Autor Tópico: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS  (Lida 68826 vezes)

Offline Kenny Terra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Olá,

Caros colegas, estou passando aperto aqui com minha internet 3g da vivo, meu modem é o ZTE MF645, o linux reconhece tudo mostra até a opção de conectar no vivo padrão mas quando clico ele não conecta fica com o ponto de exclamação vermelho, mesmo eu reiniciando, excluindo, trocando de porta, ele reconhece, instala mas não conecta. Já verifiquei as permissões do usuário e nada deu certo, continua conectando apenas quando quer. Por esse motivo sou obrigado a usar o windows. por favor me ajudem!! Valew.

Offline j.augusto.c

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2010, 11:21 »
Caríssimos,

Estou com o mesmo problema.
Instalei o software da ZTE que vem no próprio modem (também é um pendrive).
Na hora funcionou. Depois não funcionou mais.
O software parece não localizar/reconhecer o modem e, com isso, não habilita o "botão" de "connect".
Depois configurei o wvdial. Na primeira vez funcionou, depois não mais, parece que o dial não reconhece o /dev associado.
Depois tentei o pppd.
Configurei o NetworkManager. Esse funcionou bastantes vezes até com conexão automática. Depois também parou.

Abri chamado na VIVO que se fez de morta e me mandou contatar a ZTE-Brasil pelo 0800.701.0983, fui orientado a desinstalar e reinstalar o software. Segundo eles esse software "é homologado para a versão 8.04 do Ubuntu", insinuou que o problema era a versão. Eu afirmei que o problema era o modem e se não resolvesse o jogaria no lixo e compraria outro que funcionasse com o Ubuntu.

Desinstalei e reinstalei o software. Funcionou. Depois parou de funcionar de novo.

Fui orientado pelo atendente da ZTE a escrever para mobile@ztebrasil.com.br reportando o problema para ver se os técnicos o analisam e lhe dão solução definitiva. Orientou-me também a escrever nos foruns Linux para reportar o problema.

Agora também estou sem comunicação com Internet no meu laptop.
No ícone de rede da também tenho um ponto de exclamação vermelho.

Abraços fraternos a todos!


Offline j.augusto.c

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2010, 06:58 »
Ontem e hoje consegui conectar com o wvdial.
Não sei o que fiz que deu certo.
Tentei tantas coisas que me perdi.
Talvez de tanto desinstalar e reinstalar...

Abraços fraternos a todos.

Augusto


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2010, 10:32 »
Aproveita a conexão e atualiza teu sistema. Vez em quando aparece uma atualização que melhora o funcionamento do NM.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline j.augusto.c

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2010, 09:01 »
Olha só a resposta da ZTE:

____________________________________________
Prezado José Augusto

O modem modelo MF645 comercializado pela Vivo não é compatível com as versões de sistemas operacionais utilizados em seus computadores.

Lamentamos pelo inconveniente.

Ficamos disponíveis para eventuais dúvidas.

Atenciosamente
=========================
Central de Atendimento
ZTE do Brasil
Tel. 4007-1022

www.ztebrasil.com.br
=========================
____________________________________________


Apesar disso estou conseguindo navegar usando o wvdial toda esta semana.

Se não me engano o wvdial precisa do pppd.

E tem que configurar o arquivo:

/etc/wvdial.conf

estou listando a seguir como está esse arquivo no meu computador:

==========================================
[Dialer Defaults]

Phone = *99#

Username = vivo

Password = vivo

Stupid Mode = 1

Dial Command = ATDT

Modem = /dev/ttyUSB2

Baud = 115200

Init = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0   

ISDN = 0

Auto Reconnect = off

Check DNS = off

Dial Attempts = 1

Modem Type = Analog Modem
========================================


depois é só abrir o terminal e digitar

> sudo -s
[insira a password]

# wvdial &

boa sorte


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2010, 10:28 »
j.augusto, o problema não é com o modem, e sim com o NetworkManager, já que você consegue discar pelo wvdial.

Nas vezes em eu passei por isso, tive sucesso apagando a conexão que tinha criado antes, e criando novamente. Já tentou isso?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline j.augusto.c

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #6 Online: 10 de Maio de 2010, 09:54 »
Fiz sexta-feira passada mas não deu certo.
Deletei a conexão, rebootei e a criei novamente.
Para mim o wvdial funciona e é suficiente.

Offline j.augusto.c

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2010, 09:56 »
Kenny Terra,

Conseguiu algum progresso?

Augusto

Offline La-Hir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2010, 23:52 »
Oi pessoal,

 Eu consegui de outra forma:

 Entrei no Network manager configuration e criei uma nova rede na haba banda larga móvel.

 Número: *99#
Nome do usuário: vivo
senha: vivo


APN: zap.vivo.com.br

 e pronto isso resolveu!!,

 O problema é com a rede da vivo, ela é muito instável, na semana passada estava viajando e uve sei ela no windows e a mesma caíu diversas vezes.
 NOTA: No Ubuntu 10.04 a rede da vivo pode ser configurada automáticamente. Uma vez estando na aba Banda Larga Móvel, basta Clicar em adicionar e ir passo a passo!!

 


Offline Kenny Terra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2010, 22:18 »
Augusto,


Valew pela dica, ainda vou testar essa configuração, nunca conectei pelo wvdial, assim que eu testar, posto aqui. flw.

Offline Kenny Terra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2010, 23:54 »
Agusto,

Não consegui conectar pelo wvdial, copiei a configuração como voce indicou, mas não deu certo.

Offline evertonwallas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
  • Ubuntu 10.04 LL - REDES/INTERNET ADSL & 3G
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2010, 04:48 »
Boa noite colegas de Ubuntu!
Este ZTE MF645 é realmente um modem bem rebelde. Já apanhei um bocado dele no Ubuntu.
Acontece o seguinte: este modem, no Ubuntu, tem um pequeno problema: ele só conecta e fica estável se e somente se o nível de sinal estiver próximo de vinte por cento. Na minha residência, onde o sinal beira os 15%, eu nunca conseguia me conectar no Ubuntu via MF645 e muitas vezes nem no Windows. Bastava sair de casa - e pegar uma potência de sinal próxima a 20% - e ele conectava.
Além do mais, este modem tem uma certa lerdeza para iniciar uma conexão. Ao espetá-lo numa máquina no Ubuntu, demora muito a aparecer, no Network Manager, o ícone da Rede da Operadora 3G - cerca de 5 minutos.
O jeito, é procurar uma área com melhor recepção de sinal. Pesquise no Windows - com o software disponibilizado com o MF645 - o melhor local e se o sinal ficar melhor do que 20%, faça o seguinte (no Ubuntu 10.04 versão final):
1 - Com o modem desplugado, desinstale o software da Vivo;
2 - Apague a conexão de banda larga móvel que você criou no seu Network Manager;
3 - Reinicie o computador;
4 - Depois de carregar o Ubuntu, espete o MF645 no computador;
5 - Aguarde surgir o ícone de rede do Network Manager "Nova Conexão de Banda Larga";
6 - Insira os dados da sua operadora;
7 - Marque a caixa "Conectar Automaticamente";
8 - Reinicie o computador;
9 - Ao iniciar o Ubuntu, plugue o modem e verifique as luzes do mesmo. Se estiver azul escuro (rede 3G), beleza!!!;
10 - Ao reconhecer o modem, o Ubuntu começará a tentar conectar-se com a internet. Apenas aguarde;
11 - Se ele conectar, entre em sites de medição de velocidade e faça aferições da sua velocidade periodicamente, para ficar ciente da qualidade do serviço;

Se tudo isto não funcionar, pode ser que alguns dos pacotes abaixo esteja faltando ao seu Ubuntu (confira-os no Gerenciador de Pacotes Synaptic):
- modemmanager versão 0.3-0ubuntu2;
- wvdial versão 1.60;
- libwvstreams4.6-base versão 4.6.1-1;
- libwvstreams4.6-extras versão 4.6.1-1;
Éverton Wallas

Offline Kenny Terra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2010, 14:00 »
Boa noite colegas de Ubuntu!
Este ZTE MF645 é realmente um modem bem rebelde. Já apanhei um bocado dele no Ubuntu.
Acontece o seguinte: este modem, no Ubuntu, tem um pequeno problema: ele só conecta e fica estável se e somente se o nível de sinal estiver próximo de vinte por cento. Na minha residência, onde o sinal beira os 15%, eu nunca conseguia me conectar no Ubuntu via MF645 e muitas vezes nem no Windows. Bastava sair de casa - e pegar uma potência de sinal próxima a 20% - e ele conectava.
Além do mais, este modem tem uma certa lerdeza para iniciar uma conexão. Ao espetá-lo numa máquina no Ubuntu, demora muito a aparecer, no Network Manager, o ícone da Rede da Operadora 3G - cerca de 5 minutos.
O jeito, é procurar uma área com melhor recepção de sinal. Pesquise no Windows - com o software disponibilizado com o MF645 - o melhor local e se o sinal ficar melhor do que 20%, faça o seguinte (no Ubuntu 10.04 versão final):
1 - Com o modem desplugado, desinstale o software da Vivo;
2 - Apague a conexão de banda larga móvel que você criou no seu Network Manager;
3 - Reinicie o computador;


4 - Depois de carregar o Ubuntu, espete o MF645 no computador;
5 - Aguarde surgir o ícone de rede do Network Manager "Nova Conexão de Banda Larga";
6 - Insira os dados da sua operadora;
7 - Marque a caixa "Conectar Automaticamente";
8 - Reinicie o computador;
9 - Ao iniciar o Ubuntu, plugue o modem e verifique as luzes do mesmo. Se estiver azul escuro (rede 3G), beleza!!!;
10 - Ao reconhecer o modem, o Ubuntu começará a tentar conectar-se com a internet. Apenas aguarde;
11 - Se ele conectar, entre em sites de medição de velocidade e faça aferições da sua velocidade periodicamente, para ficar ciente da qualidade do serviço;

Se tudo isto não funcionar, pode ser que alguns dos pacotes abaixo esteja faltando ao seu Ubuntu (confira-os no Gerenciador de Pacotes Synaptic):
- modemmanager versão 0.3-0ubuntu2;
- wvdial versão 1.60;
- libwvstreams4.6-base versão 4.6.1-1;
- libwvstreams4.6-extras versão 4.6.1-1;


 Evertonwallas,


Verifiquei e tenho todos estes pacotes citados,Isso do sinal e localidade, acho que não é pois tenho problemas no centro da cidade, onde o sinal do 3g é bom, a questão é no windows sempre funciona, só no Ubuntu que é quando quer.


Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #13 Online: 15 de Maio de 2010, 10:08 »
Tenho um modem tim onda ms501hs, que me dá trabalho desde a versão 8.10 , venho achando soluções através deste e outros fóruns
o meu após o 10.04 continua a jornada de busca por solução, tenho que iniciar com ele plugado, mesmo assim as vezes, não rola pelo comando
tail -f /var/log/messages vejo que ele já foi emulado para modem 3g, mas o network manager insiste em não reconhecer a conexão, tenho que reiniciar aí sim a conexão se torna disponível pelo network manager, agora não sei sei se é o network manager que está mais uma vez dando pau, ou a regra criada no udev, não funciona as vezes, se alguém conseguir alguma solução melhor nos informe.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #14 Online: 15 de Maio de 2010, 12:09 »
dtomadon, não sei se vc já teve chance de observar, mas o "usb_modeswitch" mudou completamente do Karmic pro Lucid... pra começar, o arquivo de configuração dele (/etc/usb-modeswitch.conf) morreu. No lugar, eles criaram um diretório, onde pra cada modem conhecido (com seus códigos de vendor/product) há um arquivo. Assim, quando o modem é espetado, ele busca o arquivo específico.

Quando há mais de um modem com o mesmo código (nosso caso, com os modems Onda e ZTE, que se identificam todos como 19d2:2000), eles criaram um sufixo pro arquivo, que é pego da descrição do modem no barramento USB. Quando eu peguei meu modem Onda MSA405HS e tentei usar, não funcionou de primeira; eu tive que criar um arquivo com o sufixo apropriado, e os códigos que usava antes.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D