Resolvido em parte.
fiz o seguinte:
entrei em sistema/administração/utilitário de unidades
verifiquei que o modem aparecia como unidade de armazenamento. Então, marquei ele e efetuei o comando "ejetar midia do dispositivo".
Depois, entrei em sistema/preferências/conexões de rede
editei a conexão banda larga movel como "vivo brasil", digitei um novo número de discagem (descoberto por meio da mesma conexão no windows), (*99***1#), em seguida desmarquei todas as opções de login (usuario e senha), compactação e criptografia e mandei reconectar. e advinhem....funcionou.
Reparem que a conexão default apresentada pelo ubuntu para a operadora vivo (vivo padrão) está desatualizada, necessitando realizar os ajustes supracitados para que venha a funcionar.
O único problema agora é que toda vez que reinicio o computador tenho que refazer o passo de ejetar o modem. Alguém já resolveu isso?
Agradeço a todos que me ajudaram, mas relembro que como eu, alguns usuários de linux são iniciantes e não tiveram nenhuma experiência em MS-DOS, o que dificulta a utilização e o entendimento de alguns comandos. Portanto, os auxílios prestados devem partir bem do zero para surtirem o efeito desejado. Grato.