Autor Tópico: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi  (Lida 46355 vezes)

Offline mmsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #15 Online: 03 de Dezembro de 2009, 18:15 »
Uso em Fortaleza. A TIM não presta aqui.

Offline mmsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #16 Online: 04 de Dezembro de 2009, 01:02 »
Sugiro que acompanhem o desenvolvimento do Moblin:

http://moblin.org/

Abraço.

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #17 Online: 05 de Dezembro de 2009, 20:20 »
desculpa a demora gente e obrigado pela ajuda ! dei uma lida no link acima de morimoto e esta de parabenx ! só nao consegui fazer os prcedimentos porque quando ia editar o /etc o ubuntu diz que nao tenho permissao ! mas sou o admin ! ?

leandro@leandro:~$ lsusb

Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

Bus 002 Device 004: ID 12d1:1003 Huawei Technologies Co., Ltd. E220 HSDPA Modem / E270 HSDPA/HSUPA Modem

Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root

valeu

Por padrão do ubuntu, sua conta é de usuário, vc precisa usar o comando sudo gedit ( o caminho do arquivo ) e dê enter

vai ser pedido a senha de administrador que vc criou na instalação, para vc ter certeza dê que está como root

após o comando sudo su , o seu login passa de leandro@leandro:~$  , para leandro@leandro:~#( # indica que vc está como root, mas tome cuidado ao dar

comandos, nesta forma vc tem acesso ao sistema, e um comando errado poderá danificá-lo, mais dúvidas posta denovo.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #18 Online: 05 de Dezembro de 2009, 20:23 »
Aproveitando o tópico, gostaria de saber se vale a pena ter o Tim Web.  ;)

Depende da área em que vc está, moro em Santo André ( SP ) a cobertura oscila muito o 3G , em Diadema na casa dá minha mãe

a cobertura é show de bola, mina conexão de 1mega, dá prá fazer download de até 150kbps.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline moises_rn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #19 Online: 09 de Dezembro de 2009, 09:50 »
O ubuntu não reconhecer o modem da vivo zte mf626, o que eu faço para ele reconher o modem...pois estou sem pode navegar por ele, so pelo windows. 

Offline mmsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #20 Online: 09 de Dezembro de 2009, 11:28 »
Instale o USB_Modeswitch sem o modem estar "plugado" na porta USB. Você consegue o programa em:

http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/

Após a conclusão da instalação, "plug" o modem na porta USB. O Ubuntu provavelmente continuará a reconhecer seu modem como pen drive. Então, faça o seguinte:

1) vá em "Locais" -> "Computador" -> e na opção de drive do seu modem (que deve ter sido reconhecido como "pen drive" ou "cd")
2) clique com o botão direito sobre o ícone do modem (que foi reconhecido como pen drive)
3) clique em ejetar, mas não remova o pen drive da porta usb.
4) espere a luz do pen drive acender novamente.

Se o USB Modeswitch tiver sido instalado corretamente o Ubuntu vai reconhecer o seu modem como "modem 3g". Aí é só configurar a conexão através do gerenciador de redes. Neste gerenciador, as operadoras do Brasil já se encontram pré-configuradas. É só seguir as etapas propostas pelo Ubuntu e você consegue a conexão.

Detalhe: no meu caso, as vezes tenho que tentar de 3 a 5 vezes até conseguir a conexão, mesmo em áreas onde há bom sinal. Imagino que seja algum problema do Ubuntu/Linux já que o mesmo não ocorre no Windows.

Offline Jesus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Vivo 3G - O que deu errado e o que deu certo comigo
« Resposta #21 Online: 10 de Dezembro de 2009, 01:03 »
Usando AcerOne 150 com Ubuntu 9.10.

----------------------

Fui na Claro, Oi e Vivo comprar banda larga móvel. Queria saber se tinham modens compatíveis com Linux.

Na Oi, me mandaram ligar para alguma coisa 144, acho.

Na Claro, me disseram que só tinham pra Win e Mac.

Na Vivo, me indicaram 2: Huawei e ZTE.

Pedi pra testar.

O Hawuei não deu sinal de vida.
 
O ZTE deu. Era o ZTE MF 645 (o da tv digital que só funciona no win - ao menos é o que eles dizem...).

Conferi instalação de wvdial, qt3-mt, libaudio e instalei o discador da vivo (que tinha no pendraive). Ejetei o pendraive e acionei o discador.

O que não deu certo

Demorou, mas mostrou sinal de rede. Só não conectou. Algum "incapaz de... sei lá o que"  (eu estava no balcão da loja testando... então não ia anotar tudo). Passei mais de duas horas lá dentro. Tentei fazer a instalação pelo network-manager, mas, quando finalmente o modem foi identificado, minha bateria deu os últimos suspiros...

Prometi estudar o caso e voltar.

Pesquisei em casa. Instalei o usb-modeswitch, desinstalei o discador da vivo (o do pendraive) e instalei outro, um vivo-1.0.0B03.i386 que encontrei referenciado aqui no fórum e está disponível em http://www.kvix.com.br/downloads/vivo-1.0.0B03.i386.deb, borrado de medo do pacote estar craqueado. Deu um erro na instalação.
Assim mesmo voltei para a loja com ele instalado.

Cheguei na loja, não tinha mais modem ZTE. Não o MF 645. Vieram com o Huawei novamente. E novamente o bichinho nem deu sinal de vida. Aí o cara foi tentar achar algum outro. Veio com um ZTE MF 100, o último do estoque - me disse.

Pluguei no netbook, esperei acender a luz verde e acionei o discador (o do saite kvix). Depois de um tira-bota modem, intuí que poderia ser o usb-modeswitch que, não deixando lançar o ícone, talvez não tivesse feito bom trabalho pra não deixar montar o pendrive.

Despluguei o modem, desinstalei o usb-modeswitch, acionei o discador: localizou o modem, indicou sinal de rede, mas deu erros de conexão.

O que deu certo

Desinstalei do diretório /opt/ tudo o que tinha instalado com o discador obtido no kvix. Abri o pendrive do modem, copiei a pasta Linux para o meu diretório pessoal, acessei o subdiretório LinuxUI e com um sudo ./install.sh instalei o discador ZMC, que seguramente fez outros ajustes, pelo que pude ler do script de instalação. Acionei o discador e...  Bi-i-i-i-i-i-n-g-o!

Assim meio em câmera lenta, mas identificou o modem, indicou sinal de rede disponível e, solicitada a conexão, conectou.

Fechei negócio e contratei o plano falsamente ilimitado, com o modem ZTE MF 100 (Talvez esse discador, driver e sei lá mais o que funcione com os outros modelos ZTE).

----------

Outras observações

Não consegui usar o gnome-ppp. Depois de várias tentativas ele passou a reconhecer o modem na ttyUSB1, a  9600, mas aborta a conexão em seguida.

Consigo conectar pelo applet do NetworkManager (depois de algumas tentativas que tive que fazer para acertar a configuração - acho que eu que compliquei porque parece não necessitar de alterações ao proposto). A conexão é concluída mais rapidamente do que pelo discador ZMC (da Vivo). Mas o ícone na barra fica deformado... não sei porquê.

Como o plano ilimitado tem lombada eletrônica - redução de velocidade, a partir de 2GB de dados trafegados/mês, e minha maior necessidade móvel é acesso a textos, estou testando - e achando bem interessante - o uso do Elinks. Penso que isso economiza dados trafegados para usar quando realmente se tem necessidade de páginas com imagens. Mas é bom dar uma treinada no Elinks e se acostumar com teclas de atalho, usando o wi-fi ou a rede com fio...

Uma observação besta, mas talvez útil. Depois de copiados os arquivos do pendraive do modem, para o modem ser reconhecido como modem, é preciso ejetar o pendraive. Ejetar o pendraive é uma operação que tem que ser repetida cada vez que o modem for plugado (bem, ainda não tentei reinstalar o usb-modeswitch. Talvez funcione e essa operação não seja mais necessária, mas o pendraive do modem vai ficar inacessível, creio).

Se alguém quiser os arquivos que vieram com o ZTE MF 100 para testar com outro modem da ZTE, avise por aqui e me passe o e-mail por MP.

----------


Na verdade, fui em duas lojas da Vivo. Na primeira, o vendedor sugeriu que eu formatasse o HD e instalasse o Windows... É preciso muita calma pra não se cometer um desatino nessa hora. E na segunda, a atendente ainda me perguntou porque eu não comprei um netbook com windows... Aproveitei pra dar minhas razões. Mas ter que ouvir essas sugestões indecentes é dose!...

-------------

Meu Cheese é que não quer saber de funcionar mais. Mas isso não tem nada a ver com modem e banda larga móvel.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2009, 11:26 por Jesus »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #22 Online: 10 de Dezembro de 2009, 01:27 »
Citar
Na verdade, fui em duas lojas da Vivo. Na primeira, o vendedor sugeriu que eu formatasse o HD e instalasse o Windows... É preciso muita calma pra não se cometer um desatino nessa hora.
Eu, se estivesse de bom humor, teria levantado, dado "Um bom dia pro senhor, bom serviço" e virado as costas pra ele.

Se estivesse de mau humor teria desancado ele, e chamado o gerente pra passar um pito.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mmsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #23 Online: 10 de Dezembro de 2009, 09:31 »
...ou seja: é um sufoco instalar banda larga no Linux.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #24 Online: 10 de Dezembro de 2009, 11:36 »
...ou seja: é um sufoco instalar banda larga no Linux.

A minha funcionou de primeira, tanto no Kubuntu 9.10, quanto no 9.04, quanto no 8.04, quanto no Kurumin 7, quanto no Kurumin NG, quanto no Fedora 6 do meu cliente, quanto nos Kurumin 7 e Ubuntu Server do meu outro cliente.

Claro que nenhuma delas era 3G, com esses modems dos infernos das operadoras idem...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mmsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #25 Online: 10 de Dezembro de 2009, 11:43 »
Bom, tenho lido vários tópicos com muita gente reclamando de conexões 3G no Linux. Mas minha opinião sobre a origem desse assunto é bem simples: todas as operadoras de telefonia, bem como os fabricantes de modems 3G se preocupam em atender aos usuários Windows - e os usuários Mac.

Mas ainda bem que existe o Linux - e que ele é do jeito que é. Embora seja difícil, em alguns casos, encontrar formas de conectar modems 3G a internet, o processo é possível mesmo sem usar drivers específicos. No caso do Windows, se os drivers não acompanhassem os dispositivos, o processo era, simplesmente, impossível.

Agora nós, como usuários do Linux, teríamos de encontrar uma forma de 'pressionar' às telefônicas (que são as empresas que vendem os modems e fornecem os serviços) a nos atenderem da melhor forma.

Offline Jesus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #26 Online: 10 de Dezembro de 2009, 11:54 »
Tentei reinstalar o usb-modeswitch e deu erro no zmc-vivo. Desinstalei-o. O erro voltou a ser informado hoje quando instalei as atualizações do kernel. Mas continuo acessando pelo NetworkManager e pelo discador.

A propósito, o pacote usb-modeswitch está no repositório-padrão do 9.10!!!
--------

Nem achei tão difícil assim. O que tem é falta de vontade das operadoras e desconhecimento técnico e falta de treinamento dos atendentes. E, para leigos como eu, às vezes o problema é sair misturando receitas...

Tenho que anotar que o funcionário da Vivo que me atendeu ontem não palpitou nada sobre windows. Me pediu o netbook e eu perguntei se ele sabia alguma coisa sobre linux. Me disse: a gente se vira. Aí ficou todo perdido, acho que querendo enxergar o desktop do windows; conseguiu achar em Locais o "Computador" e me perguntava onde era o painel de controle, porque o procedimento era o mesmo que se fosse windows. Então eu disse gentilmente pra ele que ele não sabia nada de Linux, pedi o netbook de volta e disse que ele deixasse comigo... e aí que tentei com o discador que eu tinha instalado, depois desinstalei-o e instalei o do próprio modem, e, pra sorte minha, o bicho funcionou... E três funcionários da vivo vieram me perguntar: e aí, funcionou? E eu, com ar superior: Claro! É só uma questão de ter um pouco de paciência!!!!

--------

De fato, parece que o 9.10 já tem o suporte para alguns desses modems (ô plural difícil de fazer!!! Vou consultar o Houaiss!!!). O que ainda não me ficou claro  é se preciso ou não instalar o driver fornecido pela operadora. No meu instalei e funcionou. Talvez uma hora dessas eu resolva tirá-lo e testar sem ele...

--------

Seria bom se arranjássemos um ftp pra carregar todos esses drivers e discadores, bem como scripts (bem explicados), onde o pessoal pudesse testar qual funciona com seu linux e com seu modem. Ou já existe esse ftp e eu não estou sabendo?
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2009, 02:45 por Jesus »

Offline mmsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #27 Online: 10 de Dezembro de 2009, 11:59 »
Bom mesmo era que esses scripts ou programas fizessem parte dos repositórios do Ubuntu.

Offline Jesus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #28 Online: 11 de Dezembro de 2009, 16:53 »
Pra minha surpresa, depois das últimas atualizações do sistema, e depois dos meus testes - instalar novamente o usb-modeswitch, usar o modem, desinstalar todo o software do modem (e aí  não funcionou a instalação pelo NetworkManager...), reinstalar o software do modem, desinstalar o usb-modeswitch, reinstalar o software do modem novamente, isso com sucessivos liga-desliga do netbook, eis minha surpresa:

Quando plugo o modem, aparece o ícone ZTEMODEM. Mas ao clicar no discador da Vivo, a memória flash do modem é ejetada automaticamente e o modem é carregado.

Vai se entender... Parece que veio uma melhoria com as últimas atualizações...

Offline hamtaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #29 Online: 28 de Dezembro de 2009, 00:08 »
Quem sabe alguém me ajuda

Estou com um modem 3G Houawei da TIM, que ganhei da empresa

Uso o KK.

Criei uma conexão TIM diretamente pelo gerenciador de conexões (Editar Conexões, Banda Larga Móvel) e escolhi o TIM. Depois, conectei o modem e exclui o ícone da área de trabalho (interromper, como li em um tuto). Perfeito! Conectou e a luz do modem deu sinal de conectato. Porém, ao tentar acessar as páginas da net no navegador, bem como baixar e-mail's (uso o evolution) é como se o modem não estivesse conectado, pois nem o navegador, nem o cliente de e-mail encontram conexão.

Tentei usar também o tutorial do Morimoto para habilitar o modem, mas o diagnóstico foi o mesmo (dá a impressão que está conectado, porém a internet não funciona).

Alguém tem uma idéia de como ajudar?

Grato.
Quando tiver que optar entre o direito e a justiça, opte pela justiça.
http://counter.li.org/cgi-bin/certificate.cgi/504092