Autor Tópico: Instalar vários programas de uma vez (resolvido)  (Lida 6319 vezes)

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Instalar vários programas de uma vez (resolvido)
« Online: 16 de Agosto de 2010, 01:45 »
Pessoal, estou com uma dúvida talvez um pouco besta.

Como vou reinstalar o meu Ubuntu, pretendo diminuir ao máximo o trabalho que irei ter com a instalação dos meus programas favoritos.

Estive pesquisando e acho que dessa forma irei conseguir (pelo menos em partes) o que eu quero:
Citar
$ sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras openoffice blender gnome-do gshutdown avogadro kalzium qtoctave acroread planner gnucash okular hplip okular ailurus grsync dia gimp gscan2pdf inkscape xsane amsn amule emesene firestarter gwget skype tucan audacious audacity cheese soundconverter k3b miro vlc thunderbird parcellite krename tomboy lightning wine aptoncd chromium-browser

A dúvida é a seguinte: existe algum meio mais prático que isso, para que não fique fazendo tantas perguntas se quero ou não instalar alguma dependência?

Vi que tem esse tópico aqui que fala do aptitude, mas será que poderia ser a solução?

O ideal para mim seria que eu colocasse um comando e não tivesse a necessidade de ficar na frente do computador o tempo todo.
É lógico que não o deixaria largado, mas não ficaria tanto tempo na frente dele acompanhando.

É que a facu está sugando o meu tempo e eu preciso muito dele funcionando!  :-\



« Última modificação: 17 de Agosto de 2010, 08:54 por fatecano »

Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: Instalar vários programas de uma vez
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2010, 10:58 »
Olá pq vc nao usa o script do Ubuntu Perfeito.

Ele é um script de configuração que contém um roteiro de modificações a serem feitas no sistema...


abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalar vários programas de uma vez
« Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2010, 18:55 »
http://wiki.ubuntu-br.org/Aptitude
http://wiki.ubuntu-br.org/AptGet

Li que o Ubuntu, deverá deixar como padrão o apt-get
também ambos são p/ instalar programas, talvez o aptitude busque mais dependêncis, mas também o apt-get o faz
Código: [Selecionar]
apt-get install -y nome-do-pactoe
aqui usei esse tutorial - http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-10-04-lucid-lynx
tudo muito rápido pelo terminal.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Instalar vários programas de uma vez
« Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2010, 05:52 »
Citar
http://wiki.ubuntu-br.org/Aptitude
http://wiki.ubuntu-br.org/AptGet

Ooohh rapaaaz, obrigadão pela dica!  ;)
Eu sempre pesquiso no Google e me esqueço dessa Wiki Ubuntu.
Agora vai ser a minha primeira fonte de consulta.

Por enquanto estou pagando alguns pecados que cometi e os que ainda irei cometer na vida. (rsrs) :D

É que estava duro e comprei um CD apenas.
O MD5 estava correto, mas deu falha da gravação.
Vi que ainda tinha uma única moedinha e voltei para comprar outro, mas agora o gravador de CD de nenhum dos dois computadores reconhecem o danado.
Depois usei um CD que não confio muito eeeee.... falha na instalação!  :-\
Acho que esse computador não da boot por USB, mas vou ter que dar uma conferida.

Isso tudo sem contar aquela dor de cabeça do tópico que me levou a tudo isso!

Enquanto isso, a facu empurrando matériaaaa!!!
É a vidaaaa .... Hehehe!  :D

Depois disso tudo, irei adaptar essa dica do clodoaldops num outro tópico:
Citar
crie uma copia com remastersys
e reinstale a sua versão personalizada do ubuntu
eu salvo um novo remaster a cada 2 semanas
se acontecer uam desgraça
eu reinstalo em 40 minutos e tá resolvido
logico que os dados estão numa partição separada...ok?


Abraços


Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Instalar vários programas de uma vez (resolvido)
« Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2010, 08:54 »

Fantásticooooo!!!

Usei isso aqui no terminal e funcionou perfeitamente:
Citar
$ sudo aptitude install ubuntu-restricted-extras blender gnome-do gshutdown avogadro kalzium qtoctave planner gnucash okular hplip ailurus grsync dia gimp gscan2pdf inkscape xsane amsn amule emesene firestarter gwget tucan audacious audacity cheese soundconverter k3b miro vlc thunderbird parcellite krename tomboy lightning wine aptoncd chromium-browser

Nunca vi algo no Windows que instalasse todos os programas de uma só vez (incluindo os codecs) e que não ficasse pedindo pra concordar com o contrato e avançar, avançar, avançar ....
E que também não instalasse barras de ferramentas, mudasse o buscador no meu browser, instalasse programas de parceiros, não deixasse um menu totalmente desorganizado que tem atalho pra tudo, inclusive o link de sites deles (pra que isso se já vem dentro do programa?), que ficasse o tempo todo enchendo o saco para reiniciar o micro, não fiquei vendo propagandas e alertas para atualizar para a versão paga porque eu teria mais recursos, não vou ter funções desabilitadas por conta disso e, ainda com todos os programas totalmente atualizadooooos!!!!

Só faltou um detalhe: não precisei pesquisar quais programas são gratuitos e nem precisei de seriais!! Hehehe!!  :D

39 instalações (poderia ser muito mais!) e só me fez uma pergunta.
Quanto tempo e quantos cliques eu precisaria no Windows?
Eu gosto muito dele, mas eu ainda não sabia o que é praticidade! ;)


Caso encerrado!


Abraços aos amigos