lucio carneiro
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« em: 30 de Janeiro de 2010, 14:48 » |
|
Olá pessoal, tenho um cable modem motorola sb5101. Ele funciona no Windows, mas no ubuntu não. Estou usando um cabo ethernet (rj-45). Tenho um cabo usb aqui guardado. Então poderiam me responder como fazer nos dois casos (com cabo ethernet e usb)? 
|
|
|
|
|
|
|
|
velox256
Usuário Ubuntu
Deslogado
Debian é Debian... :)
|
 |
« Responder #1 em: 30 de Janeiro de 2010, 21:46 » |
|
A não ser que a sua placa de rede não esteja funcionando (digite no Terminal 'ifconfig' para ver se o item eth0 aparece), tv seja necessário configurar ip e tal na sua conexão de internet. Qual serviço vc usa? Virtua?
|
|
|
|
|
Gigabyte GA-EG41MF-US2H, Pentium Core 2 Quad Q-8200, 4 GB Dual DDR 2, GeForce 250 512MB, LCD Philips 107S e Debian Lenny na bagaça. Visitem a minha página em http://sidserra.phpnet.us
|
|
|
lucio carneiro
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #2 em: 30 de Janeiro de 2010, 22:43 » |
|
uso o "viacabo tv"
|
|
|
|
|
|
|
|
lucio carneiro
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #3 em: 31 de Janeiro de 2010, 00:11 » |
|
fiz o ifconfig e deu isto:
eth0 Link encap:Ethernet Endereço de HW ::::: endereço inet6: :::::/64 Escopo:Link UP BROADCAST RUNNING MULTICAST MTU:1500 Métrica:1 pacotes RX:2425 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0 Pacotes TX:2 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0 colisões:0 txqueuelen:1000 RX bytes:146064 (146.0 KB) TX bytes:64 (64.0 B) IRQ:17
lo Link encap:Loopback Local inet end.: 127.0.0.1 Masc:255.0.0.0 endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina UP LOOPBACK RUNNING MTU:16436 Métrica:1 pacotes RX:8 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0 Pacotes TX:8 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0 colisões:0 txqueuelen:0 RX bytes:480 (480.0 B) TX bytes:480 (480.0 B)
wlan0 Link encap:Ethernet Endereço de HW ::::: UP BROADCAST MULTICAST MTU:1500 Métrica:1 pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0 Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0 colisões:0 txqueuelen:1000 RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
wmaster0 Link encap:Não Especificado Endereço de HW --------------- UP RUNNING MTU:0 Métrica:1 pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0 Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0 colisões:0 txqueuelen:1000 RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
|
|
|
|
|
|
|
|
lucio carneiro
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #4 em: 31 de Janeiro de 2010, 00:52 » |
|
Executei o pppoeconf e apareceu o seguinte no terminal:
+------| TODOS OS DISPOSITIVOS ENCONTRADOS ? |------+ Foram encontrado(s) 2 dispositivo(s) ethermet: | eth0 | wlan0 | | Todas as interfaces ethernet estão acima ? | (Caso não estejam, o modconf será iniciado para que | você possa carregar os contraladores da(s) placa(s) | manualmente). | | <Sim> <Não> | ----------------------------------------------------------+
logo em seguida, quando confirmei <Sim>, apareceu isto aqui:
+-----------------NÂO CONECTADO---------------------+ | "Desculpe, 2 interfaces foram tentadas, mas o | Concentrador de Acesso ed seu provedor de acesso não | respondeu. Por favor cheque seus cabos de rede e de | modem. Outra razão para a falha pode ser um outro | processo pppoe que controla o modem em execução. | | <OK>" | -------------------------------------------------------+ Confirmando <OK>, o pppoeconf é encerrado.
O que dá para dizer com estes dados que passei?
|
|
|
|
|
|
|
|
zekkerj
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #5 em: 31 de Janeiro de 2010, 01:10 » |
|
Opa!!! Desfaça todos os comandos feitos pelo pppoeconf, pq ele não deve ser usado com conexão via cabo de forma nenhuma.
Apenas execute o comando
sudo dhclient eth0
E avise se funcionar, pra gente tornar essa configuração permanente.
|
|
|
|
|
|
|
|
velox256
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #6 em: 31 de Janeiro de 2010, 09:05 » |
|
Quem foi o zé caganeira que falou pra vc usar o pppoeconf (para conexões adsl) em um cable modem? Bem, pelo que vc mostrou, sua placa de rede não está com endereço IP, faça o lance do sudo dhcplient eth0 para ver se funciona. Outra coisa que vc deve fazer é editar o arquivo /etc/network/interfaces (salve antes o arquivo, sudo cp /etc/network/interfaces /home/suapastadeusuario/interfaces.old) e adicione as seguintes linhas, reiniciando a máquina depois: auto lo iface lo inet loopback
auto eth0 iface eth0 inet dhcp
auto eth1 iface eth1 inet dhcp
auto eth2 iface eth2 inet dhcp
Pergunta besta: vc tinha outro tipo de conexão antes (como adsl) e agora está usando cable modem? fiz o ifconfig e deu isto:
eth0 Link encap:Ethernet Endereço de HW ::::: endereço inet6: :::::/64 Escopo:Link UP BROADCAST RUNNING MULTICAST MTU:1500 Métrica:1 pacotes RX:2425 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0 Pacotes TX:2 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0 colisões:0 txqueuelen:1000 RX bytes:146064 (146.0 KB) TX bytes:64 (64.0 B) IRQ:17
lo Link encap:Loopback Local inet end.: 127.0.0.1 Masc:255.0.0.0 endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina UP LOOPBACK RUNNING MTU:16436 Métrica:1 pacotes RX:8 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0 Pacotes TX:8 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0 colisões:0 txqueuelen:0 RX bytes:480 (480.0 B) TX bytes:480 (480.0 B)
wlan0 Link encap:Ethernet Endereço de HW ::::: UP BROADCAST MULTICAST MTU:1500 Métrica:1 pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0 Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0 colisões:0 txqueuelen:1000 RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
wmaster0 Link encap:Não Especificado Endereço de HW --------------- UP RUNNING MTU:0 Métrica:1 pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0 Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0 colisões:0 txqueuelen:1000 RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
|
|
|
|
|
Gigabyte GA-EG41MF-US2H, Pentium Core 2 Quad Q-8200, 4 GB Dual DDR 2, GeForce 250 512MB, LCD Philips 107S e Debian Lenny na bagaça. Visitem a minha página em http://sidserra.phpnet.us
|
|
|
lucio carneiro
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #7 em: 31 de Janeiro de 2010, 11:55 » |
|
Opa!!! Desfaça todos os comandos feitos pelo pppoeconf, pq ele não deve ser usado com conexão via cabo de forma nenhuma
Como assim desfaça? Poderia me explicar melhor Quem foi o zé caganeira que falou pra vc usar o pppoeconf (para conexões adsl) em um cable modem? Bem, pelo que vc mostrou, sua placa de rede não está com endereço IP, faça o lance do sudo dhcplient eth0 para ver se funciona. Outra coisa que vc deve fazer é editar o arquivo /etc/network/interfaces (salve antes o arquivo, sudo cp /etc/network/interfaces /home/suapastadeusuario/interfaces.old) e adicione as seguintes linhas, reiniciando a máquina depois: auto lo iface lo inet loopback
auto eth0 iface eth0 inet dhcp
auto eth1 iface eth1 inet dhcp
auto eth2 iface eth2 inet dhcp
Pergunta besta: vc tinha outro tipo de conexão antes (como adsl) e agora está usando cable modem? Entendi o lance do DHCP, o servidor DHCP distribui as configurações necessárias para os computadores clientes possam se conectar na internet e/ou intranet (quando se trata de uma rede interna). Já mudei o arquivo interfaces e estou estudando-o. Então quer dizer que tanto adsl e cable modem, é só configurar este arquivo? Tem tb o tal do ifup e ifdown, que tb estou estudando. Outra coisa, não prescisa incluir neste arquivo o "wlan0" e o "wmaster0" ?
|
|
|
|
|
|
|
|
lucio carneiro
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #8 em: 31 de Janeiro de 2010, 11:58 » |
|
Opa!!! Desfaça todos os comandos feitos pelo pppoeconf, pq ele não deve ser usado com conexão via cabo de forma nenhuma
Como assim desfaça? Poderia me explicar melhor Já entendi o desfaça!
|
|
|
|
|
|
|
|
lucio carneiro
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #9 em: 31 de Janeiro de 2010, 12:10 » |
|
Pergunta besta: vc tinha outro tipo de conexão antes (como adsl) e agora está usando cable modem?
Sim, usava o velox! Daí eu ter a "mania" de usar o comando PPPOECONF  Pode deixar que eu já tirei do "interfaces" as configurações pppoe valeu?! Qualquer problema eu volto a me comunicar. Muito Obrigado!!!
|
|
|
|
|
|
|
|
velox256
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #10 em: 31 de Janeiro de 2010, 12:32 » |
|
Resolveu o bagulho? Pergunta besta: vc tinha outro tipo de conexão antes (como adsl) e agora está usando cable modem?
Sim, usava o velox! Daí eu ter a "mania" de usar o comando PPPOECONF  Pode deixar que eu já tirei do "interfaces" as configurações pppoe valeu?! Qualquer problema eu volto a me comunicar. Muito Obrigado!!!
|
|
|
|
|
|
|
|
zekkerj
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #11 em: 31 de Janeiro de 2010, 19:13 » |
|
Então quer dizer que tanto adsl e cable modem, é só configurar este arquivo? Tem tb o tal do ifup e ifdown, que tb estou estudando. Sim e não. Mexer nesse arquivo significa configuração manual, e significa que tanto pode ficar muito melhor, quanto pode fazer um melê que atrapalhe todo o resto. Outra coisa, não prescisa incluir neste arquivo o "wlan0" e o "wmaster0" ? Até segunda ordem, não.
|
|
|
|
|
|
|
|
dCRANqUE
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #12 em: 04 de Fevereiro de 2010, 00:43 » |
|
Opa!!! Desfaça todos os comandos feitos pelo pppoeconf, pq ele não deve ser usado com conexão via cabo de forma nenhuma.
Apenas execute o comando
sudo dhclient eth0
E avise se funcionar, pra gente tornar essa configuração permanente.
Estava passando pela mesma situação, cable modem que não conecta direito. O comando sudo dhclient eth0 resolveu no ato. Muito obrigado, agora a net funciona perfeitamente.
|
|
|
|
|
|
|
|
zekkerj
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #13 em: 04 de Fevereiro de 2010, 01:23 » |
|
Fez o resto das configurações? Se não fizer, vai ter que digitar esse comando a cada reboot!
|
|
|
|
|
|
|
|
dCRANqUE
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #14 em: 09 de Fevereiro de 2010, 13:22 » |
|
Fiz backup e edição do arquivo /etc/network/interfaces conforme indicado acima. Agora o ícone da conexão no painel superior aparenta inatividade e quando clico nele o menu indica que "o dispositivo não é gerenciável", contudo a internet funciona normalmente. É isso mesmo?
|
|
|
|
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2010, 22:50 por dCRANqUE »
|
|
|
|
|