Fórum Ubuntu Linux - PT
19 de Março de 2010, 23:17 *
Olá, Visitante. Faça o login ou registre-se.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Atualização no plugin de busca para Firefox e Internet Explorer.

Home   Ajuda Regras Pesquisa Login Registre-se  
Anúncios
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Windows não lê uma das partições de pen drive Ubuntu 9.10 Live USB  (Lida 387 vezes)
ManoelNascimento
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« em: 08 de Fevereiro de 2010, 21:36 »

Olá!

Estou com um problema no meu pen drive, um Kingston Data Traveler 8GB, no qual instalei o Ubuntu 9.10 para rodar como Live USB.

Num primeiro momento, fiz o que geralmente se faz: criei um Live USB usando o "Criador de disco USB inicializável" com um disco virtual de 3GB para guardar arquivos de configuração, instalar mais programas etc. Ocorre que uso este mesmo pen drive em computadores com Windows, e não conseguia abrir, a partir do Windows, os arquivos salvos no disco virtual do Live USB.

Tentando resolver o problema, fiz backup dos arquivos do pen drive e o particionei em dois; numa partição de 3GB reinstalei o Ubuntu 9.10, e os 5GB restantes dediquei a salvar os arquivos que normalmente armazeno no pen drive.

Até aí tudo bem, qualquer computador usando Linux reconhece as duas partições e, para acessar arquivos salvos durante uma "live session", basta salvá-los na partição de 5GB.

O problema foi quando precisei usar computadores com Windows; o sistema, neste caso, reconhece apenas a partição onde está o Ubuntu 9.10, e não abre a outra partição onde salvo os arquivos. Em resumo: não consigo mais acessar os arquivos do meu pen drive em computadores com Windows, e a partição de 3GB já está completamente tomada pelo Ubuntu 9.10, não cabe mais nada.

Preciso de uma orientação. O que preciso fazer para que o Windows reconheça a partição de 5GB que contém meus arquivos? Ela foi formatada para FAT32, assim como a de 3GB; a diferença é que a partição de 3GB, por conter o Ubuntu, foi marcada para "boot", e a outra não.
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
Deslogado Deslogado

Liga dos Dinos

« Responder #1 em: 09 de Fevereiro de 2010, 07:49 »

Ola,

normalmente o Windows não reconhece mais de uma partição em pen drives ( já testei em varios )

O melhor a fazer no caso do Windows é acessar a base de dados da Microsoft para saber se eles já resolveram isto no sistema deles

[],s
Se não puder ajudar, atrapalhe, afinal o importante é participar...
ManoelNascimento
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #2 em: 09 de Fevereiro de 2010, 09:20 »

normalmente o Windows não reconhece mais de uma partição em pen drives ( já testei em varios )

Neste caso, o que se recomenda fazer? Os arquivos do disco virtual não são acessados pelo Windows, e a live session não acessa os arquivos do pen drive que estão fora do disco virtual. Há alguma solução para isso?
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
Deslogado Deslogado

Liga dos Dinos

« Responder #3 em: 09 de Fevereiro de 2010, 16:23 »

Tem como em teoria=>

1) Crie duas partições

2) Coloque dados em texto nelas e veja se e qual o windows reconhece

Você tem que criar  a partição de dados primeiro, e depois a do Ubuntu.

3) Instale o Ubuntu via unetbootin ( criador de disco USB..... )

4) Coloque o grub na primeira partição apontando para o boot da segunda

O que eu uso:

Uma partição só com o Live cd e uma pasta chamada windows dentro do pen

Nesta pasta eu coloco os arquivos. ( na realidade eu não chamo ela de windows mas de tota, porém fica a gosto do freguês )

Como uma partição só em fat32 funciona até no apple, eu não tenho problemas.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2010, 16:27 por Tota » Registrado

Se não puder ajudar, atrapalhe, afinal o importante é participar...
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: