Autor Tópico: Como eu aprendo a programar DIREITO?  (Lida 4109 vezes)

Offline robertobech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
    • LINUX para o resgate
Como eu aprendo a programar DIREITO?
« Online: 21 de Maio de 2006, 13:29 »
Oi pessoal.

Sou programador nas horas vagas, mas é por passatempo mesmo. Na verdade sou aluno de Letras, mas adoro programar em PHP por esporte. Sei alguns conceitos de programação, tipo objetos e afins, estou começando a descobrir o MVC (Model-View-Controller), coisa e tal.

Claro, aprendendo sozinho meus programas ficam com os típicos defeitos dos amadores. Gostaria de saber não onde fazer um curso de PHP, mas sim onde faço um curso que me ensine a ser um programador de verdade - mas que não seja uma faculdade. Alguém sabe indicar o tipo de curso que devo procurar?
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

DeamoN Cheat®

  • Visitante
Como eu aprendo a programar DIREITO?
« Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2006, 13:42 »
Ué, continue aprendendo sozinho, claro que no começo se comente erros mais sera muito bom aprender sozinho do que ficar pagando curso.

Tudo ta na net basta procurar e saber ingles :D

100+

Offline robertobech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
    • LINUX para o resgate
Como eu aprendo a programar DIREITO?
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2006, 15:33 »
Valeu a opinião, Deamon. Mas vou ser mais específico.

Aprendi PHP razoavelmente, legal. Mas sinto que algumas noções básicas de programação me escaparam. Por exemplo, vejo que programadores profissionais fazem diagramas no papel, esquematizando o programa... passei batido por isso. Agora que estou mexendo com MVC - no Code Igniter http://www.codeigniter.com/ - estou aprendendo um pouco mais sobre organização de programas.

Meus programas sempre foram uma zona de classes e funções desorganizadas. Quero aprender a organizar essas coisas, a esquematizar um programa com mais eficiência, coisas do gênero.
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

DeamoN Cheat®

  • Visitante
Como eu aprendo a programar DIREITO?
« Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2006, 15:53 »
Citação de: "robertobech"
Valeu a opinião, Deamon. Mas vou ser mais específico.

Aprendi PHP razoavelmente, legal. Mas sinto que algumas noções básicas de programação me escaparam. Por exemplo, vejo que programadores profissionais fazem diagramas no papel, esquematizando o programa... passei batido por isso. Agora que estou mexendo com MVC - no Code Igniter http://www.codeigniter.com/ - estou aprendendo um pouco mais sobre organização de programas.

Meus programas sempre foram uma zona de classes e funções desorganizadas. Quero aprender a organizar essas coisas, a esquematizar um programa com mais eficiência, coisas do gênero.


Etendi. Bom é aprender sozinho é mais complicado mesmo, mais ainda so contra curso, ja leu livros sobre PHP ?

Compra de livros:
- www.submarino.com.br
- www.e-bay.com

Apostilas:
- www.apostilando.com.br
- www.imasters.com.br
- www.codigofonte.net

Boa sorte!

100+

Offline robertobech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
    • LINUX para o resgate
Como eu aprendo a programar DIREITO?
« Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2006, 16:40 »
Você me deu uma boa idéia: vou abrir um tópico pedindo sugestões de livros sobre PHP.
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

Offline tds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Como eu aprendo a programar DIREITO?
« Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2006, 18:23 »
É cara, acho que só por livro/apostila mesmo. Aproveita e se registra em algum fórum de PHP p/ tirar tuas dúvidas :)

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Como eu aprendo a programar DIREITO?
« Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2006, 18:54 »
Cara mas um curso sempre ajuda. Eu curto um curso e tal, até porque sempre da pra fazer umas amizades legais
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline jandersonloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • Linux faz mal para Vista, Windows Vista.
    • Ver perfil
Re: Como eu aprendo a programar DIREITO?
« Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2007, 12:18 »
Eu sou estudante de S.I.

Sou a favor de cursos e afins, pois sou uma pessoa muito pratica, prefiro que os professores me falem sobre teorias e quando vou colocar na prática vou longe.

Como não trabalho na área fica um pouco difícil praticar, mais tiro de letra.

Estudo c/c++ e java,

Recomendo mini-cursos de Java e que você se preocupe em estudar orientação a objetos, UML, e alguns livros de Analise de Sistemas, para que você saiba os princípios e conceitos, pois assim você poderá usar linguagem de programação como ferramenta e não ficar preso a uma soh, nunca usei PHP, não gosto de net, gosto de Desktop.

Forte abraço.

Fui.
Sempron 3000+
RAM 512 DDR
HD80
GFORCE FX 6200

S.O. Ubuntu Linux 7.04 Feisty Fawn

Novo no Linux, apanhando...

Darcamo

  • Visitante
Re: Como eu aprendo a programar DIREITO?
« Resposta #8 Online: 03 de Setembro de 2007, 20:08 »
Pode acreditar: grande parte dos programadores aprendeu o que sabem sozinhos. Acho que o ideal é procurar estar sempre aprendendo.

Você poderia se engajar em algum projeto open source. Assim aprenderia mais e poderia até contribuir com patches quem sabe. Mas como disse o jandersonloko, procure dar uma olhada em UML e orientação a objetos. Com a UML você vai poder esquematizar o programa no papel como estava dizendo que os programadores profissionais fazem.

Outra coisa que acho interessante é não ficar só em uma linguagem. Não estou dizendo para aprender 10 linguagens de programação diferentes, mas acho que aprender uma segunda ou uma terceira linguagem (que não sejam muito parecidas) faz com que você repense a maneira como programa e melhore sua maneira de pensar.

Offline Tuxtu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Como eu aprendo a programar DIREITO?
« Resposta #9 Online: 03 de Setembro de 2007, 22:58 »
Citar
Cara mas um curso sempre ajuda. Eu curto um curso e tal, até porque sempre da pra fazer umas amizades legais

Aprender sozinho é bom e acho que fica até mais difícil de esquecer algumas coisas, mas nada substitui a interação entre professor e colegas. Tudo fica mais agradável e pode aprender com os outros não ficando bitolado em pensamentos e costumes próprios.

Se puder fazer um curso, faça... Se não pode, "afunde a cara nos livros" de PHP... Também quero aprender a programar, ainda nem sei por onde começar  :D
Avatar removido por ultrapassar o limite regulamentado nas regras do fórum
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Como eu aprendo a programar DIREITO?
« Resposta #10 Online: 03 de Setembro de 2007, 23:20 »
bom roberto,
temos algo em comum.... eu tbm curto desenvolvimento, mas só por hobby por enquanto...
comecei pelo ASP e depois aprendi PHP, tbm sozinho, com ajuda de pequenas apostilas e do MANUAL do PHP, isso mesmo manual... tem no site do php pra baixar...
só uma dica, dependendo do projeto, ele depende de configurações pra funcionar para várias empresas  diferentes ou até mesmo para várias pessoas diferentes, nunca deixe engessada uma opção...sempre crie uma área para setar essas opções... e se quizer aprender mais sobre pegue o codigo de um forum em php e veja como funciona pra ver como é legal... tenho certeza que será bem útil...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04