Autor Tópico: Comportamente de webcam inesperado. [RESOLVIDO]  (Lida 5604 vezes)

Offline carcarssa2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • "Torna-te quem tu és" - Nietzche
    • Ver perfil
Comportamente de webcam inesperado. [RESOLVIDO]
« Online: 07 de Junho de 2010, 17:37 »
Bom pessoal, sou iniciante em Linux, mas já li muitos tutoriais sobre o assunto, inclusives posts aqui no fórum mesmo, e não encontrei uma resposta que me fosse útil.

Minha webcam é a seguinte:

Bus 003 Device 002: ID 0ac8:307b Z-Star Microelectronics Corp. USB 1.1 Webcam

Ela funciona normal com o Cheese, é reconhecida pelo vlc, é reconhecida pelo emesene e pelo skype. Porém, não consigo fazer uma video-conferencia tanto pelo emesene como pelo skype.

No emesene, quando entro em opções>video, ela roda normalmente por alí, e até me são dadas as opções de vídeo. Eu já sei que infelizmente estas versões do emesene e do ubuntu não são tão compativeis com conferencia dando vários problemas até mesmo quando considerados tudo 'correto'. Justamente por isso, baixei o skype. Mas no skype, quando entro em opções>video, apesar de reconhecer a webcam, não é feito o 'teste de video', ficando tudo branco (ou nulo, como queiram).

Já lí tutoriais que ensinam a mudar a resolução inicial da camera apartir da pasta do skype, e o segui. Mas não resolveu.

Uso o ubuntu 10.04

-> só para informação: eu consigo receber video pelo skype normalmente. Só não consigo enviá-lo.

Desde já, obrigado pela atenção e desculpem minha falta de conhecimento na área. Gostaria de ser mais específico.
« Última modificação: 07 de Junho de 2010, 20:08 por carcarssa2 »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Comportamente de webcam inesperado.
« Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2010, 18:56 »
Ola companheiro, tente criar um arquivo de texto dar o nome skype.sh e coloque o conteudo nele;

#!/bin/bash
export XLIB_SKIP_ARGB_VISUALS=1
env LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l1compat.so skype
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline carcarssa2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • "Torna-te quem tu és" - Nietzche
    • Ver perfil
Re: Comportamente de webcam inesperado.
« Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2010, 19:00 »
ok.

o seguinte código foi adicionado ao arquivo:

#!/bin/bash
export XLIB_SKIP_ARGB_VISUALS=1
env LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l1compat.so skype

onde o salvo?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Comportamente de webcam inesperado.
« Resposta #3 Online: 07 de Junho de 2010, 19:04 »
Ola e so executar(pode salvar na sua home mesmo ,clique com o direito do mouse em permissoes ->permitir execuçao do arquivo como um programa) , veja se consegue ver a imagem da camera, se sim renomeie para .skype.sh e coloque na sua sua home( ele ficara oculto note que tem o ponto antes de skype) depois e so criar um atalho na inicialização ou no menu, mas primeiro veja se funciona.
« Última modificação: 07 de Junho de 2010, 19:22 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline carcarssa2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • "Torna-te quem tu és" - Nietzche
    • Ver perfil
Re: Comportamente de webcam inesperado.
« Resposta #4 Online: 07 de Junho de 2010, 19:32 »
Fiz como instruído. Executei apartir do arquivo de texto, mas continua da mesma forma, porém, desta vez, quando a conferencia iniciou, a execução parece ter sido killada. O programa fexou do nada. :X

Existe alguma informação que eu possa fornecer pra melhorar a visualização do problema?

Eu já havia tentado alguma coisa no emesene, e parece que ele consegue conectar, mas rapidamente a conexão é cortada. Coisa de 2 segundos.
« Última modificação: 07 de Junho de 2010, 19:36 por carcarssa2 »

Offline carcarssa2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • "Torna-te quem tu és" - Nietzche
    • Ver perfil
Re: Comportamente de webcam inesperado.
« Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2010, 19:40 »
Tentei executar denovo pelo arquivo de texto, e prestando atenção eu pude perceber que exatamente quando o envio de imagem começa, a execução é killada.


- Minha webcam tem sensor de luminosidade com uns leds.. vcs devem conhecer (com pouca luminosidade, os leds acendem), pois bem... esse recurso só é iniciado quando a cam tem seus serviços requisitados (em execução). Não havia notado antes, mas quando há a video conferencia, mesmo sem enviar sinal, a webcam é acionada, tendo em vista que este recurso entra em ação.
« Última modificação: 07 de Junho de 2010, 19:51 por carcarssa2 »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Comportamente de webcam inesperado.
« Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2010, 19:50 »
Ola, tente mudar alguma coisa aqui e faça alguns testes ;

sudo gstreamer-properties


Na aba video tente video for linux2 
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline carcarssa2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • "Torna-te quem tu és" - Nietzche
    • Ver perfil
Re: Comportamente de webcam inesperado.
« Resposta #7 Online: 07 de Junho de 2010, 20:07 »
AEEEEEEEEW!

consegui!

Bom, meu caminho foi o seguinte:

- fiz o arquivo .sh
- modifiquei as properties para detecção automatica da PC Camera
- iniciei o Skype apartir do .sh
- no Skype eu conectei mas nao consegui me ver (testar a webcam), porém, os contatos podem me ver (weird!). Tentei esconder minha exibição e mostrar novamente e deu certo. Porém só deu certo marcando a opção 'dobro do tamanho'.

Mesmo com esses detalhes pequenos, o passo de conseguir fazer minha webcam funcionar, já me valeu muito.
Muitíssimo obrigado aos que me ajudaram.
Tentarei contribuir com o fórum com o pouco (quase nada, pra não dizer nada) que sei.

Abração pessoal.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Comportamente de webcam inesperado. [RESOLVIDO]
« Resposta #8 Online: 07 de Junho de 2010, 21:59 »
Mais um cliente satisfeito  ;D
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Comportamente de webcam inesperado. [RESOLVIDO]
« Resposta #9 Online: 07 de Junho de 2010, 22:18 »
Hehehee bom, pelo menos o cara tem bom gosto lê Nietzsche ............. ;) .............eu acho :-X
« Última modificação: 07 de Junho de 2010, 22:41 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline carcarssa2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • "Torna-te quem tu és" - Nietzche
    • Ver perfil
Re: Comportamente de webcam inesperado. [RESOLVIDO]
« Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2010, 16:55 »
Também já li um compilado de 'A República' e alguns diálogos do velho Plato. ;)