Olá, pessoal!
Parece que este tópico está meio parado, mas estava com um problema parecido e consegui resolver ontem com ajuda do fórum gringo.
Minha intenção era compartilhar arquivos entre computadores rodando Ubuntu, sem passar pela rede Windows (samba).
Quando eu ia em Sistema > Preferências > Compartilhar arquivos pessoais, não estava habilitado por falta da instalação de pacotes, porém os pacotes não eram informados.
Depois de pesquisar, descobri quais os pacotes, que instalei via Synaptic:
apache2.2-bin
libapache2-mod-dnssd
Após isso, fui novamente em Sistema > Preferências > Compartilhar arquivos pessoais, habilitei e configurei (simples) o compartilhamento, e tudo funcionou perfeitamente. A montagem do compartilhamento com outras máquinas rodando ubuntu é muito rápida.
A configuração de compartilhamento de cada pasta deve ser feita com o clique direito do mouse na pasta em "Opções de compartilhmento". Na primeira vez que uma pasta for compartilhada, o ubuntu instalará alguns pacotes automaticamente. Talvez isso tenha que ter sido feito antes para poder habilitar o compartilhamento, pois eu já havia feito antes.
Espero ter ajudado.
Segue link para o forum gringo onde encontrei a resposta:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1493329