Olá!
-------- Historinha (Longa)
Na passagem do ano passado para esse ano, aconteceu: meu windows pegou um virus e deu "pau" geral
! Só um antivirus (dentre cinco) detectou o problema, e sempre que excluia, voltava quando eu reiniciava. Não conseguia logar de jeito nenhum (nem no modo de segurança) e fiquei desesperado por causa dos meus arquivos e fotos importantíssimas que só tinham neste computador
. Aí me apareceu o ubuntu
. Eu já tinha ele queimado em um cd, mas tinha instalado e desinstalado umas 3 vezes, pois sempre que instalava, percebia que não era a hora certa, e voltava para o Windows. Depois que o windows "deu pau", puxei todos os arquivos que eu queria pelo live CD e formatei a partição do windows. Depois disso, instalei o Windows XP Pro p.3 (oficial) novamente e de cara tive um PROBLEMA: perdi todos os meus drivers
(e não conseguia acessar a internet)! Eu demorei quase uma semana para resolver o problema do windows sem ter que chamar o técnico (modestia à parte rsrs) e quando estava tudo "resolvido", o técnico teve que levar meu computador só porque o maldito windows tem problemas pessoais com drivers (aff). Instalei todos os meus programas novamente e meu windows está rodando...
----------------
Enfim, agora quero tentar o ubuntu 9.10. Os principais motivos que me prendem no windows são:
- 1. - Programas do Windows sem edição para ubuntu.
- 2. - Saber mexer no sistema do windows medianamente.
- 3. - Material na internet voltado principalmente para o windows.
- 4. - Medo de não evoluir no Windows e ter necessidade disso no futuro.
O principal problema são os programas. Para isso, eu listei coisas que eu uso de especial no Windows XP e fiz uma lista:
Dos que eu achei um substituto ou consegui rodar no ubuntu:
- Camtasia Studio - achei um substituto no ubuntu
- VLC Media Player - encontrei pro ubuntu
- Python 3.1 Shell - achei pro ubuntu
- StarDock - programa de dock - já achei no ubuntu
- Visualg - blz com o Wine
- Windows Media Player - quem precisa disso, tendo o vlc?
------
Programas que eu quero achar um substituto:
- Any Video Converter - conversor de media
- CD Burner XP - queimador de media para cd e dvd
- VDownloader - baixar videos do youtube
- Revo Unninstaller - removedor de lixo do windows
- CCleaner - removedor de lixo do windows
- Nod32 antivírus - ubuntu precisa de antivirus?
------
Bem, já decidi que não vou excluir o XP do meu hd, de qualquer forma. Os últimos programas, são mais importantes, que acho que vai ser dificil substituir:
Programas especiais que eu quero achar uma solução:
- Picasa - um ótimo gerenciador de imagens e com uma bonita interface.
- ITunes - insubstituivel por causa do ITunes U, programa que baixa gratuitamente aulas e palestras das maiores universidades.
- Photoshop - qual é o programa a altura dele? O gimp não, por favor.
- Windows Math - programa de matemática muito bom e com bonita interface.
- Lingoes - dicionário interativo em inglês muito legal.
- Windows Live Messenger - aMSN é muito bom, mas não é nem de longe legal como o de verdade.
- Ragnarok Online - como eu faço para jogar no ubuntu? estou com problemas em relação a isso no wine
Queria também saber do firewall e programas de proteção: é necessário, desnecessário, quais os problemas com vírus especiais do ubuntu etc.
É isso. Gostaria de pedir desculpas pelo tamanho do post, mas é o único do tipo que estou fazendo e que precisarei fazer
. Espero ajuda sobre os programas e dos usuários avançados. Estou muito empolgado
.