Autor Tópico: 3g no ubuntu 9.04  (Lida 11213 vezes)

Offline bel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
3g no ubuntu 9.04
« Online: 07 de Janeiro de 2010, 21:35 »
olá para todos.
acabei de adiquirir um novo pc, que veio com o ubuntu 9.04, só que eu ainda ñ tinha internet, e tambem ganhei um modem huawei e1756 da vivo, que tentei instalar no meu pc e não consegui.
quando digito isusb, a resposta é comando não encontrado.
o que eu faço?
ainda nem pude atualizar meu pc, pq não tenho internet.

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.04
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2010, 22:00 »
Olá,

Tente isso:
Clique com botão direito no ícone do networkmanager -> editar conexões. Se pedir pra autorização,
clique em autorizar (sempre, eu acho). Vá na aba "banda larga móvel". Clique em adicionar,
escolha a operadora, avance, escolha e aceite o nome da conexão e clique em aplicar.

Depois disso, ainda na janela de edição da "banda larga móvel", marque "disponível para todos usuários".
Ainda na mesma janela, vá na aba "configuração ppp". Nos métodos permitidos, deixe selecionado
apenas "PAP". Na seção "Compactação" deixe marcado apenas "Usar compactação de cabeçalho TCP".
Na seção "Eco", marque "Enviar pacotes de eco PPP". Finalmente, na mesma janela, na aba
"Confiurações IPv4", na seção "Método", em vez de "Somente endereços (PPP) automáticos", deixe
"Automático (PPP)". Pronto. Tente conectar. Se pedir para algo ser instalado, instale. Se não
conectar da primeira vez, tente mais algumas.

Aqui funciona com Ubuntu 9.04, modem Hauwei e160 com a net da TIM.

Abraço.
Editar
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline bel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.04
« Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2010, 23:43 »
já fiz essa configuração. obg.

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.04
« Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2010, 01:12 »
já fiz essa configuração. obg.

Já resolveu? Senão, digite o comando "lsusb" (e não "isusb") e poste o resultado aqui.

Boa sorte!
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline tgdlvet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.04
« Resposta #4 Online: 10 de MAR?O de 2010, 15:29 »
olá eu tbm tenho o mesmo problema e não estou conseguindo resolver. se alguem puder me ajudar eu agradeço pois sou iniciante e naum sei nem pra onde ir.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.04
« Resposta #5 Online: 10 de MAR?O de 2010, 15:48 »
olá eu tbm tenho o mesmo problema e não estou conseguindo resolver. se alguem puder me ajudar eu agradeço pois sou iniciante e naum sei nem pra onde ir.

Informe qual a versão do Ubuntu, mas para modem 3g é só clicar(direito) no ícone de conexão, na barra lá de cima à direita e ir em vpn e preencher com seus dados.
Usuário Linux- 449417

Offline adrianojbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.04
« Resposta #6 Online: 10 de MAR?O de 2010, 18:51 »
olá para todos.
acabei de adiquirir um novo pc, que veio com o ubuntu 9.04, só que eu ainda ñ tinha internet, e tambem ganhei um modem huawei e1756 da vivo, que tentei instalar no meu pc e não consegui.
quando digito isusb, a resposta é comando não encontrado.
o que eu faço?
ainda nem pude atualizar meu pc, pq não tenho internet.

o comando correto é lsusb (ele)

Offline bel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.04
« Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2010, 18:52 »
ok!e depois de tclar lsusb ele achou o modem e aí? o que eu faço?

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.04
« Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2010, 14:45 »
Dêem uma olhada neste link:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57556.msg326839.html#msg326839

Talvez resolvam lhe o problema. Acho que seja o problema com números de DNS...
Ubuntu 13.04 - Chromium !

Offline bel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.04
« Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2010, 00:35 »
quando digito lsusb:
Bus 001 Device 008: ID 12d1: 1446 Huawei Tecnologies Co., Ltd

toso51: nas configurações ipv4, metodo, ele não aparece manual pra eu configurar


Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.04
« Resposta #10 Online: 29 de Abril de 2010, 00:50 »
modem huawei e1756
Este é o seu modem certo, quando você entra nele, tem uma pasta chamada linux certo??
(Para entra no modem, abra o nautilus e no lado direito tera um dispositivo chamado VIVO INTERNET (é tudo maiusculo o nome mesmo)
verifique se tem um arquivo chamado install

se tudo ok, vamos para a instalação

abra o terminal:

aplicativos -> acessorios -> Terminal

vá para pasta principal: (Digite o comando sem o "$")

$cd /

agora digite o comando

$ls

vai aparecer as pastas que tem no diretório /

agora digite

$cd /media

e depois

$ls

verifique se o dispositivo está ai (VIVO_INTERNET)

se tudo ocorreu bem até aqui digite

$cd VIVO(Aqui você clica no tecla tab e vai completar no nome automaticamente)

depois

$cd linux

depois

$sudo bash install

vai aparecer uma mensagem dê enter
pronto já está instalado

agora no menu tem o atalho
aplicativos -> internet -> VIVO INTERNET

mas toda vez que você plugar o modem o programa já iniciará automaticamente (pode demorar alguns segundos mais inicia).

Qualquer duvida em alguns dos passos posta aqui, pois não sei se está tudo correto pois não estou no meu ubuntu (estou trabalhando), ai você coloca o passo que não deu certo para podermos corrigir.

« Última modificação: 30 de Abril de 2010, 23:24 por Andreson »

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.04
« Resposta #11 Online: 29 de Abril de 2010, 20:45 »
quando digito lsusb:
Bus 001 Device 008: ID 12d1: 1446 Huawei Tecnologies Co., Ltd

toso51: nas configurações ipv4, metodo, ele não aparece manual pra eu configurar


Como você achou o o lugar onde esta escrito Método, selecione no Método a opção eu acho que "somente endereços (PPP) automáticos" ou "Manual" mesmo. O importante é disponibilizar a opção do botão "Adicionar", clicando nele, coloque este número 208.67.222.222 (será sua DNS primária) e novamente clique em "Adicionar" e coloque mais este número 208.67.220.220 (será sua DNS secundária); estes dois números aparecerão no Servidores DNS.

Este método acima funcionava no Ubuntu 9.04 para conectar banda larga 3g da TIM. O método que vou descrever abaixo é o que eu faço para conectar a partir da versão 9.10, pois a partir desta versão não dava para colocar a os valores de DNS como fazia no Ubuntu 9.04. Este método abaixo tenho quase certeza que testei ainda quando tinha a versão 9.04 e funcionou lá. Como você disse que não esta conseguindo Adicionar a DNS, este segundo método não exige isso.
_____________________________________________________________________________________________________________________________

Você pode fazer uma tentativa como descrito abaixo:

Primeiro, abra o Terminal (Aplicativos>Acessórios>Terminal). Digite o seguinte código:

sudo gedit /etc/ppp/options[/font]

Após colocar a senha de root (Administrador) será aberto o arquivo "options" no programa Gedit (similar ao notepad do Windows).

Agora tome cuidado para não apagar nada deste arquivo, apenas adicione os códigos que colocarei abaixo em negrito; antes da última linha deste arquivo, na qual deve estar escrito algo do tipo "# ---<End of File>---" (este símbolo "#" quer dizer comentar, e é importante não apagar nenhum destes símbolos para evitar de dar problema, este arquivo esta cheio deste símbolo, mas tem partes que ele não possui este símbolo e é para deixar do jeito que esta, para evitar incompatibilidades).

connect-delay 1000
ipcp-max-configure 40
ipcp-max-failure 40


Salve o arquivo e tente fazer a conexão com a internet.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Uma coisa que faço e julgo ser importante para eu, é ligar o computador, depois do sistema já em operação aí é que plugo/espeto o modem na porta USB, espero uns instantes e clico lá no ícone superior direito da conexão de rede, e vejo se aparece disponível o nome de minha conexão, aí é só clicar e conecta na internet.
_____________________________________________________________________________________________________________________________

Como não usei internet 3g da Vivo e nem este modem E1756 não sei vá funcionar para você, mas espero que sim.




Ubuntu 13.04 - Chromium !

Offline Eureca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • "Não uso Linux, uso Ubuntu" (UBUNTU 12.04 UNITY)
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.04
« Resposta #12 Online: 13 de Junho de 2010, 13:13 »
Olá andreson,
Sua dica deu certo aqui no meu lucid lynx 10.04:

modem huawei e1756
Este é o seu modem certo, quando você entra nele, tem uma pasta chamada linux certo??
(Para entra no modem, abra o nautilus e no lado direito tera um dispositivo chamado VIVO INTERNET (é tudo maiusculo o nome mesmo)
verifique se tem um arquivo chamado install

se tudo ok, vamos para a instalação

abra o terminal:

aplicativos -> acessorios -> Terminal

vá para pasta principal: (Digite o comando sem o "$")

$cd /

agora digite o comando

$ls

vai aparecer as pastas que tem no diretório /

agora digite

$cd /media

e depois

$ls

verifique se o dispositivo está ai (VIVO_INTERNET)

se tudo ocorreu bem até aqui digite

$cd VIVO(Aqui você clica no tecla tab e vai completar no nome automaticamente)

depois

$cd linux

depois

$sudo bash install

vai aparecer uma mensagem dê enter
pronto já está instalado

agora no menu tem o atalho
aplicativos -> internet -> VIVO INTERNET

mas toda vez que você plugar o modem o programa já iniciará automaticamente (pode demorar alguns segundos mais inicia).

Qualquer duvida em alguns dos passos posta aqui, pois não sei se está tudo correto pois não estou no meu ubuntu (estou trabalhando), ai você coloca o passo que não deu certo para podermos corrigir.


O programinha foi instalado, mas tenho que tirar o firefox do modo offline para navegar, no chrome tudo vai bem.

Obrigado.
Não diga que o sistema é um vampiro. Mas concordo que há vampiros no sistema.