Autor Tópico: Ubuntu 10.04 no pen drive mostrando 0 bytes de espaço livre  (Lida 8215 vezes)

Offline Luxw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ubuntu 10.04 no pen drive mostrando 0 bytes de espaço livre
« Online: 06 de Agosto de 2010, 17:18 »
Olá, sou novo no fórum e novo utilizador de Linux, quis aprender e também utiliza-lo para programar em OpenMP

Dei uma pesquisada e não achei problema parecido (não sou bom em pesquisar tópicos em fóruns, me descuplem)

Então. Eu instalei uma cópia do Ubuntu 10.04 LTS no meu pendrive pra fazer um Live Boot (assim eu poderia levar pra faculdade e usa-lo ao invés dos Windows XP).
Quando fiz a "instalação" marquei pra usar 512MB do espaço do pendrive (ele tem 4GB, o resto eu usaria pra colocar outras coisas).

Pois bem, depois de instalar alguns programas (Code::Blocks, Opera, eMSN), ajeitar o som. Percebi que só restavam 20MB de espaço livre.

Resolvi ir no Synaptic PakMan pra tirar alguns softwares que eu com certeza não usaria. Dps que eu fiz isso meu espaço em disco foi pra 0. E não importa quantas coisas eu apague ele sempre fica em 0
Agora de vez em quando o botão pra desligar (no canto superior direito) buga e desaparece.

O que eu faço? Agora só reinstalando tudo novamente?
Agora nem o Synaptic PakMan não abre, pede senha. E o Software Center não abre mais

Obrigado a todos!

Offline Luxw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 no pen drive mostrando 0 bytes de espaço livre
« Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2010, 23:26 »
Bem, fui atrás por mim mesmo

primeiramente eu reinstalei o ubuntu no pen drive mas dessa vez com espaço 1,5GB ao contrário de antes que eram apenas 512MB
Logo nos primeiros minutos meu espaço desceu pra 1GB, quando eu apagava aplicativos meu espaço descia cada vez mais, então decidi não apagar mais nenhum

Fiz os passos que se encontram aqui: https://help.ubuntu.com/community/RecoverLostDiskSpace
E consigo manter agora o espaço entre 800~900MB, mas aos poucos o espaço vai diminuindo

Gostaria de saber o que está acontecendo. Não creio que isso seja normal, apagar aplicativos e perder espaço em disco

obrigado


Offline Dark_Earth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
    • Linux Total
Re: Ubuntu 10.04 no pen drive mostrando 0 bytes de espaço livre
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2010, 19:33 »
o mesmo acontece comigo aqui.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 no pen drive mostrando 0 bytes de espaço livre
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2010, 21:29 »
Entenda uma coisa se você instalou o Ubuntu no pendrive utilizando o usb-creator do Ubuntu eu creio que a ISO colocada lá não se pode ir retirando coisas do que já existe, o que se pode fazer é instalar coisas e remover essas que foram instaladas por você, mas o que vem por padrão no Ubuntu não se pode remover.

Não sei bem como é esse processo de instalação da ISO do Ubuntu no pendrive, mas pelo que já li aqui:

http://www.gdhpress.com.br/blog/ubuntu-em-pendrives/

quando vc estabelece um espaço para gravar configurações no pendrive ele cria um arquivo chamado de casper-rw para isso que vai crescendo de tamanho até o limite que vc determinou para gravação, tipo o que o virtualbox faz, então o espaço ocupado no pendrive é o tamanho da ISO (700MB) mais o que vc determinou de espaço para gravação (por exemplo, 1.5GB) e o que sobra vc pode usar como um pendrive normal para guarda de dados nele.

O que você pode fazer para tentar ter espaço livre no pendrive é, após instalar algo nele, usar o comando:

sudo apt-get clean

no terminal do Ubuntu instalado no pendrive para ele eliminar no cache os pacotes que você baixou para instalação.

Não entendo muito bem a lógica disso, mas acho que quando vc fala que ao desinstalar coisas no pendrive ao invés de sobrar espaço, faz é diminuir, seja por que para dar uma ideia de que vc removeu coisas nele, vá ocupando o arquivo casper-rw com informações para não mostrar mais o que vc mandou remover da instalação padrão do Ubuntu, tipo uma ilusão, já que pelo que entendi o que tem na ISO e é instalado no pendrive não pode ser modificado, apenas o que for colocado no arquivo casper-rw. Não sei se me fiz entender.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Dark_Earth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
    • Linux Total
Re: Ubuntu 10.04 no pen drive mostrando 0 bytes de espaço livre
« Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2010, 11:13 »
isto não resolve....

coloquei o kubuntu na verdade... instalei o firefox e o proxy TOR....

Só isto me custou 800 megas no pendrive. algo deve estar errado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 10.04 no pen drive mostrando 0 bytes de espaço livre
« Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2010, 13:08 »
Já tentaram particionar o pendrive antes de instalar o sistema neles?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ubuntu 10.04 no pen drive mostrando 0 bytes de espaço livre
« Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2010, 13:16 »
Já tentaram particionar o pendrive antes de instalar o sistema neles?

zekkerj, acontece que a instalação no pen drive é uma mera imagem iso gerada, p/ testar, e diferente/ do livecd, se pode atualizar o sistema e instalar programas, ficando esses no arquivo casper-rw

eu peguei um pen-drive de 8gb, reservei 4gb e venho testando o 10.10, notei também que esse tipo de 'instalação' só gera a senha 'root', o que ñ o torna muito confiável, mas p/ testar o ubuntu vale a pena.

linuser104, foi muito feliz na sua explicação.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 no pen drive mostrando 0 bytes de espaço livre
« Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2010, 15:06 »
isto não resolve....

coloquei o kubuntu na verdade... instalei o firefox e o proxy TOR....

Só isto me custou 800 megas no pendrive. algo deve estar errado.

Como já havia falado antes, ainda não entendo muito bem a lógica dessa forma de instalação no Ubuntu num pendrive para ser usar como um livependrive com a capacidade de se instalar e configurar coisas nele que não se perdem depois do reboot, ou seja, ficam gravadas permanentemente até o limite para isso, é claro. Aí lendo o link:

http://www.gdhpress.com.br/blog/ubuntu-em-pendrives/

bem nesta parte:

Citar
Essa opção criar um arquivo chamado "casper-rw" no diretório raiz do CD, que é na verdade uma imagem de loopback, que é montada usando o UnionFS, o mesmo sistema que era usado no Knoppix (e outros live-CDs anteriores) para permitir salvar as configurações ao rodar a partir do CD. Este pequeno truque é o principal responsável por permitir que o sistema seja capaz de salvar as alterações, mesmo sendo instalado em uma partição FAT.

e nessa outra:

Citar
A vantagem dessa abordagem, em relação a uma instalação tradicional do sistema é que a "instalação" consome muito menos espaço no pendrive, já que a imagem do sistema é copiada de forma compactada. Isso permite que a instalação ocupe apenas 700 MB do pendrive (mais o espaço reservado à imagem de loopback), em vez de ocupar 2.3 GB como uma instalação regular do Ubuntu. Isso permite que você faça a instalação até mesmo em pendrives de 1 GB, ficando ainda com quase 300 MB livres para os arquivos e configurações.

Lembrei do que o VirtualBox faz que é criar um arquivo com extensão .vdi que representa o HD virtual e como opção de criação padrão ele o define como um arquivo dinâmico, ou seja, inicialmente de valor zero que vai crescendo até atingir o valor que você determinou como tal, então esse arquivo casper-rw do pendrive deve ser a mesma coisa, ou seja, um arquivo dinâmico que inicialmente tem tamanho zero, mas que vai crescendo até o limite que vc reservou para gravação de configurações do Ubuntu no pendrive, então quando vc instala coisas nele  o arquivo dinâmico cresce, mas se vc remove posteriormente, ele não retorna ao valor zero, mesmo que não tenha mais nada do que vc gravou anteriormente ainda instalado, mas isso não significa que perdeu esse espaço, talvez ele preencha com zeros, sei lá, por isso eu te pergunto como vc encontra essa informação que perdeu 800MB com poucas coisas instaladas e mesmo após usar o comando sudo apt-get clean, não seja mais possível usar o pendrive.

Digamos que vc estabeleceu um espaço de 1GB para gravação aí instalou 500MB e depois se arrependeu e mandou desinstalar esse conteúdo, mas ao verificar o pendrive constou que ele só tem (1024MB - 500MB) a diferença de espaço. Imagino que seja por que inicialmente o arquivo tinha valor zero e dinamicamente aumentou para os 500MB e mesmo que vc tenha removido, o arquivo dinâmico não volta a zero, mas não significa que vc não possa usar aqueles 500MB já usados anteriormente e apagado. Imagino algo assim para explicar o que está ocorrendo.

Agora tudo isso são só suposições de quem não entende, talvez alguém mais esclarecido no assunto possa definitivamente dar a razão correta disso tudo.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].