Senhores, fiz aqui também. Na primeira vez deu erro na compilação, acho que tirei mais coisa que devia.
Na segunda vez correu tudo bem na compilação, sem erros. Instalei e como aconteceu com o Biohazard, o X deu Pau. Já esperava por isso, já que tenho o driver da Nvidia instalado, mudei para "nv" e daí subiu o X. O boot splash da inicialização não aparece mais, mas isso também era esperado, já que não compilei um boot Splash para o novo kernel.
Eu havia cronometrado os tempos com o Kernel mais novo do Ubuntu, o 2.6.15-25 k7 (se não me engano), depois cronometrei tudo com o kernel customizado, um 2.6.17.1-k7.
Resumindo:
O tempo de boot caiu drasticamente, reduziu-se em 11 segundos! :shock: O carregamento dos Menus do Gnome e do KDE estão mais rápidos (quando a gente clica no aplicações, por exemplo, para aparecer os ícones e setas). A navegação dentro do Nautilus e do Konqueror também está mais rápida.
Ele não montou meus outros dois HDs, ignorou o fstab que tenho. Não foi o caso de não compilar o suporte aos sistemas de arquivos. Não sei o que foi.
No mais, o tempo de carregamento das aplicações, em sua grande maioria, está igual ou mais lenta que no kernel padrão!
O que eu notei é que ele responde bem mais rápido, que o kernel padrão, depois que chamo a aplicação pela segunda vez. Mas na primeira vez não dá diferença ou piora. As aplicações do KDE no Gnome estão muito mais lentas para carregar da primeira vez. Mas depois que ele carrega as bibliotecas do KDE, fica bala, como se estivesse no próprio KDE.
Foram quase 50 minutos para compilar tudo. Não to vendo grande vantagem em usar esse kernel customizado, a não ser para o boot, claro. Mas como eu quase não desligo minha máquina.....
Foi ótimo para aprender, não imaginava como o kernel padrão está lotado de besteira que a gente não usa! Foi só desabilitar uma batelada de coisa que não uso que o tempo de boot caiu drasticamente, e olha que poderia tirar muito mais coisas.
O ideal seria fazer como li em um tutorial de compilação do kernel do Debian, logo após instalar o sistema, compilar um novo kernel customizado para você, e daí sim instalar Driver de placa de Vídeo e as demais aplicações, de preferência com uma instalação do sistema em modo texto bem enxuto. Daí acredito que a diferença seria realmente notável. Estou voltando para o kernel padrão do Ubuntu!
Abraços!