Autor Tópico: Nova entrada no Grub2 não aparece no boot  (Lida 8525 vezes)

Offline ljulio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Nova entrada no Grub2 não aparece no boot
« Online: 19 de Junho de 2010, 20:27 »
Meu problema é o seguinte, instalei o ubuntu 10.04 e quero colocar uma nova entrada no Grub, na verdade é uma entrada que vai chamar outro grub, pesquisei aqui mesmo no forum e acabei vendo como deve se fazer isso no grub2, dito isso editei o arquivo /etc/grub.d/40_custom com a entrada abaixo:

Código: [Selecionar]
menuentry "Grub 1 Bootloader" {
        set root=(hd0,5)
        chainloader +1
}

Depois disso dei um "update-grub" já tentei também o "update-grub2" depois disso reiniciei o micro e a entrada não aparece, fui verificar o arquivo que não deve ser editado, mas que é o que contem as entradas o "/boot/grub/grub.cfg" e nele aparece a entrada que adicionei no 40_custom, mas mesmo assim não aparece essa entrada no Boot, alguém sabe o que pode estar acontecendo ou o que esta faltando para fazer isso funcionar?



Offline rdl_auth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Nova entrada no Grub2 não aparece no boot
« Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2010, 17:26 »
Meu problema é o seguinte, instalei o ubuntu 10.04 e quero colocar uma nova entrada no Grub, na verdade é uma entrada que vai chamar outro grub, pesquisei aqui mesmo no forum e acabei vendo como deve se fazer isso no grub2, dito isso editei o arquivo /etc/grub.d/40_custom com a entrada abaixo:

Código: [Selecionar]
menuentry "Grub 1 Bootloader" {
        set root=(hd0,5)
        chainloader +1
}

Depois disso dei um "update-grub" já tentei também o "update-grub2" depois disso reiniciei o micro e a entrada não aparece, fui verificar o arquivo que não deve ser editado, mas que é o que contem as entradas o "/boot/grub/grub.cfg" e nele aparece a entrada que adicionei no 40_custom, mas mesmo assim não aparece essa entrada no Boot, alguém sabe o que pode estar acontecendo ou o que esta faltando para fazer isso funcionar?




Olá amigo observando no meu grub o codigo:
Código: [Selecionar]
1 ### BEGIN /etc/grub.d/30_os-prober ###
2 menuentry "Windows 7 (loader) (on /dev/sdb1)" {
3 insmod ntfs
4 set root='(hd1,1)'
5 search --no-floppy --fs-uuid --set 1e3419043418e097
6 chainloader +1
}
percebo que no código que você pegou está faltando algumas coisas por exemplo na linha 3 você tem que especificar qual é o tipo de partição você está usando no caso do meu win 7 (Till Bill  ::) ) a partição é ntfs também na linha 4 set root ='(hd1,1)' no seu código faltou as aspas simples ('') tenta essas alterações e posta algum possivel problema  :)
Olá pessoal vim me apresentar, sou Daniel , um dos Membros do forum do Ubuntu, espero muito poder ajudar vocês.

Offline ljulio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Nova entrada no Grub2 não aparece no boot
« Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2010, 17:42 »
Então amigo no meu caso não estou tentando chamar o Ruwindows, e sim um outro grub que na verdade esta chamando um Debian, no antigo grub funciona de boa essa opção porem no Grub2 fiz o que estava nesse tutorial:

https://help.ubuntu.com/community/Grub2

Mas até agora não funcionou, fiz o que voce sugeriu, mas mesmo assim não funciona, o que eu acho mais estranho é que o que eu coloco no 40_custom aparece na lista do /boot/grub/grub.cfg como vc pode ver abaixo:

Código: [Selecionar]
### BEGIN /etc/grub.d/40_custom ###
# This file provides an easy way to add custom menu entries.  Simply type the
# menu entries you want to add after this comment.  Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.

menuentry "Grub Debian" {
        set root='(hd0,5)'
        chainloader +1
}

### END /etc/grub.d/40_custom ###



Coloquei só a parte em que mostra o 40_custom, porem como eu disse, não aparece no grub na hora do boot.


Offline rdl_auth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Nova entrada no Grub2 não aparece no boot
« Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2010, 17:51 »
Então amigo no meu caso não estou tentando chamar o Ruwindows, e sim um outro grub que na verdade esta chamando um Debian, no antigo grub funciona de boa essa opção porem no Grub2 fiz o que estava nesse tutorial:

https://help.ubuntu.com/community/Grub2

Mas até agora não funcionou, fiz o que voce sugeriu, mas mesmo assim não funciona, o que eu acho mais estranho é que o que eu coloco no 40_custom aparece na lista do /boot/grub/grub.cfg como vc pode ver abaixo:

Código: [Selecionar]
### BEGIN /etc/grub.d/40_custom ###
# This file provides an easy way to add custom menu entries.  Simply type the
# menu entries you want to add after this comment.  Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.

menuentry "Grub Debian" {
        set root='(hd0,5)'
        chainloader +1
}

### END /etc/grub.d/40_custom ###



Coloquei só a parte em que mostra o 40_custom, porem como eu disse, não aparece no grub na hora do boot.



amigo mesmo chamando um linux você precisa especificar qual o tipo de particionamento você está usando no hd  :( veja o código do meu grub :

 menuentry 'Ubuntu, com Linux 2.6.32-21-generic' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
   recordfail
   insmod ext2
   set root='(hd2,1)'
   search --no-floppy --fs-uuid --set 2eca271e-712d-4ab4-b9ba-bc69e0437fb2
   linux   /boot/vmlinuz-2.6.32-21-generic root=UUID=2eca271e-712d-4ab4-b9ba-bc69e0437fb2 ro  splash vga=640  quiet splash
   initrd   /boot/initrd.img-2.6.32-21-generic
}

espero ajudar .
Olá pessoal vim me apresentar, sou Daniel , um dos Membros do forum do Ubuntu, espero muito poder ajudar vocês.

Offline rdl_auth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Nova entrada no Grub2 não aparece no boot
« Resposta #4 Online: 03 de Julho de 2010, 18:39 »
já ia esquecendo de um detalhe depois de todas as modificações dê um sudo update-grub aconselho também a ler o seguinte tutorial :
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58947.0.html

espero ajudar  :)
Olá pessoal vim me apresentar, sou Daniel , um dos Membros do forum do Ubuntu, espero muito poder ajudar vocês.

Offline ljulio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Nova entrada no Grub2 não aparece no boot
« Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2010, 21:21 »
É amigo o negocio esta complicado mesmo, até porque eu já fiz tudo o que eu li, e até agora não funcionou de jeito nenhum, fiz o que vc disse coloquei o tipo de sistema de arquivos e tudo, mas não funciona, quanto mais eu mexo nisso mais eu tenho raiva de grub2 e tenho saudade do anterios, no outro era só colocar a entrada e pronto, já funcionava, nesse eles inventaram um monte de lugar para configurar, mas na hora o negocio não funciona, negocio chato esse.  >:(

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Nova entrada no Grub2 não aparece no boot
« Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2010, 23:10 »
Então amigo no meu caso não estou tentando chamar o Ruwindows, e sim um outro grub que na verdade esta chamando um Debian, no antigo grub funciona de boa essa opção porem no Grub2 fiz o que estava nesse tutorial:

https://help.ubuntu.com/community/Grub2

Mas até agora não funcionou, fiz o que voce sugeriu, mas mesmo assim não funciona, o que eu acho mais estranho é que o que eu coloco no 40_custom aparece na lista do /boot/grub/grub.cfg como vc pode ver abaixo:

Código: [Selecionar]
### BEGIN /etc/grub.d/40_custom ###
# This file provides an easy way to add custom menu entries.  Simply type the
# menu entries you want to add after this comment.  Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.

menuentry "Grub Debian" {
        set root='(hd0,5)'
        chainloader +1
}

### END /etc/grub.d/40_custom ###



Coloquei só a parte em que mostra o 40_custom, porem como eu disse, não aparece no grub na hora do boot.



Se vc copiou todo o conteúdo do seu 40_custom, estão faltando as duas primeiras linhas que são essenciais :

#!/bin/sh
exec tail -n +3 $0

Eu tenho aqui o GRUB 2 da versão alfa do Ubuntu 10.10 funcionado perfeitamente.
Segue o meu 40_custom :

#!/bin/sh
exec tail -n +3 $0
# This file provides an easy way to add custom menu entries.  Simply type the
# menu entries you want to add after this comment.  Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.

menuentry "Grub 2 Ubuntu 10.10" {
        set root='(hd0,6)'
        chainloader +1
}
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline ljulio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Nova entrada no Grub2 não aparece no boot
« Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2010, 23:22 »
Amigo o que eu colei foi uma parte do meu /boot/grub/grub.cfg que tem o que foi inserido no 40_custom, mas respondendo a sua pergunta, no 40_custom ele já vem com a linha linha que vc disse eu apenas adicionei as linhas para a chamado do outro grub, segue abaixo como esta o meu 40_custom


Código: [Selecionar]
#!/bin/sh
exec tail -n +3 $0
# This file provides an easy way to add custom menu entries.  Simply type the
# menu entries you want to add after this comment.  Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.

menuentry "Grub Debian" {
        set root='(hd0,5)'
        chainloader +1
}





Offline rdl_auth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Nova entrada no Grub2 não aparece no boot
« Resposta #8 Online: 03 de Julho de 2010, 23:28 »
Vaos lá  :) primeiro queria saber o seguinte quantos hds vc tem ? segundo quantas partições vc tem no seu hd1 ,hd2 etc ?
Olá pessoal vim me apresentar, sou Daniel , um dos Membros do forum do Ubuntu, espero muito poder ajudar vocês.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Nova entrada no Grub2 não aparece no boot
« Resposta #9 Online: 03 de Julho de 2010, 23:38 »
Amigo o que eu colei foi uma parte do meu /boot/grub/grub.cfg que tem o que foi inserido no 40_custom, mas respondendo a sua pergunta, no 40_custom ele já vem com a linha linha que vc disse eu apenas adicionei as linhas para a chamado do outro grub, segue abaixo como esta o meu 40_custom


Código: [Selecionar]
#!/bin/sh
exec tail -n +3 $0
# This file provides an easy way to add custom menu entries.  Simply type the
# menu entries you want to add after this comment.  Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.

menuentry "Grub Debian" {
        set root='(hd0,5)'
        chainloader +1
}






Se vc copiou tudo que está no seu grub.cfg falta a linha em negrito :

Segue meu grub.cfg :

### BEGIN /etc/grub.d/40_custom ###
exec tail -n +3 $0
# This file provides an easy way to add custom menu entries.  Simply type the
# menu entries you want to add after this comment.  Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.

menuentry "Grub 2 Ubuntu 10.10" {
        set root='(hd0,6)'
        chainloader +1
}
### END /etc/grub.d/40_custom ###

Verifica aí.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline ljulio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Nova entrada no Grub2 não aparece no boot
« Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2010, 23:41 »
Bem tenho um HD de 500GB e não esta todo usado, pelo que sei no grub anterior a contagem das partições começava pelo 0 mas no grub2 começa pelo um, o local onde esta instalado o Ubuntu é o sda7 o grub que quero chamar esta no sda5, mas antes que vc me diga para mudar o nome do lugar para o qual eu aponto, aviso que já fiz isso, já tentei hd0,5 0,4 0,6, abaixo vou colocar o meu cfdisk.

Sei que isso esta estranho, ou então eu não estou vendo um detalhe que pode estar na minha cara, quem sabe voces encontram, mas obrigado pela ajuda.

Código: [Selecionar]
                       cfdisk (util-linux-ng 2.17.2)

                                Disco: /dev/sda
                     Tamanho: 500107862016 bytes, 500.1 GB
             Cabeças: 255 Setores por Trilha: 63 Cilindros: 60801

    Nome        Opções     Tipo Part. Tipo SA          [Rótulo]       Tamanho (M
B------------------------------------------------------------------------------
                            Primária  Espaço livre                         1,05*
    sda1        Inicializar Primária  NTFS                               104,86*
    sda2                    Primária  NTFS             []              40783,32*
                            Pri/lóg   Espaço livre                         1,10*
    sda5        NC          Lógica    Linux ext3                       29998,05*
    sda6                    Lógica    Linux swap / Solaris               510,94*
    sda7        NC          Lógica    Linux ext3                       30000,10*
    sda8                    Lógica    Linux ext3                      149996,21*
                            Pri/lóg   Espaço livre                    248709,65*




Offline ljulio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Nova entrada no Grub2 não aparece no boot
« Resposta #11 Online: 03 de Julho de 2010, 23:50 »
pintinho realmente esta faltando essa linha, mas eu não coloquei nada no grub.cfg eu editei apenas o 40_custom em principio eu não poderia editar o grub.cfg, mas pelo que vc disse isso deveria aparecer, posso até fazer um teste e colocar essa linha manualmente, o que se aparecer resolveria o problema em parte, porque se funcionar eu ainda teria que editar toda vez que tivesse uma atualização do kernel, mas vou testar e posto o resultado.
« Última modificação: 03 de Julho de 2010, 23:59 por ljulio »

Offline ljulio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Nova entrada no Grub2 não aparece no boot
« Resposta #12 Online: 04 de Julho de 2010, 00:00 »
Adicionei a linha no grub.cfg e ainda não funciona, continua não aparecendo a linha para chamar o outro grub.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Nova entrada no Grub2 não aparece no boot
« Resposta #13 Online: 04 de Julho de 2010, 00:04 »
Vc quer mesmo o GRUB do Debian ou apenas iniciar O Debian?
Esse GRUB foi instalado na raiz da partição onde está o Debian (sda5)?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline rdl_auth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Nova entrada no Grub2 não aparece no boot
« Resposta #14 Online: 04 de Julho de 2010, 00:06 »
bom aqui eu fiz um teste no 40_custon e funcionou perfeitamente, pedi para o 40_custon redirecionar minha inicialização diretamente para o windows xp  e como o windows xp não tem inicialização ele direcionou para ogrub do meu windows 7 simplesmente perfeito  :)
agora o que ocorre no seu computaor só pegando informações porque eu também teclo na mesma tecla do pintinho deve estar faltando alguma linha de codigo ai no seu pc porque só foi eu colocar o codigo:
#!/bin/sh
exec tail -n +3 $0
# This file provides an easy way to add custom menu entries.  Simply type the
# menu entries you want to add after this comment.  Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.
menuentry "Windows XP (loader) (on /dev/sdb2)" {
   insmod ntfs
   set root='(hd2,1)'
   search --no-floppy --fs-uuid --set 1e3419043418e097
   chainloader +1
}
e aqui está tudo normal apareceu no meu boot em fim vamos verificar  :(
Olá pessoal vim me apresentar, sou Daniel , um dos Membros do forum do Ubuntu, espero muito poder ajudar vocês.