OBS: quando fui testar as dicas do
Hqxriven editei o arquivo
/etc/modprobe.d/blacklist.conf do livecd, e logicamente, ao reiniciar a maquina não deu certo, o arquivo vai estar em
/media/partiçãomontada/etc/modprobe.d/blacklist.confpartiçãomontada normalmente tem um nome bem longo, cheio de números e letras.Essas dicas são para placas da nvidia mais novas, para quem possui uma mais antiga, é só adaptar os comandos para a versão do drive necessario (no caso das mais antigas o 173 da nvidia).
Para instalar o drive da nvidia segui os seguintes passos:
Fase 5 - baixando os drives do site da nvidiaApós o comando
sudo aptitude install nvidia-current, baixe o seguinte drive:
http://www.nvidia.com/object/linux_display_ia32_195.36.15.html (para placas mais novas) ou procure o mais adequado ao seu modelo no
site da nvidia. Sei que já existe uma versão mais recente, mas como o comando
nvidia-current instala a versão 195.36.15, deve-se instalar essa versão também.
Fase 6 - Instalando o drive baixado da nvidiaTenha certeza de ter executado o comando
sudo aptitude install build-essential, então digite Ctrl+Alt+F1, com isso você estará no modo texto, então digite
/etc/init.d/gdm stop para desabilitar a parte gráfica;
Navegue até a pasta em que o drive foi baixado (
cd /home/nomedousuario/ ou
cd /home/nomedousuario/Download) e digite
chmod a+x NVIDIA-Linux-x86-195.36.15-pkg1.run e depois
sh NVIDIA-Linux-x86-195.36.15-pkg1.runResponda as perguntas do instalador (está em inglês, mas com calma da pra entender), no final quando perguntado se quer gravar as configurações do x escolha
yes.
Digite sudo reboot e se tudo deu certo estará funcionando corretamente.
===================================================
Ficou muito bom o tutorial
Hqxriven, bem melhor do que eu tinha anotado aqui
Muito obrigado pela ajuda, aqui com a 9500gt funcionou muito bem, estou tendo problemas apenas com o Quadrapassel (tetris), mas isso acho que é outra coisa.