa está ativa, pois no Sistema > Preferências > Monitores não aparece essa informação. Existe alguma outra maneira?

Ah, meu processador não é um I, é um Phenon II Triple-Core da AMD.

Citação de: Tota
Não tenho ATI, mas dei um google para ati-config e encontrei isto que pode te interessar => http://wiki.cchtml.com/index.php/Configuring

[]'s

Não cheguei a achar um comando que me ajudasse (ou não soube entender, pq não sei Inglês). Hj o site está off.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2010, 16:11 por vampire_thunder »

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2010, 13:11 »
essa soluçao é exclusiva pro core-i, mas deixa eu analisar o seu problema, favor postara configuraçao do computador com modelo marca e etc. vc ja tentou ir no setup e selecionar sua placa ATI como placa principal? isso tornaria possivel instalar os drivers e usa-la corretamente, o unico problema seria que vc so poderia usar ela mesmo, caso tentasse usar a outra placa haveria problemas.

outra coisa, existe algum motivo pra nao atualizar pro marverick? por que o novo kernel que vem nele lida muito melhor com essas questoes de video.
Ubuntu Linux 10.10

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2010, 15:45 »
essa soluçao é exclusiva pro core-i, mas deixa eu analisar o seu problema, favor postara configuraçao do computador com modelo marca e etc. vc ja tentou ir no setup e selecionar sua placa ATI como placa principal? isso tornaria possivel instalar os drivers e usa-la corretamente, o unico problema seria que vc so poderia usar ela mesmo, caso tentasse usar a outra placa haveria problemas.

outra coisa, existe algum motivo pra nao atualizar pro marverick? por que o novo kernel que vem nele lida muito melhor com essas questoes de video.

Na Bios não há opção nenhuma para mudar isso.

Aqui eu uso o Lineduc, que tem por base o Lucid mas tem o kernel do Maveric.

Segue as informações do PC:
Código: [Selecionar]
Informações de Hardware
   Nome da placa-mãe:
     1443
   Marca da placa-mãe:
     Hewlett-Packard
   Fabricante da BIOS:
     Hewlett-Packard
   Versão da BIOS:
     F.06
   Data de lançamento da BIOS:
     05/10/2010
   Nome da CPU 1:
     AMD Phenom(tm) II N830 Triple-Core Processor
   CPU 1 nível 1 cache tamanho:
     64K Data cache. 64K Instruction cache.
   CPU 1 nível 2 cache tamanho:
     512K Unified cache.
   Mips da CPU 1:
     4191.17
   Nome da CPU 2:
     AMD Phenom(tm) II N830 Triple-Core Processor
   CPU 2 nível 1 cache tamanho:
     64K Data cache. 64K Instruction cache.
   CPU 2 nível 2 cache tamanho:
     512K Unified cache.
   Mips da CPU 2:
     4191.11
   Nome da CPU 3:
     AMD Phenom(tm) II N830 Triple-Core Processor
   CPU 3 nível 1 cache tamanho:
     64K Data cache. 64K Instruction cache.
   CPU 3 nível 2 cache tamanho:
     512K Unified cache.
   Mips da CPU 3:
     4191.11
   CPU de 64 bits?
     Sim!
   Temperatura da CPU
     65 C
   Memória total:
     3.6 GB
   Total de swap:
     1052 MBytes
   Placa de ethernet:
     Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller (rev 03)
   Estado de carregamento da bateria:
     carregado
   Capacidade remanescente da bateria:
     7968 mAh
   Capacidade plena da bateria:
     7968 mAh
Informações sobre o Linux
   Nome da máquina:
     filipo-HP-Pavilion-dv7-Notebook-PC
   Usuário atual:
     filipo (UID: 1000, GID: 1000)
   Tempo ativo:
     1 minuto
   Versão do kernel:
     2.6.35-22-generic
   Arquitetura do kernel:
     x86_64
   Default shell:
     /bin/bash
   Versão do servidor X:
     X.Org X Server 1.7.6
   Versão do GCC:
     4.4.3
   Versão do Java:
     1.6.0_22
   Versão do Python:
     2.6.5
   Versão GTK
     2.20.1
   Versão PyGTK:
     2.17.0
   Versão do Firefox:
     Mozilla Firefox 3.6.12
   Lineduc versão :
     2.0
   Versão do GNOME:
     2.30.2
   Local do GNOME:
     pt_BR.utf8

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2010, 17:47 »
acho que descobri um problema, vc possui duas placas ATI (bizarro isso), o script que fiz, como era pra core-i, so considera uma placa ati, sendo assim teria que fazer uma pequena modificaçao nele pra ele discernir suas placas uma da outra. mas o estranho é o nao funcionamento do driver ja que ambas sao ati, e por isso o problema de uso do driver na placa errada nao deveria existir...

gostaria de saber qual das duas placas inicia quando vc liga o pc, essa é sua placa primaria e que é considerada a placa integrada, provavelmente a outra placa (a discreta) é a que é responsavel pelo HDMI (estou conjecturando, realmente nao sei sem testar). se isso for o caso, eu sei o que aconteceu, o meu script achou que a tua placa primaria (por ser ati tambem) era a placa discreta, e quando tu mandou mudar na verdade ele nao mudou, e assim a hdmi nao funcionou.

se for isso, basta uma modificaçao no script pra fazer funcionar legal, quanto a distro, nao interessa, so o kernel é que interessa e o teu ja é 2.6.35. caso vc tenha dual boot observe no windows qual é a placa primaria, se quiser fazer uma nova tentativa com o script eu te oriento a como faze-lo funcionar na distro atual que vc esta usando e onde modificar pra fazer com que ele interprete direito suas placas.
Ubuntu Linux 10.10

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2010, 06:41 »
acho que descobri um problema, vc possui duas placas ATI (bizarro isso), o script que fiz, como era pra core-i, so considera uma placa ati, sendo assim teria que fazer uma pequena modificaçao nele pra ele discernir suas placas uma da outra. mas o estranho é o nao funcionamento do driver ja que ambas sao ati, e por isso o problema de uso do driver na placa errada nao deveria existir...

gostaria de saber qual das duas placas inicia quando vc liga o pc, essa é sua placa primaria e que é considerada a placa integrada, provavelmente a outra placa (a discreta) é a que é responsavel pelo HDMI (estou conjecturando, realmente nao sei sem testar). se isso for o caso, eu sei o que aconteceu, o meu script achou que a tua placa primaria (por ser ati tambem) era a placa discreta, e quando tu mandou mudar na verdade ele nao mudou, e assim a hdmi nao funcionou.

se for isso, basta uma modificaçao no script pra fazer funcionar legal, quanto a distro, nao interessa, so o kernel é que interessa e o teu ja é 2.6.35. caso vc tenha dual boot observe no windows qual é a placa primaria, se quiser fazer uma nova tentativa com o script eu te oriento a como faze-lo funcionar na distro atual que vc esta usando e onde modificar pra fazer com que ele interprete direito suas placas.

Também achei muito bizarro. Nunca vi isso, ainda mais num Notebook.
Manda aí as modificações. Tudo o que eu testar será bem-vindo. E como eu já disse, com o script do jeito que está já quase funcionou no Maverick.
Só sei dizer o que está nos prints. No Windows a primária é a Radeon HD 5470, enquanto a  Radeon HD 4250 está desativada; já no Linux aparece o contrário. "0. 01:05.0 ATI Mobility Radeon HD 4200" é a defaut e a "1. 02:00.0 ATI Mobility Radeon HD 5400 Series" é a secundária. Lembrando que essa informação só aparece no kernel 2.6.36. No kernel 2.6.35 só aparece a primeira opção quando eu dou o "aticonfig --list-adapters".

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
vamos la...
« Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2010, 15:46 »
pesquisei um pouco e descobri que a 4250 é sua placa integrada, menos potente (usada na bateria), enquanto a 5470 é a placa discreta mais poderosa (usada com o cabo). a unica modificaçao necessaria pro script rodar direito é substituir logo no inicio a linha

Código: [Selecionar]
vganam=`lspci | grep Radeon | cut -c1-7` por
Código: [Selecionar]
vganam=`lspci | grep 'HD 54' | cut -c1-7`
agora, pra fazer fucionar na sua distro normal, vamos testar se o vgaswitcheroo esta montado, pra isso basta voce executar no terminal

Código: [Selecionar]
$ ls /sys/kernel/debug/ | grep vgas
se a saida for "vgaswitcheroo" é porque esta montado direito,

se a saida for vazia é por que algum drivers esta instalado, o que impede do diretorio aparecer, nesse caso desistale qualquer driver relacionado a video ATI (caso nao de certo o que estamos tentando, basta reinstalar depois sem problemas) reinicie e tente novamente o ls.

se a saida for algo do tipo "Arquivo ou diretório não encontrado", é por que a o debug nao esta montando, para monta-lo faça

Código: [Selecionar]
$ sudo gedit /etc/fstab
Na janela que abrir, adicione ao final do arquivo a seguinte linha

Código: [Selecionar]
none /sys/kernel/debug debugfs defaults 0 0
Salve e feche, reinicie e tente novamente o ls. quando o vgaswitcheroo estiver montado direitinho, basta tentar utilizar o script modificado e ver no que da. posta o resultado aqui pra gente ver como fica, aqui no meu note usando a placa discreta sem forçar a temperatura fica em 56º, forçando ela fica em torno de 70º.
Ubuntu Linux 10.10

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #10 Online: 01 de Novembro de 2010, 23:19 »
Não funcionou  :'(

Fiz a modificação do script. Antes dizia que era a placa integrada. Com a modificação, disse que a discreta estava ativada.
Fui no terminal e digitei o comando. Com o grep Radeon, saiu isso:

Código: [Selecionar]
23:10:33 filipo@filipo-HP-Pavilion-dv5-Notebook-PC:~$ lspci | grep Radeon
01:05.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc M880G [Mobility Radeon HD 4200]
02:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc Manhattan [Mobility Radeon HD 5000 Series]
02:00.1 Audio device: ATI Technologies Inc Manhattan HDMI Audio [Mobility Radeon HD 5000 Series]

Com o outro a saída foi vazia.

Com o comando ls a saída também foi vazia, e não tem nenhum driver da ATI instalado. Coloquei a entrada no fstab, reiniciei e nada.
O estranho dessa placa é que sem o driver proprietário instalado, nem o Compiz funciona. No note que usava antes, funcionava nativamente.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2010, 16:34 »
é soda... o comando que mandei ta errado, tem que ser algo que pegue com certeza a placa discreta, pela saida que tu colou ae o jeito vai ser por assim

Código: [Selecionar]
vganam=`lspci | grep VGA | grep Manhattan | cut -c1-7`
assim ele vai pegar a entrada certa, mas o estranho é nao aparecer o diretorio pra ti, se a saida do ls é vazia é por que esta montado o debug direito (pode tirar ele do teu fstab se quiser), em geral isso é por causa de driver, nao sei o que levaria a nao a aparecer, tenta fazer um

Código: [Selecionar]
$ mounte um
Código: [Selecionar]
$ ls /sys/kernel/debug
e cola a saida aqui. essa tua saida pelo menos deu pra mostrar que realmente a placa 5470 é a responsavel pelo hdmi, com essa coreçao no script ele vai achar a placa certa, e com as saidas vou saber pq o diretorio nao ta aparecendo.
Ubuntu Linux 10.10

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #12 Online: 02 de Novembro de 2010, 20:58 »

é soda... o comando que mandei ta errado, tem que ser algo que pegue com certeza a placa discreta, pela saida que tu colou ae o jeito vai ser por assim

Código: [Selecionar]
vganam=`lspci | grep VGA | grep Manhattan | cut -c1-7`
assim ele vai pegar a entrada certa, mas o estranho é nao aparecer o diretorio pra ti, se a saida do ls é vazia é por que esta montado o debug direito (pode tirar ele do teu fstab se quiser), em geral isso é por causa de driver, nao sei o que levaria a nao a aparecer, tenta fazer um

Código: [Selecionar]
$ mounte um
Código: [Selecionar]
$ ls /sys/kernel/debug
e cola a saida aqui. essa tua saida pelo menos deu pra mostrar que realmente a placa 5470 é a responsavel pelo hdmi, com essa coreçao no script ele vai achar a placa certa, e com as saidas vou saber pq o diretorio nao ta aparecendo.

Olha, não deve ser só o Kernel. Deve estar faltando algum pacote também para o vgas não montar. Testei no 10.10 e a saída aparece direitinho.
Está quase funcionando, veja:


Na hora que eu digito minha senha e dou enter, o papel de parede aparece com a resolução e frequência certa por uma fração de segundos. Depois do login fica desse jeito de novo. Parece problema de sincronismo.

Segue a saída dos comandos (no 10.10):
Código: [Selecionar]
ubuntu@ubuntu-HP-Pavilion-dv5-Notebook-PC:~/Área de Trabalho$ uname -a
Linux ubuntu-HP-Pavilion-dv5-Notebook-PC 2.6.35-22-generic #34-Ubuntu SMP Sun Oct 10 09:26:05 UTC 2010 x86_64 GNU/Linux
ubuntu@ubuntu-HP-Pavilion-dv5-Notebook-PC:~/Área de Trabalho$ ls /sys/kernel/debug/ | grep vgas
vgaswitcheroo
ubuntu@ubuntu-HP-Pavilion-dv5-Notebook-PC:~/Área de Trabalho$ ls /sys/kernel/debug
ath9k  dri   hid        kprobes  pktcdvd         tracing  vgaswitcheroo
bdi    gpio  ieee80211  mce      sched_features  usb      x86

Apesar de ser o mesmo kernel, há diferenças no 10.04 e 10.10. Por exemplo, meu modem 3G da Vivo no 10.04 reconhece o disco interno, no 10.10, não.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2010, 16:18 »
cara... so se esse teu kernel modificado nao foi compilado com o suporte a vgaswitcheroo (alias, foi compilado com a retirada do suporte), nao sei.. o pior e que se nao tivesse o suporte nao deveria funcionar o script, pois quando eu gero a variavel eu dou um

Código: [Selecionar]
$ cat /sys/kernel/debug/vgaswitchero/switch
e ele le o arquivo pra poder comprar, e mesmo sem o ls dar retorno aparentemente ele esta conseguindo ler esse arquivo... bom, vou tentar melhorar o script mas fico ruim saber o que é sem conhecer direito o kernel :)
Ubuntu Linux 10.10

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #14 Online: 03 de Novembro de 2010, 18:04 »
cara... so se esse teu kernel modificado nao foi compilado com o suporte a vgaswitcheroo (alias, foi compilado com a retirada do suporte), nao sei.. o pior e que se nao tivesse o suporte nao deveria funcionar o script, pois quando eu gero a variavel eu dou um

Código: [Selecionar]
$ cat /sys/kernel/debug/vgaswitchero/switch
e ele le o arquivo pra poder comprar, e mesmo sem o ls dar retorno aparentemente ele esta conseguindo ler esse arquivo... bom, vou tentar melhorar o script mas fico ruim saber o que é sem conhecer direito o kernel :)

Pode até ser, mas no 10.10 também não está funcionando direito, vide a foto.

Em todo caso agradeço sua importante colaboração. Sem ela não teria chegado até aqui.