Como fazer para pôr uma pasta privada com senha, no Ubuntu 9.10?? [resolvido]

Iniciado por luis.verderena, 19 de Fevereiro de 2010, 01:19

tópico anterior - próximo tópico

luis.verderena

Olá,

tenho Ubuntu 9.10 , 32 bytes e gostava de pôr algumas pastas pessoais protegidas com senha.

Tem como?   ???

Obrigado!

RaiJorge

Você pode comprimir as pastas e usar senha. Va no Nautilus, selecione a pasta e clique com o botão direito do mouse, na caixa de diálogo que abrir, clique em comprimir escolha a opção .rar e clique na seta de outras opções escolha sua senha e clique em criar. Após a pasta comprimida ser criada você já poderá excluir a anterior.

luis.verderena

RaiJorge,

Obrigado pela sua resposta!

experimentei fazer como disse, e funciona! Não é muito prático pois é um pouco demorado a comprimir os ficheiros .rar .

Fiz com a opção .zip que é um pouco mais rápido a comprimir e descomprimir ficheiros.

(vai sêr essa a solução por enquanto, tive a vêr no google mas não achei nada recente para tornar pastas privadas protegidas com senha no Ubuntu.)

Um abraço!

RaiJorge

luis.verderena

Ok. Não sabia que em formato .zip só vai até aos 2 gb!!

Mas por enquanto o .zip ainda vai dando para mim...  8)

Obrigado!

sucochip

Muito simples

Va ao terminal, entre como root, va no diretorio que tem a pasta que vc quer bloquear,
digite:

chmod 077 nomedapasta        => isso bloqueia
chmod 777 nomedapasta        => isso desloqueia

Simples assim.

Sucochip.

luis.verderena

sucochip,

essa solução é boa tá só mesmo faltando a password.

P.s : será dificil acrescentar , quando se clica com o botão esq. do rato sobre uma pasta e abre menu... ir a propriedades--»permissões e acrescentar lá um "campo" com password??

...ou nesse comando chmod além de incluir bloqueio (077) e desbloqueio (777) , nome da pasta também poder incluir "password"????

carlosaluisio

É para isso que existe grupo de usuarios e senha de acesso.

Use tua /home/fulano/, teu usuário e senha privados, e ninguém terá acesso a estas pastas que ali estiverem. pode testar.

Quanto a um programa especifico, realmente, eu nao sei, mas vou dar uma pesquisada
Ubuntu Lucid é 10 !!!

SuperEly

Você também pode usar o TrueCrypt para criar drivers virtuais protegidos por senha. Muito bom esse programa:

http://www.truecrypt.org/

OlivioFarias

Eu estava querendo saber a mesma coisa.
Baixei o truecrypt e vou testa-lo.
Assim que aprender a usar vou postar aqui.
[]s
May The Force Be With You

Altonjohn329

Acho que você tem feito um grande trabalho e também nos oferece grande oportunidade de obter algumas informações de qualidade sobre a proteção e senha de algumas pastas privadas. Você pode compactar as pastas e senha de uso. Va no Nautilus, selecione a pasta e clique no botão direito do mouse na caixa de diálogo que se abre, clique em compactar escolher. Rar e clique na seta ao de outras opções escolher sua senha e clique em Criar. Depois que a pasta compactada é criada, agora você pode apagar o anterior.

Gostaria de obter algumas informações mais alta qualidade que não seja a minha info.