Autor Tópico: Colocar o Ubuntu 10.04 em modo texto  (Lida 6135 vezes)

Offline eldermarco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • Muitos Mundos
Colocar o Ubuntu 10.04 em modo texto
« Online: 01 de Maio de 2010, 19:07 »
Caros,

Depois de ter instalado no Ubuntu 10.04 no VirtualBox (uso Fedora) estou tendo problema para colocar ele em modo texto em vez de iniciar o X. A questão é que preciso gerar um arquivo xorg.conf e isso não tem como ser feito se o X tiver sido carregado. Outro problema é que o ponteiro do mouse sumiu depois que instalei as adicionais para convidados do VirtualBox e talvez posso ser resolvido editando esse mesmo arquivo...

Eu tentei usar o init 3 e telinit 3,  mas não deu certo. Também mexi em alguns arquivos do diretório /etc/init e não tive sucesso (alterei a variável DEFAULT_RUNLEVEL para 3)..

Sugestões?
Elder Marco

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Colocar o Ubuntu 10.04 em modo texto
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2010, 19:09 »
Caros,

Depois de ter instalado no Ubuntu 10.04 no VirtualBox (uso Fedora) estou tendo problema para colocar ele em modo texto em vez de iniciar o X. A questão é que preciso gerar um arquivo xorg.conf e isso não tem como ser feito se o X tiver sido carregado. Outro problema é que o ponteiro do mouse sumiu depois que instalei as adicionais para convidados do VirtualBox e talvez posso ser resolvido editando esse mesmo arquivo...

Eu tentei usar o init 3 e telinit 3,  mas não deu certo. Também mexi em alguns arquivos do diretório /etc/init e não tive sucesso (alterei a variável DEFAULT_RUNLEVEL para 3)..

Sugestões?

Quando estiver iniciando aperte Crtl+Alt+F2 ou F3...

Offline eldermarco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • Muitos Mundos
Re: Colocar o Ubuntu 10.04 em modo texto
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2010, 19:12 »
Caros,

Depois de ter instalado no Ubuntu 10.04 no VirtualBox (uso Fedora) estou tendo problema para colocar ele em modo texto em vez de iniciar o X. A questão é que preciso gerar um arquivo xorg.conf e isso não tem como ser feito se o X tiver sido carregado. Outro problema é que o ponteiro do mouse sumiu depois que instalei as adicionais para convidados do VirtualBox e talvez posso ser resolvido editando esse mesmo arquivo...

Eu tentei usar o init 3 e telinit 3,  mas não deu certo. Também mexi em alguns arquivos do diretório /etc/init e não tive sucesso (alterei a variável DEFAULT_RUNLEVEL para 3)..

Sugestões?

Quando estiver iniciando aperte Crtl+Alt+F2 ou F3...

O X ainda continua ativo nesse caso. Ele não pode ter iniciado. Além do que, não sei como simular essas teclas no VirtualBox. Se eu fizer, entra no modo texto do Fedora e não do Ubuntu.
Elder Marco

Offline jrjorro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Colocar o Ubuntu 10.04 em modo texto
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2010, 14:07 »
Elder,

estou com o mesmo problema, já teve alguma solução? No seu, criou a pasta /etc/event.d ?

Grato,

Offline eldermarco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • Muitos Mundos
Re: Colocar o Ubuntu 10.04 em modo texto
« Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2010, 14:38 »
Elder,

estou com o mesmo problema, já teve alguma solução? No seu, criou a pasta /etc/event.d ?

Grato,

Olá. Sim, eu resolvi o problema. No caso do mouse não aparecer, eu somente atualizei a minha versão do VirtualBox e o problema foi resolvido. E no que diz respeito a gerar um arquivo xorg.conf, eu não consegui fazer o Ubuntu entrar em modo texto somente. Daria para fazer isso num PC comum dando um CTRL+ALT+F2 e depois parando o gdm. No entanto, pelo virtualbox, fiz de maneira diferente, com a sugestão de um outro amigo. Eu fiz uma conexão via ssh com a máquina virtual a partir do fedora e  então:

Código: [Selecionar]
# /etc/init.d/gdm stop
# X -configure

Edite o arquivo, mova para o diretório /etc/X11 com o nome apropriado e então inicie o gdm novamente.  Talvez isso também funcione, mas eu não testei:

Código: [Selecionar]
$ sudo /etc/init.d/gdm stop && X -configure && /etc/init.d/gdm start

Daí o arquivo gerado para o X estaria no $HOME do root.
Elder Marco

Offline jrjorro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Colocar o Ubuntu 10.04 em modo texto
« Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2010, 17:55 »
Olá eldermarco.

Obrigado pela ajuda, mas eu gostaria de saber a solução natural para iniciar o sistema em modo gráfico. Sua solução funciona, mas eu gostaria de fazer como antigamente: ir no inittab e mudar o valor de 2 para 3 ou vice-versa.

Mas vlw mesmo.