Autor Tópico: Como mudar a tela de login e a tela de boot da versão 9.10?  (Lida 7156 vezes)

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Como mudar a tela de login e a tela de boot da versão 9.10?
« Online: 05 de Novembro de 2009, 21:51 »
Na versão atual o item "Tela de Login" não apresenta opções para mudar a tela de login... nas versões anteriores havia possibilidade de alteração.

Alguém sabe como mudar a tela de login e também aquela tela roxa: tela de boot?

 
« Última modificação: 05 de Novembro de 2009, 22:15 por Riccardo Petrillo »
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Como mudar a tela de login e a tela de boot da versão 9.10?
« Resposta #1 Online: 07 de Novembro de 2009, 11:19 »
Desloga da sessão atual. Muda para um terminal (CTRL+ALT+F1). Loga usando seu login e senha normal. No terminal, digite:
Código: [Selecionar]
export DISPLAY=:0.0. Após isso digite:
Código: [Selecionar]
sudo -u gdm gnome-control-center.
Use ALT+F7 para voltar pra tela de login normal. Provavelmente haverá um control center do gnome nessa tela. Utilize-o para mudar a sua tela. Clicando no ícone de Aparência Ai basta mudar o background, ou qualquer coisa. Se tiver qualquer dificuldade, volte a perguntar que eu gravo um vídeo pra você. Abraços. QUALQUER DÚVIDA, volte a postar que responderei sem problemas =)
« Última modificação: 07 de Novembro de 2009, 20:32 por paozinho »

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Como mudar a tela de login e a tela de boot da versão 9.10?
« Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2009, 22:09 »
Segui os procedimentos, mas após digitar: sudo -u gdm gnome-control-center  o sistema pediu a senha de administrador... e após digitar apareceu uma mensagem tendo no final "conexão recusada"

A versão 9.10 não aparece em ambiente gráfico um centro de controle gdm, na versão anterior aparecia e dava pra alterar acessando o link Administração > Tela de Login... nesta versão não aparece mais a opção de mudar a tela de login.

Talvez tenha que instalar algum pacote... não sei.

Se quiser gravar um vídeo seria bem interessante, mas não se esqueça que a versão é 9.10... porque até agora quem está com a nova versão com certeza não descobriu o segredo...rss
« Última modificação: 07 de Novembro de 2009, 22:30 por Riccardo Petrillo »
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Como mudar a tela de login e a tela de boot da versão 9.10?
« Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2009, 22:44 »
Ok. Mandei o vídeo pro Youtube. Agora só falta o Youtube processar. Logo mais você verá que eu segui todos esses passos aí e consegui mudar o tema facilmente. Vamos ver. Após seguir o vídeo, caso não de nada certo, volte a postar que tentamos de outra forma. Abraços.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=bBf8d5OVIy0

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Como mudar a tela de login e a tela de boot da versão 9.10?
« Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2009, 23:29 »
Beleza, deu certo...  :P

Deu pra alterar a cor da tela onde digitamos o nome de usuário e senha e a tela de fundo, mas ao reiniciar o micro, continua aparecendo aquela tela escura escrito ubuntu.. que seria a tela de boot.

Essa tela será que dá pra mudar? 

Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Como mudar a tela de login e a tela de boot da versão 9.10?
« Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2009, 23:35 »
Tem sim. Ele pode mudar de acordo com o seu wallpaper. Eu conheço um blog em inglês que fala sobre isso. Se você tiver problemas com inglês por favor pode dizer que traduzirei para você. Segue o link:

http://www.omgubuntu.co.uk/2009/11/desktop-wallpaper-as-xsplash.html

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Como mudar a tela de login e a tela de boot da versão 9.10?
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2009, 01:31 »
Parece que o procedimento é simples... o problema é o ingles rss

   1.  Extract the archive you have just downloaded.
   2. Move ‘wallpaper_daemon.py’ somewhere safe where it won’t get deleted
   3. Make it executable via the terminal using ‘chmod +x wallpaper_daemon.py’
   4. Run ./wallpaper_daemon.py --install to set necessary permissions etc.
   5. Add the ‘wallpaper_daemon.py’ to startup applications via System > Preferences > Startup Applications

Now whenever you login and change your wallpaper the daemon will automatically adjuct the xsplash background to the same image.
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Como mudar a tela de login e a tela de boot da versão 9.10?
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2009, 02:20 »
Ele te da um arquivo para download. Link - http://www.gnome-look.org/content/show.php/desktop+background+as+xsplash+%2B+gdm?content=114984&PHPSESSID=183f5f0adfa276aa6310278b4caa0979

Ai você extrai o que você fez download em uma pasta. Depois mexe o arquivo wallpaper_daemon.py para um lugar (ele não poderá ser deletado depois).  Vá em um terminal e de permissão de execução a ele. chmod +x wallpaper_daemon.py. Depois roda ele ./wallpaper_daemon.py --install. Para finalizar, vá em Sistema > Preferências > Aplicativos da Sessão e adicione ele para iniciar com a sessão. Qualquer coisa (dúvida) você posta de novo e eu posso te ajudar novamente. Aqui deu certo. (Quem sabe outro vídeo ?)

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Como mudar a tela de login e a tela de boot da versão 9.10?
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2009, 15:21 »
Bom, segui as orientações, baixei o arquivo do link e coloquei dentro da pasta Downloads, após "extrair aqui" apareceu o arquivo "wallpaper_daemon.py"

Encerrei a minha sessão, entrei no terminal Ctrl+alt+F1 e digitei:

$ sudo chmod +x Downloads/wallpaper_daemon.py
$ ./Downloads/wallpaper_daemon.py --install

Quando voltei para o ambiente gráfico, acessando o "gnome control-center" e também da minha sessão com meu login e senha...
em Preferências > Aplicativos de sessão... não apareceu nenhuma opção... ???

A não ser que errei nos comandos do terminal... o arquivo .py continua na pasta Donwloads, pode ser isso...   
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Como mudar a tela de login e a tela de boot da versão 9.10?
« Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2009, 17:19 »
Bom, segui as orientações, baixei o arquivo do link e coloquei dentro da pasta Downloads, após "extrair aqui" apareceu o arquivo "wallpaper_daemon.py"

Encerrei a minha sessão, entrei no terminal Ctrl+alt+F1 e digitei:

$ sudo chmod +x Downloads/wallpaper_daemon.py
$ ./Downloads/wallpaper_daemon.py --install

Quando voltei para o ambiente gráfico, acessando o "gnome control-center" e também da minha sessão com meu login e senha...
em Preferências > Aplicativos de sessão... não apareceu nenhuma opção... ???

A não ser que errei nos comandos do terminal... o arquivo .py continua na pasta Donwloads, pode ser isso...   

Tipo, você tem que rodar o programa toda vez que você mudar o wallpaper. Sem o parametro --install. Ou seja, no seu caso, use
Código: [Selecionar]
cd DownloadsE depois use:
Código: [Selecionar]
./wallpaper_daemon.py ele sempre muda de acordo com o Wallpaper que você colocou. Retorna para mim se funcionou ou não. Abraços.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2009, 17:21 por paozinho »

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Como mudar a tela de login e a tela de boot da versão 9.10?
« Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2009, 21:07 »
Sinceramente não consegui... apesar que achei um texto na internet sobre o mesmo assunto no Viva o Linux...

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Alterar-tema-do-GDM-no-Ubuntu-9.10

O primeiro comando indicado nesse texto deu certo, após digitar no terminal aparece as opções de temas..

Mas o segundo comando indicado... não fica claro se o nome da imagem deve ser em maiúsculo ou não... e se o arquivo deve ser digitado .ext ou .jpg

Se puder mostrar através de um video... aee deve dar certo..rsss  :P
« Última modificação: 08 de Novembro de 2009, 21:10 por Riccardo Petrillo »
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Como mudar a tela de login e a tela de boot da versão 9.10?
« Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2009, 11:21 »
Engraçado que estou tendo dificuldades também. Vou estudar mais sobre e retornar sobre o caso.

Offline Wagner Rigueira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Como mudar a tela de login e a tela de boot da versão 9.10?
« Resposta #12 Online: 17 de Dezembro de 2009, 18:09 »
Beleza, deu certo...  :P

Deu pra alterar a cor da tela onde digitamos o nome de usuário e senha e a tela de fundo, mas ao reiniciar o micro, continua aparecendo aquela tela escura escrito ubuntu.. que seria a tela de boot.

Essa tela será que dá pra mudar? 



Amigo, tentei fazer a mesma coisa e aparentemente deu o mesmo erro que vc citou acima, que é unable to conenct to the running instance, aborting,
ou seja conexao recusada. Vi o video que foi postado mas nao vi nada de novo. O que vc fez para conseguir conectar? E depois como resolveu o problema perder tudo quando reinciava a maquina?
Valeu