ManoelNascimento
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« em: 08 de Fevereiro de 2010, 21:36 » |
|
Olá!
Estou com um problema no meu pen drive, um Kingston Data Traveler 8GB, no qual instalei o Ubuntu 9.10 para rodar como Live USB.
Num primeiro momento, fiz o que geralmente se faz: criei um Live USB usando o "Criador de disco USB inicializável" com um disco virtual de 3GB para guardar arquivos de configuração, instalar mais programas etc. Ocorre que uso este mesmo pen drive em computadores com Windows, e não conseguia abrir, a partir do Windows, os arquivos salvos no disco virtual do Live USB.
Tentando resolver o problema, fiz backup dos arquivos do pen drive e o particionei em dois; numa partição de 3GB reinstalei o Ubuntu 9.10, e os 5GB restantes dediquei a salvar os arquivos que normalmente armazeno no pen drive.
Até aí tudo bem, qualquer computador usando Linux reconhece as duas partições e, para acessar arquivos salvos durante uma "live session", basta salvá-los na partição de 5GB.
O problema foi quando precisei usar computadores com Windows; o sistema, neste caso, reconhece apenas a partição onde está o Ubuntu 9.10, e não abre a outra partição onde salvo os arquivos. Em resumo: não consigo mais acessar os arquivos do meu pen drive em computadores com Windows, e a partição de 3GB já está completamente tomada pelo Ubuntu 9.10, não cabe mais nada.
Preciso de uma orientação. O que preciso fazer para que o Windows reconheça a partição de 5GB que contém meus arquivos? Ela foi formatada para FAT32, assim como a de 3GB; a diferença é que a partição de 3GB, por conter o Ubuntu, foi marcada para "boot", e a outra não.
|