Autor Tópico: Como Instalar o modem 3G ZTE MF645 no Ubuntu 9.10  (Lida 24451 vezes)

Offline MLessa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Como Instalar o modem 3G ZTE MF645 no Ubuntu 9.10
« Online: 17 de Dezembro de 2009, 18:02 »
Boa Tarde a todos!

Seguinte... Eu a muito tempo estou amadureçendo a idéia de comprar um modem 3G, só que tenho medo de comprar um modem o qual eu não consiga instalar no Ubuntu 9.10 que é o que eu uso atualmente.
Andei dando uma pesquisada e encontrei esse modem na Vivo:
http://www.vivo.com.br/portal/detalhe_do_celular.php?svc_apr_srl_aparelho=593?WT.ac=modemtv.modem.atalho.celulares
O modem pareçe bem bacana (tem até tv!!! Pena que pareçe que só roda no "azulzinho") e pelo que eu vi nas especificações ele funciona no Ubuntu 7.1 e Ubuntu 8.04.
Queria saber se algum dos senhores usa esse modem no Ubuntu 9.10 ou se acreditam que já que ele funciona no Ubuntu 7.1 e Ubuntu 8.04 deve funcionar também no 9.10.

Agradeço desde já!
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2009, 18:05 por MLessa »

Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: Como Instalar o modem 3G ZTE MF645 no Ubuntu 9.10
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2009, 12:47 »
Geralmente o Gnu-Linux é ignorado pelas operadoras

já li vários relatos de compatibilidade entre esses modems e o Ubuntu.

recomendo usar o Wv Dial (apt-get install wvdial).


abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Offline MLessa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Como Instalar o modem 3G ZTE MF645 no Ubuntu 9.10
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2009, 13:10 »
Pois é... As operadoras deviam ter um pouco mais de consciência até de expansão de mercado visto que o numero de usuários Linux vem aumentando muito,principalmente depois do Ubuntu :).
Ja ouvi falar desse discador, inclusive vi que alguns usuarios Linux que usam internet 3G com modens ZTE o usa.

De qualquer forma fica a pergunta.... Compro ou não compro o modem??? Alguem já conseguiu intalar esse modelo no Ubuntu 9.10??

Saudações

Offline drpaulo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Como Instalar o modem 3G ZTE MF645 no Ubuntu 9.10
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2009, 19:11 »
Meu ZTE funcionou com essa solução: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1359410

Tenho quase certeza que vai funcionar para vocês!!!!!

Abraços,


Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: Como Instalar o modem 3G ZTE MF645 no Ubuntu 9.10
« Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2009, 09:39 »
também estou em duvida sobre esse modem e gostaria de saber se ao conecta-lo no computador e em seguida iniciar o processo de instalação ele será reconhecido na tela de nova conexão de banda larga (Ubuntu 9.10)?

Offline torresdf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como Instalar o modem 3G ZTE MF645 no Ubuntu 9.10
« Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2009, 10:14 »
Boa Tarde a todos!

Seguinte... Eu a muito tempo estou amadureçendo a idéia de comprar um modem 3G, só que tenho medo de comprar um modem o qual eu não consiga instalar no Ubuntu 9.10 que é o que eu uso atualmente.
Andei dando uma pesquisada e encontrei esse modem na Vivo:
http://www.vivo.com.br/portal/detalhe_do_celular.php?svc_apr_srl_aparelho=593?WT.ac=modemtv.modem.atalho.celulares
O modem pareçe bem bacana (tem até tv!!! Pena que pareçe que só roda no "azulzinho") e pelo que eu vi nas especificações ele funciona no Ubuntu 7.1 e Ubuntu 8.04.
Queria saber se algum dos senhores usa esse modem no Ubuntu 9.10 ou se acreditam que já que ele funciona no Ubuntu 7.1 e Ubuntu 8.04 deve funcionar também no 9.10.

Agradeço desde já!

Quero esclarecer que também tive esta dificuldade por muito tempo e visitei e pesquisei vários tutoriais, atualmente uso ubuntu 9.10 em um acer 3050, com conexão 3g claro, usei o tutorial abaixo fazendo as devidas modificações, minha conexão as vezes fica ativa por mais de 12 hs e as vezes tenho que reconectar, mas não é problema com a configuração mas com a conexão da claro! Entretanto a velocidade é boa e satisfatoria na maior parte do tempo... Então vamos dividir conhecimento para conquistar novos usuários!!!


 Configurando mini-modem ZTE MF626 no Ubuntu feito pelo Renato Oliveira e adaptado para ser usado no BigLinux e rodando também no ubuntu 9.10!
 

1º - Baixe esse arquivo http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/usb_modeswitch-0.9.7.tar.bz2, agora descompacte ele na sua pasta home, é aquela pasta com seu nome, para descompactar é só clicar em cima do arquivo baixado com o botão direito e clicar em extrai e informar o local.

Aconteceu comigo. Quando cliquei na pasta home para ver se o arquivo tinha sido realmente extraído não conseguir visualizar a pasta então tentei extrair novamente e ele me disse que a pasta já existia ai que percebi que a pasta estava oculta.

2º - Abra um terminal e acesse a pasta que acabou de descompactar
cd usb_modeswitch-0.9.7

3º - Digite o comando abaixo para instalar:
bigsudo aptitude install usb_modeswitch

4º - Agora vamos editar o arquivo "usb_modeswitch.conf", digite no terminal...
bigsudo kedit /etc/usb_modeswitch.conf  //use sudo e seu editor preferido, se você é ubunteiro!

Com o arquivo usb_modeswitch.conf aberto clique em localizar e digite 626 ele vai te mostra algo assim:

################################################
# ZTE MF628+ (tested version from Telia / Sweden)
# ZTE MF626
#
# Contributor: Joakim Wennergren

;DefaultVendor= 0x19d2
;DefaultProduct= 0x2000

;TargetVendor= 0x19d2
;TargetProduct= 0x0031

;MessageEndpoint=0x01
;MessageContent="55534243123456782000000080000c8501 0101180101010101000000000000"

# if that command doesn't work, try the other ("eject")
;MessageContent="5553424312345678000000000000061b000000030000000000000000000000"

###################################################

Descomente as linhas removendo os símbolos "#" e ";", deixe assim:
 // É preferivel usar o codigo abaixo copiando e colando diretamente no documento aberto do seu editor visto que já está sem os símbolos!...

################################################
ZTE MF628+ (tested version from Telia / Sweden)
ZTE MF626
  
 Contributor: Joakim Wennergren
DefaultVendor= 0x19d2
DefaultProduct= 0x2000

TargetVendor= 0x19d2
TargetProduct= 0x0031

MessageEndpoint=0x01
MessageContent="55534243123456782000000080000c8501 0101180101010101000000000000"


if that command doesn't work, try the other ("eject")
MessageContent="5553424312345678000000000000061b000000030000000000000000000000"

###################################################

Salve e feche o editor

5º - Desconecte o mini-modem espere um pouco e coloque novamente e espere a cor dele mudar e digite no terminal:
bigsudo /usr/sbin/usb_modeswitch -W -c /etc/usb_modeswitch.conf

6º - Vamos criar um novo arquivo em branco; digite no terminal
bigsudo kedit /usr/share/hal/fdi/information/20thirdparty/20-zte-mf626.fdi

Agora copie e cole esse texto:

<!-- -*- SGML -*- -->
<deviceinfo version="0.2">
<device>
<!-- ZTE MF626 HSDPA USB Modem -->
<match key="@info.parent:usb.vendor_id" int="0x19d2">
<match key="@info.parent:usb.product_id" int="0x0031">
<match key="@info.parent:usb.interface.number" int="3">
<append key="modem.command_sets" type="strlist">GSM-07.07</append>
<append key="modem.command_sets" type="strlist">GSM-07.05</append>
<append key="info.capabilities" type="strlist">modem</append>
</match>
</match>
</match>
</device>
</deviceinfo>

Salve e feche

Encontre o ícone conexão de rede, fica no canto inferior esquerdo próximo ao relógio ele tem um formato de um cabo de rede.

1º - Clique com o botão direito do mouse sobre ele e depois em editar conexões
2º - Clique na aba Banda larga móvel
3º - Clique no botão Adicionar então aparecera uma janela New Mobile Broadband Connection, clique no botão frente
4º - escolha o país br Brasil e a operadora CLARO, que utiliza o mesmo número de discagem da VIVO que ainda não consta nessa lista. Clique no botão frente
5º - Mude o nome de CLARO para VIVO, depois clique em aplicar //lembre fazer de acordo com sua operadora, vivo,claro, oi etc..
6º - Em conexões de rede, clique na aba Banda larga móvel, clique na conexão que acabou de criar e depois em editar
7º - Na janela editando vivo, na aba banda larga móvel, Na opção BÁSICO deixe o número como esta *99# mude nome de usuário para vivo e senha para vivo.
Na opção AVANÇADO em APN deixe em branco ou mude para zap.vivo.com.br ou /claro/ ou oi etc (no meu esta em branco) depois clique em ok

Eu usei esta config para a claro:
config do torres...

nome da conexão: Banda Larga 3G
discar numero *99***1#
usuario:claro
senha:claro
APN:bandalarga,claro.com.br
tipo PDP ip
modo de autenticação PAP
OBTER ENDEEREÇO DOS SERVIDORES DNS
AUTOMATICAMENTE- MARCADO
OBTER ENDEREÇO PDP AUTOMATICAMENTE MARCADO

Depois disso seu modem já deve ser reconhecido

Se não conectar imediatamente, ai é só clicar no ícone conexão de rede com o botão esquerdo e clicar na conexão vivo e pronto.

Se vc desligar o pc ou notebook e ligar novamente ele não reconhece o modem ai tem que abrir um terminal acessar a pasta usb_modeswitch-0.9.7 e executar novamente esse comando sudo /usr/sbin/usb_modeswitch -W -c /etc/usb_modeswitch.conf

Para resolver isso vc pode adicionar o

/usr/sbin/usb_modeswitch -W -c /etc/usb_modeswitch.conf no arquivo /etc/rc.local (mas, antes da linha exit 0 )

Eu usei o seguinte para o modem montar automaticamente crie o arquivo a seguir:

sudo gedit /etc/udev/rules.d/95-ZTE-MF100.rules

com o conteúdo a seguir :

SUBSYSTEM=="usb", SYSFS{idProduct}=="2000", SYSFS{idVendor}=="19d2", RUN+="/usr/sbin/usb_modeswitch", RUN+="/sbin/modprobe usbserial vendor=0x19d2 product=0x2000"

Kleber Duarte

"Renato ajudou Kleber que ajudou Torres, que repassa a ajuda! Faça o mesmo..."

Feliz natal e próspero ano novo!!!

Tôrres....
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2009, 12:51 por torresdf »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como Instalar o modem 3G ZTE MF645 no Ubuntu 9.10
« Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2009, 11:19 »
Citar
usei o tutorial abaixo fazendo as devidas modificações
Seria bom passar as modificações, ou os novatos vão ficar tão perdidos quanto antes.

Só pra começar, não existe o comando "bigsudo" no (K)Ubuntu, até onde eu sei. Qual seria o equivalente, aqui? kdesudo? gksudo?

Além disso, nem o KDE 4 nem o Gnome trazem mais o programa "kedit". Então o pessoal simplesmente não conseguiria abrir o tal arquivo em edição... :(

Tem mais alguma modificação necessária???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline torresdf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como Instalar o modem 3G ZTE MF645 no Ubuntu 9.10
« Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2009, 12:32 »
Citar
usei o tutorial abaixo fazendo as devidas modificações
Seria bom passar as modificações, ou os novatos vão ficar tão perdidos quanto antes.

Só pra começar, não existe o comando "bigsudo" no (K)Ubuntu, até onde eu sei. Qual seria o equivalente, aqui? kdesudo? gksudo?

Além disso, nem o KDE 4 nem o Gnome trazem mais o programa "kedit". Então o pessoal simplesmente não conseguiria abrir o tal arquivo em edição... :(

Tem mais alguma modificação necessária???

Caro usuário

se voce notar no quarto pass bem no inicio eu deixei um aviso que era para usar sudo se voce é usuário ubuntu!

4º - Agora vamos editar o arquivo "usb_modeswitch.conf", digite no terminal...
bigsudo kedit /etc/usb_modeswitch.conf  //use sudo e seu editor preferido, se você é ubunteiro!

Além do mais os tutoriais espalhados na net e sitios do próprio sistema ensina a usar editores e anbientes graficos...

Usuários linux apreendem a sair do leite para o alimento sólido, lendo! procurando faqs...

Eu espero que os usuários iniciantes entrem no forum iniciantes e apreendam a usar um editor, acho que foi assim comigo, e voce tbém!
E mesmo eu sou um eterno iniciante, tão vasta é a área!

Então vamos apreender a pescar?

Um feliz ano novo e muitos bits de conhecimento neste proximo ano, sem se esquecer que tudo nesta vida é vaidade! ;)

Ok!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como Instalar o modem 3G ZTE MF645 no Ubuntu 9.10
« Resposta #8 Online: 30 de Dezembro de 2009, 12:38 »
torresdf, eu sei pescar. Talvez melhor do que você, sem falsa modéstia. Só estou chamando a atenção que um novato pode se enrolar com o tutorial da forma como você o passou aqui. Mandá-los procurar no google como completar as lacunas do seu tutorial é, no mínimo, grosseria...

Você pode tomar meu conselho como dicas sobre como tornar o seu tutorial melhor ou mais completo, ou como inveja por você ter postado o tutorial, e eu não. A decisão é sua, o crescimento resultante dela também.

Feliz Ano Novo, de coração.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline otubo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Como Instalar o modem 3G ZTE MF645 no Ubuntu 9.10
« Resposta #9 Online: 31 de Dezembro de 2009, 03:01 »
Rapaz, escrevi um tutorial pra usar modem 3g no Ubuntu. Infelizmente não é este modem ZTE MF645 mas acho que a idéia já pode ajudar -http://www.otubo.net/2009/12/vivo-3g-using-huawei-e1756-on-ubuntu.html

[]'s

Offline torresdf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como Instalar o modem 3G ZTE MF645 no Ubuntu 9.10
« Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2010, 09:58 »
torresdf, eu sei pescar. Talvez melhor do que você, sem falsa modéstia. Só estou chamando a atenção que um novato pode se enrolar com o tutorial da forma como você o passou aqui. Mandá-los procurar no google como completar as lacunas do seu tutorial é, no mínimo, grosseria...

Você pode tomar meu conselho como dicas sobre como tornar o seu tutorial melhor ou mais completo, ou como inveja por você ter postado o tutorial, e eu não. A decisão é sua, o crescimento resultante dela também.

Feliz Ano Novo, de coração.

Caro Zekkerj

Jamais duvidei da sua capacidade e em momento algum  tentei ser melhor que a ou b, nós devemos sim é acrescentar!
Eu realmente não tenho prática em escrever tutoriais (mas prometo melhorar!)pois leio mais do que escrevo , apenas tentei ajudar...
Mas veja bem, a maneira como fiz, e fica claro que funcionou comigo; serviu em outras maquinas de amigos, apenas fazendo as modificações necessárias.  Esta semana, tive o dito cujo Acer 3050, subtraido por um gatuno, e com a graça do meu Bom Deus, que me ensinou a pescar, adquiri um Acer1642, que diga-se de passagem rolou meu Ubuntu lindamente! Apliquei o mesmo tutorial supra-citado, e estou te postando pelo meu ubuntu 9.10 na 3G claro! As vezes não rola, mas aí eu desconecto e conecto de novo então, pimba! Conecta...
Um detalhe que vou resolver é a montagem automática, neste modelo tenho que abrir o  meu computador, clicar com o botão direito sobre o icone da claro que lá aparece e mandar ejectar, então o bendito storage modem aparece e a conexão pode ser feita!

É isso aí, se você tiver alguma idéia para melhorar agradeço, é de jovens como você que meu país necessita para se tornar uma nação livre!
Não tenho nada contra as pessoas que não querem sair da zona de conforto e só ficar apertando botão! Mas liberdade é usar o que você pode controlar, por isso uso GNU/LINUX!
Um cordão de três dobras é bem mais forte!

Feliz ano novo e vida próspera, livre colega!
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2010, 00:27 por torresdf »

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Como Instalar o modem 3G ZTE MF645 no Ubuntu 9.10
« Resposta #11 Online: 09 de Abril de 2010, 15:47 »
Funciona, porém o discador da ZTE é meio bugado e por isso vc pode conseguir acessar a internet sá por um dia, caso isto ocorra tem no ubuntu um discador muito bom ele fica localizado na barra superior ele é representado por uma imagem de uma antena tente usar ele caso haja algum problema.
OBS: O ZMC tem dependencias