Olá,
Eu tinha um laptop com essa porcaria de chipset da VIA e o adaptador Chrome 9. Gastei quase um ano com o openSUSE tentando fazer funcionar, nem que fosse a aceleração 2D, mas nunca consegui. Acabei comprando outro laptop com o chipset Intel, cujo adaptador de vídeo é o GM 965. Apesar de o driver da Intel para o Linux está um porcaria, mesmo tendo melhorado bastante do 9.04 para o 9.10, é infinitamente melhor usá-lo do que ter um computador com placa de vídeo da SiS e da VIA.
Quando eu comparo com um desktop que uso que tem a placa de vídeo da Nvidia então, dá vontade de pegar qualquer computador com chipset da SiS e da VIA e queimar no lixo, só pra ninguém mais ter horror de usar essas porcarias.

Quanto ao Mandriva, eu tentei ele uma vez, e só rolou a aceleração 2D. 3D nem pensar, pelo menos não na versão 2009.
Bem estou colocando este "depoimento" aqui porque este fórum está minado de usuários que tem problemas com a VIA e SiS. É altamente recomendado que instruamos os novos usuários do Linux a não comprarem equipamentos com estes chipsets, que são muito comuns nos laptops de fabricantes brasileiros, como a Positivo, a Itautec, a Semp Toshiba Info e a CCE. Além disso, se for possível adquirir um novo computador, para quem realmente quer continuar só no Linux, garanto que o preço que vai pagar é muito menor do que toda a raiva, dor de cabeça, revolta e decepção que terá tentando fazer o sistema funcionar.
Boa sorte!
PS: Existem algumas pessoas que com muito esforço conseguem fazer até a aceleração 3D funcionar com o adaptador da VIA. Porém, o que é isso quando comparado ao fato de você instalar o sistema no seu equipamento e ver que tudo foi reconhecido e está funcionando bem?