Passo a Passo instalação Joomla em servidores UBUTUN
Instalando o Joomla
Para a instalação local é necessário que o computador tenha alguns softwares instalados. Vejamos a lista:
1. mysql - banco de dados.
sudo apt-get install mysql-client
sudo apt-get install myql-server
2. php - linguagem web
sudo apt-get install php5-mysql
sudo apt-get install php5
3. Apache - servidor Web.
sudo apt-get install apache2
4. Phpmyadmin - Banco de Dados
sudo apt-get install phpmyadmin
O fundamental é ter os softwares listados anteriormente instalados e configurados.
Depois de fazer download do arquivo é necessário descompactá-lo e copiar o diretório criado para a pasta web.O download pode ser feito no link abaixo, lembrando sempre de baixar a versão mais recente,nesse caso o 1.5.15;
http://joomlacode.org/gf/project/joomla/frs/?action=FrsReleaseBrowse&frs_package_id=4856No Debian, Ubuntu o diretório é o /var/www.
O ideal é criar uma pasta como nome Joomla e descompactar os arquivos dentro desta pasta para facilitar todo o trabalho
$ tar -xvzf Joomla_1.5.9-Stable-Full_Package.tar.gz
Abrir o navegador e digitar:
http://localhost/phpmyadmin Esta é a pagina principal do phpmyadmin. Para acessar o sistema de gerenciamento do mysql é só entrar com o usuário root e a senha. Logo acima da área de login podemos escolher o idioma português para tornar mais fácil a criação da base de dados. Depois da autenticação teremos acesso ao interior do gerenciador. Observe a imagem abaixo:
Para criar a nossa base de dados vamos escrever o nome dela na caixa de texto "CRIAR NOVA BASE DE DADOS" e clicar no botão CRIAR. Daremos o nome ao banco de dados de "joomla". O banco de dados será criado sem nenhuma tabela. Seremos conduzidos pra tela para a criação de uma table, mas este não é nosso caso, as tables do Joomla serão criadas e povoadas pelo próprio Joomla. Nosso trabalho é só criar a base.
A instalação e configuração do Joomla é feita a partir do próprio navegador. Para iniciar o processo de instalação devemos digitar na barra de localização a url:
http://localhost/joomla.
No caso de estarmos usando algum servidor web, podemos acessar de três modos:
•
http://localhost - este é o nome de nosso servidor localhost, ou máquina local;
•
http://127.0.0.1 - este é o IP de loopback, pode ser usado para testarmos nossas páginas;
• Ou IP do micro ou servidor aonde esta instalado os serviço;
A primeira tela é para escolhermos apenas o idioma a ser usado na instalação e configuração do joomla.
Nesse passo da instalação o joomla faz uma verificação dos softwares instalados e suas versões. Se algum software não estiver instalado ou mal-configurado ele marcará a opção de vermelho para indicar que há algum problema. Nesta configuração há apenas duas opções assinaladas em vermelho:
1) Arquivo de configuração não editável - É um problema de permissão de escrita dentro do diretório joomla, coisa simples de ser consertada;
2) Exibir erros = OFF - Quando esta opção está como ON o sistema mostra o "debug" de todo o processo caso ocorra algum erro, poderemos modificar isto depois. No uso é apropriado para o momento de configuração e desenvolvimento pois mostrará todo o log, depois, quando entrar em modo de produção é melhor que fique OFF mesmo.
O problema de permissão ocorreu porque lá atrás, quando copiamos o diretório joomla para /var/www com o "sudo" o Sistema Operacional colocou como dono e grupo para este diretório o root. Usando o comando:
$ ls -l /var/www
Podemos ver a seguinte informação:
drwxr-xr-x 17 root root 4096 Mai 18 11:23 joomla
O dono do diretório é o root e o grupo também é o root. Podemos fazer duas coisas nesta hora, ou modificamos o dono e grupo para www-data ou modificamos as permissões de acesso ao diretório. As permissões são aquelas letras do lado esquerdo:
drwxr-xr-x
O Apache deu esse sinal de erro porque ele é um usuário do sistema, "os outros", então ele não consegue criar o arquivo configuration.php nem modificar nada dentro do diretório. Então a primeira opção é alterar o dono e o grupo do diretório com o comando:
$ sudo chown -R www-data.www-data /var/www/joomla/
Depois que usarmos este comando, clicamos em Verificar Novamente o sinal de erro desaparecerá.
A terceira tela de instalação é a licença sob a qual está o Joomla. O Joomla está sob a licença GPL, é interessante conhecermos esta licença. A maior parte dos aplicativos que rodam no Linux, inclusive o próprio Linux está sob a licença GLP. Nesta tela não há muito o que fazer, prossigamos para a próxima etapa de instalação.
A próxima tela talvez seja a mais importante no processo de instalação pois é aí que configuramos o acesso ao banco de dados que foi criado lá atrás.
vejamos os parâmetros importantes desta tela.
• Tipo de Banco de dados - mysql - O joomla 1.5 agora trabalha com dois bancos de dados, o mysql e o sqlite;
• Nome do Servidor - localhost - Alguns provedores usam um servidor de banco de dados separado do servidor web. Como nosso banco está na própria máquina, o localhost fará com que o joomla tente a conexão com o mysql pela porta 3306;
• Nome de usuário - root - É o usuário padrão do mysql. Não criamos outro usuário pois faremos upload de todo o sistema para o webhosting, aí lá teremos que fazer a configuração;
• Senha - "" - da mesma forma que o usuário, teremos que alterar lá no webhosting quando fizermos o upload do sistema.
• Nome do Banco de Dados - joomla - É o nome que demos para o banco de dados lá atrás. Quando enviarmos para o webhosting precisaremos fazer uma pequena alteração no nome do banco, inserindo um prefixo que veremos adiante.
Aqui temos um ponto interessante, o uso de um usuário que tenha acesso ao ftp do servidor. Normalmente os servidores web usam um usuário e um login para acesso. A partir da autenticação é possível enviar arquivos para o server, bem como acessar o banco de dados e outros recursos. Não é obrigatório informar este dados, como estamos instalando em um localhost não estamos usando este usuário, caso fosse feita a instalação direto em um webhosting poderia ser informado o usuário, mas sem obrigatoriedade.
O final da instalação está aproximando-se. A próxima tela é a de configurações gerais do Joomla. A primeira informação é o nome do site. Aquele nome que aparece na barra de títulos do navegador, é o nome de seu site. Depois temos 3 caixas de texto logo abaixo: o e-mail do administrador do site, depois duas caixas para a senha do administrador. Um botão com os dizeres "Instalar exemplo de conteúdo" está esperando para ser pressionado. Até o momento não há nenhum conteúdo gravado na base de dados, o Joomla criou as tables mas não inseriu nada nelas. Para o site não aparecer logo de cara vazio, vamos apertar o botão e clicar em próximo.
A última tela da instalação nos adverte para apagarmos o diretório /installation do sistema;
sudo rm -rf /var/www/joomla/installation
Você também pode excluir a pasta via WINSCP para facilitar, basta apenas ir em /var/WWW/joomla/ e excluir a pasta INSTALLATION
Pronto, o joomla esta com as configurações básicas necessárias, aguardando apenas a inclusão dos templates;