Autor Tópico: Mouse sem-fio funcionando no Ubuntu (RESOLVIDO)  (Lida 2267 vezes)

Offline FabianoRS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • .:: User Linux #544632 ::.
    • Ver perfil
Mouse sem-fio funcionando no Ubuntu (RESOLVIDO)
« Online: 01 de Abril de 2010, 01:10 »
Boa noite,

Fiquei feliz ao fazer meu mouse-sem fio funcionar, por isso resolvi escrever exatamente o que fiz para ajudar outros colegas também que estejam passando por esse probleminha chato...

1)Vamos criar um arquivo chamado " wirelessmouse "dentro da pasta init.d, para isso abra o terminal e de o comando:
     $ sudo gedit /etc/init.d/wirelessmouse

2)Abrirá uma janela do gedit com o nome do aquivo que criamos, dentro dele digite o seguinte conteúdo:
        sudo rmmod usbhid
        sudo modprobe usbmouse
        sudo modprobe usbhid

3)Dê permissão de execução ao arquivo com o comando:
     $ sudo chmod 755 /etc/init.d/wirelessmouse

4)Agora coloque-o na inicialização do sistema com o comando:
     $ sudo update-rc.d wirelessmouse defaults

        OBS1: Aqui usei o Gedit como editor de texto, no seu caso use o editor que estiver instalado em seu sistema.
        OBS2: O mouse que uso é um XPC com dois botões e aquele rolinho no meio (acho que o nome é scroll).
        OBS3: Aqui estou usando o Ubuntu 8.04 mas acredito que funciona nos mais atuais também.

Pronto basta reiniciar o sistema e seu mouse sem-fio estará funcionando normalmente!!

Abaixo os créditos...
Comandos para funcionar o mouse estão em:
http://www.forumdebian.com.br/viewtopic.php?f=4&t=6090

Comandos para criar o script e colocá-lo na inicialização, estão em:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Colocando-script-na-inicializacao-do-Linux-(Ubuntu-Debian)/

Obrigado...
« Última modificação: 01 de Abril de 2010, 01:21 por FabianoRS »
Linux rules!!!!
Desktop velho de baixo custo, rodando Ubuntu 18.4 LTS com ambiente Cinnamon (Pentium Dual Core + NVidia Geforce GT 640)
.:: User Linux #544632 ::.

Offline tiago_regis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Mouse sem-fio funcionando no Ubuntu (RESOLVIDO)
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2010, 10:55 »
.oi fabiano

segui suas dicas mas aqui infelizmente não deu certo. uso o karmic em note cce.

o estranho pra mim é que até terça o mouse óptico [leadership] funcionava muito bem. depois deu um bug que leva o cursor para o alto ou para baixo da tela e não é possível tirá-lo de lá.

.abraço

Offline entaotoloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Mouse sem-fio funcionando no Ubuntu (RESOLVIDO)
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2010, 23:20 »
executei os passos no notebook e funcionou muito bem, mas no netbook, com o UNR, não funcionou, sabe se tem alguma configuração diferente?
Amazon PC
Optimum - Turion X2 1.60Ghz 4GB de RAM HD de 250GB