Autor Tópico: Ubuntu 10.04 wireless keyboard C3 Tech  (Lida 5445 vezes)

Offline Atanvaron

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Ubuntu 10.04 wireless keyboard C3 Tech
« Online: 22 de Julho de 2010, 05:43 »
Olá.
Tenho um kit teclado + mouse s/ fio modelo C3 Tech k-w600 bk.
Funcionam muito bem no Ubuntu 10.04, foi totalmente plug&play. Porêm nao consigo configurar meu Ubuntu 10.04 para reconhecer o layout do teclado corretamente (ABNT2).
Teste varias opçoes em System >> Preferences >> Keyboard >> layouts
Aparentemente a configuracao Brazil, Keyboard model:Generic 104-key pc  deveria ser a correta. Más nao atende as expectativas. As teclas cedilha, ascentos etc nao funcionam.
Eu uso um laptop Dell Latitude D630 - configurado como United Kingdom, Keyboard model:Dell Latitude Series Laptop

O ideal seria manter dois layouts instalados um para o teclado padrao do laptop (que é o que esta atualmente sendo usado) e outro para meu teclado wifi ABNT2. Desta forma quando eu quiser alternar bastaria aperta uma combinaçao de teclas (Alt Right + Alt Left por default) ou clicar no icone da barra de ferramentas ao lado do relogio para escolher nova opçao.
É só isso que eu gostaria de saber como fazer.

Passei um bom tempo procurando a respeito e antes de passar mais alguns dias achei melhor perguntar, afinal pode ate mesmo ser uma falha do sistema, e neste caso teria que esperar pela nova versao em setembro ou reinstalar o 9.10.

obrigado a todos que responderem

Offline Atanvaron

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 wireless keyboard C3 Tech
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2010, 13:52 »
este tópico ficou aberto por um longo tempo, suficiente para que eu mesmo encontrasse a resposta para o problema.

Quero antes dizer que os dispositivos de hardware, Mouse óptico e teclado ABNT2, ambos wireless / wifi / sem fio como preferirem funcionam perfeitamente.
C3 Tech modelo k-w600 bk. características; Teclas macias, respondem rapidamente ao toque, boa impressão das letras brancas no plastico preto e bastante simples no seu visual o teclado atende as expectativas. Não possui luz alguma (caps, num lock, etc) isso para poupar bateria. Tanto o mouse quanto o teclado utilizam apenas uma pilha a.
O mouse acompanha a simplicidade e eficiência do teclado. Acrescento ainda que tudo funciona (out of box) ou seja basta retirar da embalagem por as pilhas e plugar o dispositivo receptor (semelhante a um pendrive de 5 cm) na USB do computador.

Tive grandes problemas no início porque meu Ubuntu 10.04 foi instalado em inglês e o suporte à teclado é para o teclado do meu laptop um, dell latitude Britânico (UK).
Eu tentei instalar pacotes de idiomas e fazer varias coisa do gênero, nada deu resultado. Mudei o idioma do sistema para Português Brasil e ainda assim não encontrei a opção de layout de teclado / modelo de teclado = Genérico --> ABNT2 como deveria ser.
Más sempre existiu (mesmo com o idioma do sistema em inglês) uma opção para layout de teclado Generic --> 104 teclas.
Após selecionar esta opção, aplicar ao sistema todo e reiniciar o Ubuntu consegui ter a configuração correta de idioma (Brasil) e layout de teclado que neste caso é o 104 teclas padrão / ABNT2.
Agora mantenho os dois layouts no sistema, e quando preciso usar o teclado do laptop basta clicar no ícone da barra de tarefas para alternar entre os dois tipos.

Ubuntu 10.04 -- aprovado
kit teclado + mouse s/ fio modelo C3 Tech k-w600 bk -- aprovado (linux friendly)

Espero pode contribuir mais no futuro
Atanvaron