Autor Tópico: Um novo Arauto com 8 núcleos!  (Lida 14636 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Online: 03 de Abril de 2010, 13:07 »
E chegou a hora que tanto aguardava. Mais um Upgrade na minha máquina!  Dessa vez queria um arauto bem mais parrudo! E acho que consegui uma configuração de peso! Literalmente!


O que sobrou da máquina antiga: o gabinete, a placa de video, o maldito modem discado e os HDs!



A nova plataforma: Gigabyte P55-UD3P
Chipset P55, 8 reguladores de fases, dupla camada de cobre no PCB, 8 portas SATA II internas, mais 2 portas E-SATA externas, até 14 portas USB  uma miríade de opções para OverClock na BIOS e etc...



O novo "propulsor" do sistema: Intel Xeon 3440. Vocês devem se perguntar, por que raios eu comprei um processador para servidor para um desktop! Esse, senhoras e senhores, foi o "pulo do gato"! Graças a muita pesquisa e uma dica do pessoal da Sinco sistemas, eu acabei trocando de última hora o Core i5 750 pelo Xeon 3440. Os motivos? O Xeon trabalha com menor voltagem, aguenta maior temperatura (10 graus a mais que o i5 750), tem HT (além dos 4 núcleos reais, são mais 4 virtuais) e o preço!  Sim o preço, como o i5 750 tá ficando muito visado, já que ele tá sendo o novo rei dos 4GHz com 4 núcleos por um preço relativamente baixo dentro de sua categoria, o preço dele só vem aumentando!  E como poucas pessoas sabem que um porcessador para servidor funciona numa placa para  desktop, ele tava mais barato que o i5 750 quando comprei. Além de tudo isso, diz a lenda que supostamente são usados os melhores Wafers de silício na fabricação dos Xeons do que nos processadores para Desktop! Fica claro que não vou trabalhar com ele na sua velocidade padrão!  ;D



Bom, como diz a propaganda, potência sem controle não é nada. Para resfriar o Xeon 3440 em OverClock, acabei optando pelo radiador.... Oopss! Digo, Cooler para processador Cooler Master Hyper N620!  Bom, é quase um radiador mesmo. Vejam a diferença de tamanho da criança para o cooler padrão que vem com o Xeon 3440!



Nas memórias um excelente par das Corsair Dominator DDR3 1600 (2 X 2GB), chegando aos 1.65v com garantia!!! Notem o dissipador avantajado dela. Nunca tive um par de memórias tão pesadas!!!



E claro, não poderia deixar de colocar uma verdadeira "usina de força" dentro do gabinete para poder tocar toda essa configuração! Como sabia que ia colocar muitas tralhas penduradas (no momento são 5 HDs, mais a 4850, o Xeonzinho em Over e 5 Coolers de gabinete), optei por um modelo com cabeamento modular. A ZALMAN ZM-750HP é muito mais do que poderia esperar para este sistema. Excelentes análises em vários Sites especializados, inclusive batendo a Corsair HX de mesma potência, segundo o Gabriel Torres do Clube do Hardware. A foto das duas fontes juntas são a Zalman na esquerda e a corsair de 450W na direita.




Aqui vãos as fotos do conjunto todo montado, notem que coloquei mais um HD, um Western Digital de 1.5TB.



Estou no aguardo do Ubuntu 10.04 para postar o Xeon em funcionamento. No momento venho utilizando o 9.04 com o kernel do HQxRiven.

O que posso dizer do desempenho? Espetacular, e mesmo sem OverClock. Dá um verdadeiro banho no Core2 Duo a 3.1GHz, que eu tinha antes neste mesmo gabinete. O Xeon mostra a que veio a medida que você abre mais aplicativos, começa a fazer mais coisas no PC, como transferir dados e Ripar um DVD ao mesmo tempo, sem deixar de escutar música e navegar na internet. Você vai abrindo programas e ele parece não sentir nada!

O Ubuntu e o Windows "enxergam" 8 núcleos!!! Não consegui fazer ele passar dos 45% em nenhum dos  8 núcleos!!! É uma máquina até o meu próximo sonho!  

Há sim, essa configuração pesa pra cacete! Nunca tive uma máquina tão pesada na vida!  Só a placa mãe P55-UD3P já pesa mais que o conjunto placa mãe, procesador e memória da minha configuração anterior!

Fui...

« Última modificação: 03 de Abril de 2010, 17:05 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2010, 13:40 »
Cara, vc não deve ser casado, qq esposa ou namorada qdo vê uma coisa dessas que vc fez fica de cara amarrada durante um mês, hehehehe... Mas parabéns, vc com essa máquina é o dono do fórum, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2010, 14:48 »
Só tenho uma coisa a dizer: "i.n.v.e.j.a"

:(

No bom sentido é claro ;)

Parabéns Galactus, caso queira uma ajuda para livrar espaço, me ofereço a ficar com as 'tralhas' que restaram da máquina antiga... heheheh.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2010, 16:21 »
Usuário Linux- 449417

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2010, 17:55 »
Só tenho uma coisa a dizer: "i.n.v.e.j.a"

:(

No bom sentido é claro ;)

Parabéns Galactus, caso queira uma ajuda para livrar espaço, me ofereço a ficar com as 'tralhas' que restaram da máquina antiga... heheheh.

+1
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2010, 18:26 »
Legalzinho.
eu particularmente prefiro um i7 980X, e acho um Zalman 9900NT muito melhor que o N620. rsrs
Foi uma boa compra.
rsrs
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2010, 22:02 »
Legalzinho.
eu particularmente prefiro um i7 980X, e acho um Zalman 9900NT muito melhor que o N620. rsrs
Foi uma boa compra.
rsrs

Hehehehe

É só você ter bala na agulha pra gastar quase 9 mil reais num excelente conjunto para Core i7 aos 4GHz!!!!

Pra mim  não compensa gastar tanto. Ainda mais que sou casado! A patroa ia ter uma cria se torrasse isso tudo num PC!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2010, 22:04 »
Cara, vc não deve ser casado, qq esposa ou namorada qdo vê uma coisa dessas que vc fez fica de cara amarrada durante um mês, hehehehe... Mas parabéns, vc com essa máquina é o dono do fórum, hehehehe...

Hauhauahuah

Eu sou casado! É que você não viu o "presente" dela!!! Daí ela não ficou de cara amarrada nem um pouco!!!  ;D
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2010, 23:06 »
Galactus,

Desculpe a curiosidade, mas o que fará com seus componentes antigos? Poderia vender para a galera...

Parabéns pela máquina... realmente um show!

Abrs,
Junior

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #9 Online: 05 de Abril de 2010, 06:59 »
Galactus,

Desculpe a curiosidade, mas o que fará com seus componentes antigos? Poderia vender para a galera...

Parabéns pela máquina... realmente um show!

Abrs,
Junior

O que eu fiz foi passar pra frente o meu Frank guerreiro, a máquina do consultório. Um Atlhon XP 2600 com 768MB de RAM mais uma Radeon 9250, HD de 40GB (já tinha vendido o outro HD de 40 que tinha no Frank) e uma PCSheetos! A configuração anterior a essa que tinha no PC de casa foi para a carcaça do Frank! Também só sobrou o gabinete, a leitora de DVD e o leitor de cartões do Frank! Agora tenho um Frank Mark II turbinado! No consultório uso Mandriva Free 2010 64bits com Gnome no momento.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #10 Online: 05 de Abril de 2010, 09:57 »
Você organizou bem a estrutura interna do gabinete.
Pelas miniaturas, não vi fios soltos nem bagunça.
Parabêns pela organização.

Só tenho uma coisa a dizer: "i.n.v.e.j.a"

:(

No bom sentido é claro ;)

Parabéns Galactus, caso queira uma ajuda para livrar espaço, me ofereço a ficar com as 'tralhas' que restaram da máquina antiga... heheheh.

+1
+1
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2010, 10:21 »
Bem, esse bichinho parece o meu servidor de terminal service que está a suportar cerca de 30 utilizadores em simultaneo. Dois processadores Xeon E5405 com 10 GB de RAM e um par de discos SAS a 15k rotações.

Um sistema desses para desktop e ainda mais com overclocking é para daqui a uns anos ainda dar baile a muitos...  Parabéns!!
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline alsoares75

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #12 Online: 05 de Abril de 2010, 18:54 »
Primeiramente, parabéns pela maquina.
Só fiquei com uma putz curiosidade, qual aplicação desse brinquedinho?

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #13 Online: 05 de Abril de 2010, 19:33 »
Primeiramente, parabéns pela maquina.
Só fiquei com uma putz curiosidade, qual aplicação desse brinquedinho?
Adoraria que ele falasse:Web + office...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #14 Online: 05 de Abril de 2010, 19:41 »
Não intendi uma coisa :

Vc usa net discada ???


Parabéns pelo pc !!!!!!!
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits