Enquete

Qaul o melhor navegador web para Ubuntu?

Firefox
19 (42.2%)
Opera
5 (11.1%)
Google Chrome
17 (37.8%)
Outros
4 (8.9%)

Votos Totais: 34

enquete encerrada: 26 de Setembro de 2010, 14:18

Autor Tópico: Navegadores Web  (Lida 15884 vezes)

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Navegadores Web
« Resposta #15 Online: 18 de Setembro de 2010, 15:07 »
Chromium (chrome). Por liberar espaço de tela, ser simples, ter extensões que facilitam. Ah e, claro, ser bem rápido.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Navegadores Web
« Resposta #16 Online: 18 de Setembro de 2010, 15:24 »
... Opera que só peca por ser ou precisar de dependências kde, ou melhor, qt e por isso no primeiro carregamento demora um pouquinho.

Não mais, a interface do Opera é renderizada direto no X11 desde a versão 10.5, a interface mimetiza o tema GTK com perfeição, no KDE parece (não tenho certeza, não uso KDE) que tem alguns detalhes que ainda não parecem nativos mas nada que afete o uso.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

alarcon

  • Visitante
Re: Navegadores Web
« Resposta #17 Online: 18 de Setembro de 2010, 15:41 »
... Opera que só peca por ser ou precisar de dependências kde, ou melhor, qt e por isso no primeiro carregamento demora um pouquinho.

Não mais, a interface do Opera é renderizada direto no X11 desde a versão 10.5, a interface mimetiza o tema GTK com perfeição, no KDE parece (não tenho certeza, não uso KDE) que tem alguns detalhes que ainda não parecem nativos mas nada que afete o uso.

Bem, no momento da instalação pede para instalar uma dependência libqt, algo assim (não lembro ao certo), e como na primeira inicialização ele demora um pouco mais que os outros para abrir aqui, conclui ser devido a carregar alguma biblioteca qt que seria do kde.

PS: Estou usando o Opera 10.62
« Última modificação: 18 de Setembro de 2010, 15:43 por alarcon »

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Navegadores Web
« Resposta #18 Online: 18 de Setembro de 2010, 20:52 »
PS: Estou usando o Opera 10.62

Sério? Não usei essa versão, pulei para a 10.70, mas usei as anteriores a essa e não me recordo de ter que instalar o pacote desta biblioteca. Fiz uma busca na net e não encontrei referência à ela nas versões acima da 10.50.

Fez uma instalação limpa ou vem atualizando as versões?
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

alarcon

  • Visitante
Re: Navegadores Web
« Resposta #19 Online: 18 de Setembro de 2010, 21:33 »
PS: Estou usando o Opera 10.62

Sério? Não usei essa versão, pulei para a 10.70, mas usei as anteriores a essa e não me recordo de ter que instalar o pacote desta biblioteca. Fiz uma busca na net e não encontrei referência à ela nas versões acima da 10.50.

Fez uma instalação limpa ou vem atualizando as versões?

Não lembro qual foi a versão que instalei, baixando direto do site do opera, mas ele não tinha esse visual integrado com o Gnome como agora, então depois de baixado e pelo Gdebi, informava ser necessário uma dependência que tinha no seu nome as letras qt. Só que olhando agora no pacote .deb dessa última versão no seu arquivo control, realmente não há nada referente a algum pacote com qt no seu nome como dependência, então como eu instalei uma versão ainda mais antiga e de lá para cá venho só atualizando, já que ele adiciona um repositório no sources.list do Ubuntu, devo estar equivocado e portanto não necessitar mais de bibliotecas qt, mas mesmo assim o primeiro carregamento que você faz do navegador Opera é demorado, pelo menos aqui é, e depois fica rápido nos outros carregamentos posteriores.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2010, 21:36 por alarcon »

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Navegadores Web
« Resposta #20 Online: 19 de Setembro de 2010, 19:27 »
Sem duvida alguma o Chromium... eu fui a um benchmark e tirei as duvidas, o resultado do chromium 7 foi de 4423 enquanto que o Firefox ficou com cerca de 1600.

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Navegadores Web
« Resposta #21 Online: 20 de Setembro de 2010, 22:15 »
Então teste o último build da versão 10.70. É uma versão ainda em desenvolvimento porém está fantástica no Linux.

http://my.opera.com/desktopteam/blog/

Aproveita e pega também as skins para os temas Radiance e Ambiance.
http://kyleabaker.com/2010/05/26/ambiance-skin-and-speed-dial-backgrounds/

Testado e aprovado, não gostei do visual (prefiro algo limpo como o do Chrome), mas em questão de velocidade, o Opera deixou os concorrentes para trás.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Navegadores Web
« Resposta #22 Online: 20 de Setembro de 2010, 23:03 »


Testado e aprovado, não gostei do visual (prefiro algo limpo como o do Chrome), mas em questão de velocidade, o Opera deixou os concorrentes para trás.

Legal que tu gostou cara.

Quanto ao visual se tu não gostou da pra mudar. A interface do Opera é muito customizável. Eu por exemplo mantenho um visual bem sóbrio:



sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Navegadores Web
« Resposta #23 Online: 21 de Setembro de 2010, 00:15 »
Não costumo usar o Opera não, mas convenhamoooss, ele é só falta rodar em geladeira!! rsrs

Roda em Windows, Mac, Linux, Window Mobile, Android, Blackberry, iPhone, Maemo, os que aceitam aplicativos em Java, parece que Symbian também, dispositivos USB, cartão de memória, videogame ...

É muito bom pra quem usa aquele recurso de sincronizar favoritos, pois tem tudo na mão em qualquer lugar.

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Navegadores Web
« Resposta #24 Online: 21 de Setembro de 2010, 17:55 »
Legal que tu gostou cara.

Quanto ao visual se tu não gostou da pra mudar. A interface do Opera é muito customizável. Eu por exemplo mantenho um visual bem sóbrio:





É exatamente o que vou fazer ;D, atualmente tenho apenas a manhã do domingo para testar essas coisas, por isso deixei pra semana que vem. Não testei o desempenho do Java e Flash em relação ao Chrome e Firefox, mas acredito que também vão me surpreender.

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Navegadores Web
« Resposta #25 Online: 22 de Setembro de 2010, 20:07 »
Comecei a usar o Opera e está muito bom, superou as minhas espectativas

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Navegadores Web
« Resposta #26 Online: 22 de Setembro de 2010, 21:34 »
Sinceramente, estou tão acostumado com o Chrome que acabo nem usando o Opera direito.

Se ele tivesse o complemento do Evernote*, eu bem que poderia mudar de idéia.
Esse complemento é um Capturador Web que facilita bastante para quem usa essas notas.

Esse cliper tem para Chrome, Firefox, Safari e Internet Explorer.
Mas não tem para o Opera!  :-\


* Off topic: para quem não sabe o que é o Evernote, esse vídeo aqui da uma boa noção:

http://www.youtube.com/watch?v=LNE0R3rEe5Q

Já criaram um cliente open source que se chama NeverNote que é feito em Java para rodar em Linux e em outras plataformas, mas é um saco para instalar! >:(

http://nevernote.sourceforge.net/
« Última modificação: 22 de Setembro de 2010, 21:46 por fatecano »

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Navegadores Web
« Resposta #27 Online: 22 de Setembro de 2010, 22:34 »
Deve ser porque o Opera tem o Opera Link. Não conheço esse Evernote, mas pelo vídeo parece ter a mesma função.

O Opera Link sincroniza Marcadores, Speed Dial, Barra Pessoal, Notas (funcionalidade também embutida), Histórico de navegação digitada e Buscas customizadas. Entre as várias versões do Opera (Desktop, Mobile, Mini, Wii) e também é acessível via web por outros browsers.

Melhor parar que estou parecendo evangelizador do Opera  ;D
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Navegadores Web
« Resposta #28 Online: 22 de Setembro de 2010, 22:58 »
Deve ser porque o Opera tem o Opera Link. Não conheço esse Evernote, mas pelo vídeo parece ter a mesma função.

O Opera Link sincroniza Marcadores, Speed Dial, Barra Pessoal, Notas (funcionalidade também embutida), Histórico de navegação digitada e Buscas customizadas. Entre as várias versões do Opera (Desktop, Mobile, Mini, Wii) e também é acessível via web por outros browsers.

Melhor parar que estou parecendo evangelizador do Opera  ;D

As notas do Opera são muito básicas e as do Evernote são bem completas.

A gente cria várias notebooks e adiciona as tags que forem necessárias.
Ele também tem OCR que funciona de verdade!

Naquele vídeo a moça tira foto de algum evento que tem a data escrita nele.
O Evernote reconhece tudo o que está escrito naquela imagem e ela consegue fazer buscas por palavras dentro dela!
Serve para você tirar uma foto de um cartão de visita pelo smartphone e buscar pelo nome da pessoa!

Na minha opinião, ele é até superior ao OneNote da Microsoft.
Até porque roda em várias plataformas, inclusive as móveis.

Não tem como comparar um programa específico a uma função que um navegador agregou.

O bom do Opera Link é ter o Speed Dial, marcadores, algumas notas bem básicas, etc, sincronizados em vários lugares.

Na minha opinião, esse cliper para o Opera não existe porque o Opera é quase sempre esquecido.  :-\
« Última modificação: 22 de Setembro de 2010, 23:15 por fatecano »

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Navegadores Web
« Resposta #29 Online: 23 de Setembro de 2010, 00:42 »
Hum... então o vídeo não foi muito bom explicando as features  ;D

De qualquer modo, pelo que é dito no link a seguir, tem como usar o web clipper no Opera.

http://forum.evernote.com/phpbb/viewtopic.php?f=53&t=16557&p=66153&hilit=opera&sid=9e441804ef1600323fd978004ad55011#p66153
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y