Autor Tópico: Instalando o Foxit Reader 3.1 no Linux (Alternativa ao Adobe Reader)  (Lida 9935 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Baixando o arquivo correto

O Wine funciona perfeitamente com esse aplicativo, o problema é que no site fazemos o download com uma extensão que infelizmente o wine não consegue abrir e então o que fazer...

Em um terminal digite o que está abaixo:

Código: [Selecionar]
wget -c http://mirrors.foxitsoftware.com/pub/foxit/reader/desktop/win/3.x/3.1/enu/FoxitReader31_enu.zip
Adaptando o Foxit Reader ao sistema

Agora extraia o arquivo e crie uma pasta chamada Foxit dentro de /home/seuusuário/.wine/drive_c onde colocará o arquivo executável (poderia ser em qualquer lugar só fiz aqui para ficar mais simples).
Crie dois arquivos chamados Foxit.sh e Foxit2.sh na mesma pasta pois os mesmos permitirão que ao clicar em um pdf abra automaticamente o Foxit Reader e que seja possível colocá-lo no menu do  KDE ou Gnome.

Dentro do arquivo Foxit.sh coloque o seguinte e depois salve:

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
# Purpose: To convert Linux-style filename to Windows-style to pass as an argument
# to wine when starting Foxit Reader
Filename="z:"${1//\//\\}
App='eval /usr/bin/wine "/home/seuusuário/.wine/drive_c/Foxit/Foxit Reader.exe" "'$Filename'"'
$App

Dentro do arquivo Foxit2.sh coloque o seguinte e depois salve:

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
/usr/bin/wine "/home/seuusuário/.wine/drive_c/Foxit/Foxit Reader.exe"

Depois disso digite em um terminal:

Código: [Selecionar]
chmod u+x Foxit.sh Foxit2.sh
Atribuindo todos os PDS para abrirem com o Foxit

Gnome

Escolha um PDF no Nautilus e dê um clique direito nele e escolha “Abrir com” e vá até o local onde está o Foxit.sh e selecione-o.

KDE 3.5

Escolha um PDF no Konqueror e dê um clique direito nele e escolha “Propriedades” e selecione a opção “Editar tipos de arquivo” e abaixo de “Ordem de Preferência de Aplicativos” selecione “Adicionar” e clique no ícone “Abrir diálogo de arquivos” e vá até o local onde está o Foxit.sh e selecione-o e confirme toda a operação. Para mudar o ícone (eu uso o do adobe mesmo) clique nessa mesma parte (Ordem de Preferência de Aplicativos) em editar e troque o ícone clicando sob o mesmo.

Colocando nos menus

Se quiser colocar no menu coloque como alvo o arquivo Foxit2.sh (colocar o exe do Foxit não vai funcionar).

Colocando em português do brasil Dica enviada pelo usuário Alyscom

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,61734.msg347790.html#msg347790

Screenshot


Foxit Reader 3.1 sendo executado em minha máquina

Requisitos

- Wine instalado

Fui!!!
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2010, 00:05 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Instalando o Foxit Reader 3.1 no Linux (Alternativa ao Adobe Reader)
« Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2010, 16:58 »
A dica é válida, mas com tantos leitores de pdf nativos, pq usar o Foxit?

A mesma coisa é usar o uTorrent. Há tantos programas torrent para Linux, mas uma maioria ainda prefere usar o uTorrent+wine.

 ???

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Instalando o Foxit Reader 3.1 no Linux (Alternativa ao Adobe Reader)
« Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2010, 22:01 »
Citar
A dica é válida, mas com tantos leitores de pdf nativos, pq usar o Foxit?

A mesma coisa é usar o uTorrent. Há tantos programas torrent para Linux, mas uma maioria ainda prefere usar o uTorrent+wine.

Boa pergunta...

Quem usa o KDE 3.5 por exemplo tem poucas opções de leitores pdf.

O Okular instala várias bibliotecas do KDE 4 e o sistema aqui ficou instável com ele

O KPDF tem algumas problemas com a velocidade e zoom apesar de ser um bom programa

O XPDF tem um design muito simples e feio... e por causa disso não gostei

O Evince e o ePDFview é integrado ao GTK e ao Gnome e não ao KDE.

E o Adobe Reader é pesado e lento (e olha que estou usando 2 GB de ram) quando abre arquivos muito grandes!!

Por isso só sobrou o que eu também usava no Windows, O Foxit Reader...

Obrigado e Boa Noite!!

Hqx
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2010, 22:05 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Instalando o Foxit Reader 3.1 no Linux (Alternativa ao Adobe Reader)
« Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2010, 22:16 »
Eu sempre achei o Foxit Reader superior aos outros visualizadores de PDF, @Hqxriven boa dica!!! ;)

ps.: Não sei se vocês já viram, mas já saiu uma versão para Linux aqui.



[]'s



Alyscom
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2010, 22:20 por Alyscom »
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Instalando o Foxit Reader 3.1 no Linux (Alternativa ao Adobe Reader)
« Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2010, 22:22 »
Citar
Eu sempre achei o Foxit Reader superior aos outros visualizadores de PDF, @Hqxriven boa dica!!! Piscada

ps.: Não sei se vocês já viram, mas já saiu uma versão para Linux aqui.

[]'s

Alyscom

A versão para linux é um pouco antiga e infelizmente tem um design estranho... e pequenos problemas...

A 3.1 é a mesma que usamos no windows e por enquanto não encontrei problemas...

Concordo com vc!! O Foxit é realmente superior.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Instalando o Foxit Reader 3.1 no Linux (Alternativa ao Adobe Reader)
« Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2010, 23:23 »
Se for somente para visualizar  e fazer edição simples de copiar texto e imagem o programa padrão do ubuntu que já vem instalado: o  Evince já dá conta do recado. Além do que consome muito menos memória do que o wine rodando.
Atualmente com o Evince você pode selecionar o trecho de texto com o mouse no arquivo pdf daí é só copiar e colar para um editor de texto tipo do openoffice, ou também clicar com a direita do mouse em alguma imagem do arquivo pdf e clicar na opção "copiar imagem" e colar a imagem num editor de texto.
Não acredito que alguém use para algo "mais" do que isso. Além do que, o Evince já vem com pré-visualização em forma de miniatura do arquivo.

A vantagem de usar o Ubuntu gnome são essas e outras, por exemplo o único programa que uso que não é gtk e sim qt do kde é o K3B para gravação de mídia e não vejo diferença nenhuma de perfomance.

O foxit reader sempre achei mais leve que o Adobe Reader mas não gostava no rwindows porque (não sei hoje) não tinha a pré-visualização em miniatura do arquivo.

Até estava pensando em instalar a próxima versão o kubuntu 10.04 devido a vir com uma aparência melhor, mas agora desisti não tem Evince o milhares de outros arquivos em gtk e melhor ficar quieto com o meu bom e velho Ubuntu depois "nóis" troca o tema e o visual.

Esse "nóis" ficou muito legal!
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2010, 00:10 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Instalando o Foxit Reader 3.1 no Linux (Alternativa ao Adobe Reader)
« Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2010, 00:09 »
Citar
Se for somente para visualizar  e fazer edição simples de copiar texto e imagem o programa padrão do ubuntu que já vem instalado: o  Evince já dá conta do recado.

O Evince é um bom programa mas instalar um programa GTK no KDE...

A interface algumas vezes não fica legal e algumas vezes fica até mais pesado. Mas o Evince é um bom programa.

Citar
Além do que consome muito menos memória do que o wine rodando.

Aqui o consumo do Wine + Foxit é muito pequeno...

Citar
Atualmente com o Evince você pode selecionar o trecho de texto com o mouse no arquivo pdf daí é só copiar e colar para um editor de texto tipo do openoffice, ou também clicar com a direita do mouse em alguma imagem do arquivo pdf e clicar na opção "copiar imagem" e colar a imagem num editor de texto.

A pouco tempo, baixe um pdf de 32MB que são textos transformados em imagens. Então tudo nesse pdf é imagem... imagina como é pesado...

Citar
O foxit reader sempre achei mais leve que o Adobe Reader mas não gostava no rwindows porque (não sei hoje) não tinha a pré-visualização em miniatura do arquivo.

Se vc está falando daquela miniatura do lado esquerdo que mostra todo o conteúdo da página assim como O Evince o Foxit tem...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Instalando o Foxit Reader 3.1 no Linux (Alternativa ao Adobe Reader)
« Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2010, 00:24 »
A pouco tempo, baixe um pdf de 32MB que são textos transformados em imagens. Então tudo nesse pdf é imagem... imagina como é pesado...

O louco, baixar 32 megas de pdf, isso é um livro e querer editá-los.. vai ter paciência assim...

Vamos fazer um teste monitorando os processos, eu usarei o gnome-system-monitor.
Vou abrir o Abiword e um arquivo em pdf no Evince e mostrarei o gráfico de memória e cpu usados.
Você no seu kubuntu mostra o seu monitoramente wine + foxit Reader.
Segue os processos, percebi que copiar e colar não altera a quantidade de memória dos aplicativos (abiword e evince) já abertos, apenas afeta a cpu (processador) que não vem ao caso.
A imagem estou colocando apenas o link porque o fórum apenas permite imagem de 48k.
http://img18.imageshack.us/img18/1049/capturadetelax.gif

Devia editar seu tópico assim: Instalando o Foxit Reader 3.1 no Linux (Alternativa ao Adobe Reader e o super Evince do gnome), ahauahahahahah!
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2010, 00:58 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Instalando o Foxit Reader 3.1 no Linux (Alternativa ao Adobe Reader)
« Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2010, 01:33 »
Citar
A dica é válida, mas com tantos leitores de pdf nativos, pq usar o Foxit?

A mesma coisa é usar o uTorrent. Há tantos programas torrent para Linux, mas uma maioria ainda prefere usar o uTorrent+wine.

Boa pergunta...

Quem usa o KDE 3.5 por exemplo tem poucas opções de leitores pdf.

O Okular instala várias bibliotecas do KDE 4 e o sistema aqui ficou instável com ele

O KPDF tem algumas problemas com a velocidade e zoom apesar de ser um bom programa

O XPDF tem um design muito simples e feio... e por causa disso não gostei

O Evince e o ePDFview é integrado ao GTK e ao Gnome e não ao KDE.

E o Adobe Reader é pesado e lento (e olha que estou usando 2 GB de ram) quando abre arquivos muito grandes!!

Por isso só sobrou o que eu também usava no Windows, O Foxit Reader...

Obrigado e Boa Noite!!

Hqx

Entendi, desculpe.

É porque eu só uso Gnome (ou seja, só uso Evince) e não uso o Windows há tempos. Nem sei mais como é a cara do Foxit.

Também não sabia que programas GTK davam tanto problema no KDE. Sempre fiz ao contrário, usar programas KDE no Gnome, como o K3B, e nunca percebi diferença, a não ser na primeira vez que abre, pois tem de carregar as libs. Mas depois é só festa. Ficam até mais leves que muitos programas GTK, como o BrOffice e o Firefox.
O Acrobat para Linux realmente é muito pesado. Se bem que no Windows já era. Não uso nem recomendo.
Instalei o Foxit para Linux, para ver, e de fato achei ele meio bizarro, além de ser em Inglês.

Enfim, o Evince me contempla. Só me falta mesmo um bom editor de PDF no Linux.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Instalando o Foxit Reader 3.1 no Linux (Alternativa ao Adobe Reader)
« Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2010, 02:05 »
Citar
Instalei o Foxit para Linux, para ver, e de fato achei ele meio bizarro, além de ser em Inglês.

O Foxit para linux de fato é bizarro (eu acho que bizarro é pouco) agora o Foxit para Windows tem uma aparência normal de aplicativo Windows (Veja o meu screenshot na primeira mensagem). Além do mais a versão 3.0 pode ficar em português do brasil. (a 3.1 ainda não pq é bem recente)

Citar
Enfim, o Evince me contempla.

Como eu queria que fosse assim aqui... O Broffice no KDE não se integra totalmente e o Firefox não fica com aquele design legal como acontece quando ele se integra ao GNOME. Resumindo não fica feio nem bonito...

Citar
O louco, baixar 32 megas de pdf, isso é um livro e querer editá-los.. vai ter paciência assim...

Vamos fazer um teste monitorando os processos, eu usarei o gnome-system-monitor.
Vou abrir o Abiword e um arquivo em pdf no Evince e mostrarei o gráfico de memória e cpu usados.
Você no seu kubuntu mostra o seu monitoramente wine + foxit Reader.
Segue os processos, percebi que copiar e colar não altera a quantidade de memória dos aplicativos (abiword e evince) já abertos, apenas afeta a cpu (processador) que não vem ao caso.
A imagem estou colocando apenas o link porque o fórum apenas permite imagem de 48k.
http://img18.imageshack.us/img18/1049/capturadetelax.gif

Devia editar seu tópico assim: Instalando o Foxit Reader 3.1 no Linux (Alternativa ao Adobe Reader e o super Evince do gnome), ahauahahahahah!

Cc quer comparar Evince mais Abiword???

Vc já ganhou... eu perdi admito!!! Eu ia abrir o Broffice e teria que contar centenas de MB aqui!!!

Mas para ficar o registro... a imagem

« Última modificação: 19 de Janeiro de 2010, 03:08 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Instalando o Foxit Reader 3.1 no Linux (Alternativa ao Adobe Reader)
« Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2010, 12:09 »
Continue assim dando dicas para usuários do kde que ás vezes precisam de aplicativos modernos e eficientes.
Na próxima versão irei instalar o kubuntu para ver as dificuldades em rodar aplicativos com gtk e fazer uma análise.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Instalando o Foxit Reader 3.1 no Linux (Alternativa ao Adobe Reader)
« Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2010, 19:03 »
Olha só.. Essa dica é para deixar o Foxit Reader baixado em Portuguese_Brazilian!!
Clique com o direito aqui e em Salvar link como...
Após ter salvado, copie o arquivo para dentro da pasta onde o Foxit Reader, Foxit.sh e Foxit2.sh estão, de dois(2) cliques sobre o Foxit2.sh e vá em "Tools/Preferences.../Languages" do lado direito clique sobre "Portuguese_Brazilian" e de um ok!! :)

ps.: O progresso de tradução do programa está agora em 88.93%


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Instalando o Foxit Reader 3.1 no Linux (Alternativa ao Adobe Reader)
« Resposta #12 Online: 20 de Janeiro de 2010, 00:06 »
Alyscom muito obrigado pela dica!!!

Já testei e funcionou e atualizei o tópico com a sua dica!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Darcamo

  • Visitante
Re: Instalando o Foxit Reader 3.1 no Linux (Alternativa ao Adobe Reader)
« Resposta #13 Online: 21 de Janeiro de 2010, 18:19 »
Nunca usei o foxit, mas se a versão gratuita só permite ver os PDFs e não permite adicionar ou modificar comentários então vale a pena dar uma olhada no PDF-XChange (http://www.docu-track.com/home/prod_user/PDF-XChange_Tools/pdfx_viewer). Ele também é bem leve e permite adicionar, modificar e remover comentários no PDF. Vale para balões, marcar texto, linhas no texto para indicar mudança/remoção de um trecho, etc.

Um tópico um pouco antigo na mesma linha dessa dica e que diz como instalar o PDF-XChange está aqui http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=49504.msg287932#msg287932.