Autor Tópico: Ubuntu 10.04 em HP Pavilion dv4-2040br  (Lida 8200 vezes)

Joffre Lustosa

  • Visitante
Ubuntu 10.04 em HP Pavilion dv4-2040br
« Online: 25 de Maio de 2010, 22:31 »
Tenho uma dúvida e até o momento só tenho uma reclamação/dúvida a respeito.

Dúvida: Como faço (qual comando, ou aonde ir em modo gráfico) para saber quais drivers faltam para o meu notebook estar rodando 100%?

Reclamação/dúvida: Sempre que ligo o notebook, fica em uma tela preta por um tempão, e acaba não inicializando a máquina. Alguém sabe me explicar o motivo? (ou ele está fazendo igual ao MacOS? inicializa tudo pra depois mostrar...). Ele estava rodando beleza, reiniciei para instalar algumas atualizações, então aconteceu isso. Agora pode-se dizer que estou sem notebook... (estou teclando do desktop)

Agradeço a atenção! :)
« Última modificação: 25 de Maio de 2010, 22:42 por Joffre Lustosa »

Offline joaolms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 em HP Pavilion dv4-2040br
« Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2010, 10:05 »
Eu tenho esse mesmo modelo de Notebook
O que percebi é o seguinte, quando você executa o processo de atualização do Ubuntu ele instala o driver da ATI e você não consegue mais acesso a interface gráfica do seu ubuntu, o problema está nesse driver da Ati. Se você acessar seu hd com o live cd e apagar o arquivo /etc/X11/xorg.conf e reiniciar o PC, o X iniciará corretamente, mas sem o driver da ATI.
Esse modelo de notebook possui duas placas gráficas, uma Intel onboard e uma ati offboard, o problema é que eu também não estou conseguindo instalar o driver ATI, sempre que instalalo e reinicio a tela fica preta e não inicia o X, também não consigo mudar para a console.

No SO original deste modelo, existe um software comutador, que alterna entre a placa intel e a placa ati, acredito que o notebook quando instala o Ubuntu, esteja utilizando a placa da intel, e quando instalamos o driver da Ati ele não funciona, pois  placa em uso é a da Intel, isto é uma suposição.

Alguém saberia o que podemos fazer para instalar o driver da ati, ou verificar qual das placas está sendo utilizada após a instalação do Ubuntu?

Offline Dayvid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 em HP Pavilion dv4-2040br
« Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2010, 02:23 »
Comigo aconteceu a mesma coisa.
Alguns amigos meus deram algumas dicas que funcionava com os notebooks deles
[um deles teve o mesmo problema com o notebook da sony] mas não deu em nada.
de qualquer forma, tentem conectar o pc a um monitor externo, daí pode ser que
funcione (no caso da sony, isso funcionou), a partir daí, tentem configurar o xorg.conf
enfim, vou continuar testando soluções durante essa proxima semana, caso consiga
postarei aqui sem dúvidas.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Ubuntu 10.04 em HP Pavilion dv4-2040br
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2010, 09:06 »
esto com o mesmo problema e procurano soluçao, o meu é um dv4-2070, creio que o jeito é configurar o xorg para usar apenas a placa ati, vou tentar quando tiver tempo. nao resolve o problema de alternancia mas pelo menos da pra usar com aceleraçao grafica.vou estudar um pouco(percebi o problema so ontem) e se achar a soluçao eu volto aqui. com o mesmo note também nao estou conseguindo me conectar a minha rede wifi oculta, ele pede a chave wpa/wap2 varias vezes mas nao consegue conectar...
Ubuntu Linux 10.10

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 em HP Pavilion dv4-2040br
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2010, 19:27 »
Ja conseguiram resolver a questão da placa de video ATI?
E como fizeram para reconhecer e funcionar adequadamente o identificador de digitais (finger read)?
No Ubuntu 10.10 esses hardwares são reconhecidos?

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
quanto a VGA
« Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2010, 12:01 »
resolvi o problema com um script que escrevi e postei aqui http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,74231.msg414586.html#msg414586

ja a questao do finger eu nem tentei ainda por que nao uso essa parada, mas quando tiver tempo vou dar uma pesquisada.
Ubuntu Linux 10.10

Offline valgas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 em HP Pavilion dv4-2040br
« Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 13:13 »
Oi, sou novo aqui no fórum. Eu migrei recentemente para o Linux, possuo um notebook destes, dv4-2040br, com essas placas híbridas, e estou a instalar o ubuntu 12.10, já estou baixando 12.04 para vê se melhora (o sistema tem estado lento e aquecido o computador).
Mas esses aquecimentos eu acho que tem mais haver com a placa de vídeo - vejo que as pastagem pelo fórum sobre isto são de 2010, 2011... estamos em 2013.

Já virei a noite em fóruns tentando uma solução, vez ou outra na hora do boot eu sou jogado direito no terminal e preciso remover os drives ati. Não consegui fazer o vgaschwit funcionar, nem bubleblee, nem ironhide.

não existe ainda uma solução?


EDIT:

Instalei o 10.04 (e estou preferindo), ficou mais suave, mesmo assim problemas no video continuam...
Pesquisando por alguma solução encontrei esse fórum: http://forums.gentoo.org/viewtopic-t-909802.html
Eu não sei a diferença de ubuntu para gentoo. Mas algumas pessoas aparentemente, pro meu ingles, obtiveram sucesso em resolver esses problemas. Tentei seguir o tutorial, mas meus comandos não vão dando certo e eu só me frusto...

Alguém tem como verificar e me dar uma luz?
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2013, 02:11 por valgas »

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Ubuntu 10.04 em HP Pavilion dv4-2040br
« Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 09:52 »
Valgas, tem esse topico aqui, os scripts apresentados nao funcionam nas versoes mais novas (por causa de mudanças de kernel) mas no 10.04 eu creio que ira funcionar, da uma lida la que talvez de uma luz.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,84528.105/topicseen.html
Ubuntu Linux 10.10

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 em HP Pavilion dv4-2040br
« Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 15:00 »

Instalei o 10.04 (e estou preferindo), ficou mais suave, mesmo assim problemas no video continuam...
Pesquisando por alguma solução encontrei esse fórum: http://forums.gentoo.org/viewtopic-t-909802.html
Eu não sei a diferença de ubuntu para gentoo. Mas algumas pessoas aparentemente, pro meu ingles, obtiveram sucesso em resolver esses problemas. Tentei seguir o tutorial, mas meus comandos não vão dando certo e eu só me frusto...


O Gentoo é beeeeeem diferente do Ubuntu, não dá para pegar todos os comandos e passos lá do fórum do gentoo e aplicar no ubuntu.

Vcs falam do modelo do notebook (dv4-2040br), mas aqui no fórum não adianta muito, a gente não vai sair procurando todo o hardware do computador pela internet. Digite esses 2 comandos em um terminal:

Código: [Selecionar]
lspci
sudo lshw -C video

e poste aqui o resultado.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !