Autor Tópico: Grub 2 boot windows 7 e ubuntu hds diferentes  (Lida 6574 vezes)

Offline andrelba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Grub 2 boot windows 7 e ubuntu hds diferentes
« Online: 04 de Novembro de 2009, 03:25 »
o problema é o seguinte:já tinha instalado o windows 7 em um hd sata com 3 particoes + aquela de 100mb. depois instalei o ubuntu 9.10 em um hd ide. só que na hora que ele inicializa o grub, o ubnutu funciona beleza, mas o windows 7 nao inicializa, aparece a seguinte mensagem: No Such device.

assim nao dá pq tenho que ficar trocando na bios para o windows inicializar normal.

o que faço pra ajeitar. preciso de ajuda. abs.

Offline Steves jobs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Grub 2 boot windows 7 e ubuntu hds diferentes
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2009, 22:22 »
Oi, o meu também dava isto antigamente com o ubuntu 9,4 e o 8,4 o problema nao e o grub. Nem o windows. E a bios que faz isto ao detectar o hd, Aposto que a MBR responsavel por reconhecer o windows e ubuntu esta instalada no hd IDE,
Tem uma opção na bios, que faz com que seja reconhecido e vc nao precise fica indo lah, Mas tem um detalhe de vez enquando desconfigura do nada!
Me fala qual e sua placa mae e modelo, eu olho o manual dela e te falo passo a passo, vc tem que desativar um dos dois hd no reconhecimento e desativa o suporte a sata e habilitar o IDE. Pois ja reparou que ao desabilitar o hd sata e colocar o Hd IDE para inicializar primeiro. Ao reiniciar e entrar na bios o sata volta a habilitar do nada e volta a ser o primeiro a dar boot, isso e coisa da bios por padrao que e um defeito na maioria das placas pra quem instala ubuntu num hd IDE e o windows no hd Sata.

Offline TellO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Grub 2 boot windows 7 e ubuntu hds diferentes
« Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2009, 22:48 »
Desculpa upar, mas acho q tá valendo!


Amigo Steves, estou com o mesmo problema que o andrelba...
estou com o 7 no sata e 9.10 no ide... antigamente quando eu queria bootar o ubuntu eu ia pelo 'ESC' da placa mãe e escolhia o hd IDE... mas agora ele jah vai direto  e abreo grub... é o grub2!

O que eu faço?

EDIT:
Consegui arrumar. Só fui na recuperação do Win7 e dei o comando bootrec /FixMbr 
Agora só falta conseguir remover a linha Windows 7 no grub.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2009, 16:13 por TellO »

Offline zoshua

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Grub 2 boot windows 7 e ubuntu hds diferentes
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2010, 22:36 »
Pessoal estou com o mesmo problema, tenho tres hd no pc um de 250gb sda, um de 160GB sdb, e um de 80 GB sdc é onde o win7 esta instalado. deixei toda a configuração pra iniciar e tal. mas so fica na tela iniciando o windows. nao sai disso. e outra tenho que iniciar o seven pela partição que é reservada pelo sistema (aquela que é de 100MB) se tento iniciar pela partição do sevem propriamente dita. aparece nldr missing press ctrl + alt+del
isso ao que ja pesquisei é um bug do grub2 se quer iniciar o seven em outro hd que o grub,vamos ter que esperar um atualização.
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/grub2/+bug/574732?comments=all

Offline TellO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Grub 2 boot windows 7 e ubuntu hds diferentes
« Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2010, 17:22 »
Pessoal estou com o mesmo problema, tenho tres hd no pc um de 250gb sda, um de 160GB sdb, e um de 80 GB sdc é onde o win7 esta instalado. deixei toda a configuração pra iniciar e tal. mas so fica na tela iniciando o windows. nao sai disso. e outra tenho que iniciar o seven pela partição que é reservada pelo sistema (aquela que é de 100MB) se tento iniciar pela partição do sevem propriamente dita. aparece nldr missing press ctrl + alt+del
isso ao que ja pesquisei é um bug do grub2 se quer iniciar o seven em outro hd que o grub,vamos ter que esperar um atualização.
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/grub2/+bug/574732?comments=all


zoshua, é só fazer o q falei que vai rolar legal...

no HD do windows, dá F8, aí é só selecionar a opção de Console de Recuperação (ou algo assim), aí vai aparecer algumas opções pra vc... escolha o prompt de comando e dê o seguinte comando:

Citar
bootrec /FixMbr

Offline zoshua

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Grub 2 boot windows 7 e ubuntu hds diferentes
« Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2010, 21:26 »
Tello fiz o que vc disse mas nao mudou nada apesar que esses comando nao funcionou, tentei esse bootsect /nt60 /mbr:, mas nada mudou.
fico no aguardo..