Autor Tópico: Análise Kubuntu 9.10 Karmic Koala  (Lida 7098 vezes)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Análise Kubuntu 9.10 Karmic Koala
« Online: 13 de Novembro de 2009, 23:02 »
Com o lançamento do Ubuntu 9.10, como sempre não resisti e atualizei meu notebook para a nova versão. Na minha opinião simplesmente a melhor versão do Ubuntu. E como sempre tive que dar uma parada obrigatória no site do Kubuntu para baixar a nova versão do Kubuntu 9.10 na esperança de um dia ter um Ubuntu com KDE descente. Eis que finalmente depois de 5 anos de Ubuntu os deuses decidiram atender as minhas preces  :D

A começar pelo o KDE 4 que finalmente está totalmente "usável". Ao menos as funções que mais utilizo estavam disponíveis e funcionando muito bem. O Kopete está muito maduro e atende completamente a maior parte das necessidades, como webcam, transferência de arquivos e outros. O tema do Kubuntu também está bem uniforme e muito bem feito.

Um detalhe importante que pra mim é o calcanhar de aquiles do Kubuntu: KPackageKit. Melhorou e muito! A versão do Kubuntu anterior era horrível! De cara quebrou meu sistema inteiro somente atualizando. Agora sim se portou muito bem e está bem feito. Mas ainda falta muita coisa para se aproximar do bom e velho Synaptic como instalação de pacotes recomendados/sugeridos, prender versão de pacotes, screenshots e oturos recursos. Um dia chegamos lá  ;D

O sistema se portou extremamente estável, ao contrário de outras versões que eram verdadeiras bombas relógio. Mas o Karmic Koala não! Até o momento nenhum travamento ou bug aparecente ocorreram aqui. Show!

Há coisas que me deixam triste. Como o foco principal do Ubuntu é o Gnome, a versão KDE do pinguim sulafricano às vezes fica de lado. Por exemplo, cadê o Ubuntu One no Kubuntu? Não vi o mesmo ou tema parecido de boot como no Ubuntu que achei muito elegante e limpo. O help faltou algumas páginas, mas não considero isso um bug.

Mas no mais, agora sim temos um Ubuntu com KDE descente.

Vale muito apena experimentar e usar!
« Última modificação: 13 de Novembro de 2009, 23:08 por JeffersonX »
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Análise Kubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2009, 23:42 »
Estou baixando agora para testar, você poderia me dizer se os problemas com o som no Ubuntu também ocorreram com o Kubuntu ou tudo está funcionado bem?

Abraços
Versuri

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Análise Kubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2009, 07:49 »
Eu tenho o Cd do kubuntu 9.10, quando fui roda-lo apenas para testar, este não abriu a área de trabalho(desktop), antes disso ficou piscando em uma tela azul com dois ícones no centro.
Achei uma pena pois tenho vontade de conhecer o ambiente kde, uma vez que o Ubuntu sempre me surpreende com coisas boas e diferentes. :(

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Análise Kubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2009, 08:10 »
Eu tambem tenho o cd do Kubuntu 9.10! e posso afirmar "esta mais eficiente, eficaz e efetivo" que o antigo!
testar ele pelo livecd, é meio extresante pois fica beeem lento e demora a iniciar!
so tah faltando o "Ubuntu One" que não sei o porque eles não colocaram ???
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Análise Kubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2009, 08:32 »
Estou baixando agora para testar, você poderia me dizer se os problemas com o som no Ubuntu também ocorreram com o Kubuntu ou tudo está funcionado bem?

Abraços
Versuri

Eu não posso dizer pois não tive problemas de som aqui no meu notebook com o Ubuntu. Eu só tinha percebido alguns chiados bem baixos quando o som era "requisitado" e com alguns segundos o chiado desaparecia, mas depois das últimas atualizações isso parou de ocorrer. É disso que você está falando? Vou ver aqui no Kubuntu se acontece o mesmo.

Outra coisa que percebi é que o Kubuntu via live cd é muito lento mesmo pra iniciar. Porém no USB fica bem rápido como o Ubuntu. Mas o instalador dele, mesmo via USB, não sei por qual motivo, é muito lento. As telas demoram para passar, principalmente se estiver rodando a partir do CD.

Eu estava rodando o Kubuntu via VirtualBox. Estou instalando em um micro para ver como se porta em uma máquina física.

Eu tenho o Cd do kubuntu 9.10, quando fui roda-lo apenas para testar, este não abriu a área de trabalho(desktop), antes disso ficou piscando em uma tela azul com dois ícones no centro.
Achei uma pena pois tenho vontade de conhecer o ambiente kde, uma vez que o Ubuntu sempre me surpreende com coisas boas e diferentes. :(

Qual é a sua placa de vídeo? Já tentou utilizar o modo gráfico seguro?

Eu tambem tenho o cd do Kubuntu 9.10! e posso afirmar "esta mais eficiente, eficaz e efetivo" que o antigo!
testar ele pelo livecd, é meio extresante pois fica beeem lento e demora a iniciar!
so tah faltando o "Ubuntu One" que não sei o porque eles não colocaram ???

Realmente. Fez muita falta e não dá pra entender porque não colocaram. Dá pra instalar via APT-GET, mas é o cliente em GTK do Ubuntu e não funcionou muito bem aqui. É uma pena.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2009, 08:35 por JeffersonX »
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Análise Kubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2009, 10:35 »
Jeferson, como sempre ótima suas análises
Por conta de tópicos como esse seu e do Versuri, e de opiniões como o do luizsantos, resolvi depois de muito tempo baixar o livecd do Kubuntu 9.10.
Me impressionou demais, o acabamento, a parte gráfica, enfim tudo como bem citou todos vcs.
Diante também do que sempre estou lendo o KDE4 e seus demais aplicativos terão grd sucesso.
Eu mesmo ando pensando em num futuro deixar o KDE4 por aqui num de meus pcs, usando o máximo de aplicativos qt.
Fiquei muito impressionado c/ aplicativos do Koffice, como o Krita (Gimp) e o Karbon14 (Inkscape), mesmo observando deficiências deles em relação ao seu similares em gtk, algo me chamou atenção, o fato deles trabalharem nativa/ c/ o cmyk.
O chato é que o Ubuntu, tem como o padrão o Gnome, mas devagar as coisas vão sendo ajeitadas, como vcs podem ver numa rápida busca pelo launchpad que já foi arrumada uma solução p/ o UbuntuOne no Kubuntu 9.10.
Gosto muito do Gnome, nunca tive problemas em me adaptar, mas nunca neguei minha simpatia pelo Kde, por achar que ele tem uma gama de programas, diria mais 'adultos'.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Análise Kubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2009, 12:48 »
JeffersonX, não havia visto sua pergunta. No modo gráfico seguro eu consigo roda, no entanto logo trava tudo.
Minha máquina tem a parte multimédia on-board, o vídeo é "Via Unichrome".
Será que o KDE é pesado de mais para minha máquina? :o

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
Re: Análise Kubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2009, 14:02 »
faltou tambem os drives de wireless broadcom, (pelo menos aqui nao reconhece nem instala os mesmos) se nao tiver internet via cabo ja era.... o kpackage é muito vago e tonto... ele mostra  atualizaçoes, vc clica para atualizar dai 10 minutos (ou menos) ele volta dizendo que te atualizaçoes disponiveis (as mesmas que vc acabou de instalar)  pessoalmente prefiro instalar o Ubuntu e depois via Synapitic, instalar o kubuntu-desktop, pois sempre preferi o kde, no mais tamos ai lutando...
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Análise Kubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2009, 14:24 »
Pessoal,
Depois de muitas tentativas em usar o KDE desde a versão 6.06 e nunca ter me adaptado ou achado muito complicado ou até mesmo "carregado" de funções que, para mim, desnecessárias, resolvi seguir a mesma linha do JeffersonX e instalei o Kubuntu 9.10 e de imediato já atualizei para o KDE 4.3.4.

Mesmo sendo usuário do Windows e acostumado com o Gnome e a sua simplicidade foi um pouco difícil a familiarização com os comandos, encontrar os programas, ausência de outros além da "cara" nova do sistema.

Aos poucos fui me habituando e encontrando as coisas, aprendendo a personalizar e a corrigir outras, deixando com a minha cara e, principalmente, não desistindo dos obstáculos pois, para mim, poderia ter algo de novo para eu usar e aprender.

Posso dizer que o sistema no meu computador está totalmente robusto, funciona tudo sem problemas, há ainda alguns bugs do KDE4 mas que não se compara com a tela azul do Windows, até consegui fazer com que minha esposa e filha utilizem já que elas achavam o Gnome muito diferente do Windows.

Estou totalmente convicto que o KDE 4 chegou para ficar e "brigar" com qualquer outro tipo de gerenciadores mesmo de outras SOs.

A interface é magnífica, os plasmoids sensacionais, as funções e efeitos perfeitos e a funcionalidade praticamente anula qualquer possibilidade de achar que o Linux é somente linha de comando, tela verde, terminal ou difícil.

O Windows 7 que possuo não se compara em termos de visual, efeitos e funcionalidade com o KDE4 sendo este muito superior além de ser muito mais bonito e funcional.

Vejam que engraçado: Windows 7 ou KDE4?

Obs.: Tenho algumas screenshots do meu Kubuntu 9.10 mas no início do conhecimento, vou atualizar e mostrar como ficou (ou como está ficando).

Abraços
Versuri

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina

Offline Jubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sou simplesmente EU e isso é TUDO!
    • Ver perfil
    • Coisas de Gente
Re: Análise Kubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2009, 23:17 »
Amigo Versuri, tenho muita vontade de utilizar o Kubuntu, mas não sei como fazer para meu modem E226 da Claro funcionar nele! Se puder me ajudar eu fico grato, pois tudo que me falta para migrar para ele é isso! Fazer minha conexão 3G funcionar!

Obs.: Também tenho disponível para usar em meu PC o modem MD300 da Sony Ericsson(Claro)
"Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa." Platão

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Análise Kubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #10 Online: 17 de Dezembro de 2009, 07:49 »
Amigo Versuri, tenho muita vontade de utilizar o Kubuntu, mas não sei como fazer para meu modem E226 da Claro funcionar nele! Se puder me ajudar eu fico grato, pois tudo que me falta para migrar para ele é isso! Fazer minha conexão 3G funcionar!

Obs.: Também tenho disponível para usar em meu PC o modem MD300 da Sony Ericsson(Claro)


Jubuntu,
Abra um tópico na área de Internet e lá poderemos discutir o problema além de dar visibilidade para outros no fórum.
Tenho um amigo que conseguiu habilitar o modem da Sony Ericsson no Ubuntu e disse que foi muito fácil, vou perguntar para ele, eu não sei o procedimento pois não uso esta conexão mas vou verificar.
Você já fez uma consulta aqui no fórum?

Tem estes procedimentos para o Ubuntu:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57391.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=47520.0
http://www.slackbr.org/forum/viewtopic.php?f=167&p=74103
http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=22277
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Modem-Huawei-E226-Claro-3G/
http://www.jeveaux.com/blog/2008/configurando-sony-ericsson-md300-no-ubuntu/
http://softwarelivre.org/dhryko/blog/configurando-claro-3g-no-kubuntu-9.04-com-modem-sony-ericsson-md300

Abraços
Versuri
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2009, 07:53 por Versuri »

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Análise Kubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #11 Online: 17 de Dezembro de 2009, 10:31 »
É esta coisa com o Kubuntu...
Eu até queria gostar dele, mas o facto é que o Kubuntu é muito bugado.
Na minha opinião o Debian com kde é bem melhor.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/