Autor Tópico: Via Unichrome Ubuntu 9.10.. Crítico...  (Lida 5116 vezes)

Offline Renato_Cyber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Via Unichrome Ubuntu 9.10.. Crítico...
« Online: 01 de Novembro de 2009, 18:13 »
  Boa noite a todos. Pesquisei a fundo.... passei por foruns e mais foruns... e não encontrei nada! Tentei ativar o acelerador 3D na placa de video Unichrome no Ubuntu 9.04, mas francamente desisti, agora estou tendo dificuldades no 9.10, mas não em executar o 3D, mas no geral mesmo (risos). O que acontece é o seguinte, depois que atualizei meu ubuntu via instalação limpa para o Ubuntu 9.10 o sistema ficou extremamente lento. Hora trava, hora vai... mais trava do que vai. O que não acontecia no 9.04 que eu executava Firefox, Rhytmbox, Emesene... etc com 256 MBs de ram, e ainda sobrava espaço. No 9.10 também sobra espaço, porém continua lento, logo vi que pode ser o fato de minha placa VIA não ter sido instalado corretamente. Não encontrei o arquivo xorg.conf na pasta /etc/X11/xorg.conf, então tentei colocar um backup que eu tinha do ubuntu 9.04 no lugar, o resultado foi que simplesmente não iniciava o modo gráfico. Baixei o driver da VIA, versão para 9.04, descompactei (aliás, diga-se de passagem demorei um tempão pra descompactar tgz no ubuntu), e simplesmente não consegui instalar também. Em outras ocasiões a instalação incorreta do driver gerou lentidão em meu sistema, então peço a ajuda de vocês, imploro, para que me auxiliem pois falta pouco para eu voltar pro Windows XP (o que não quero). E outra coisa é se existem outros Drivers além do x_server e o Openchrome para os ''felizes'' proprietários da placa Unichrome VIa. Grato.

Offline Renato_Cyber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Via Unichrome Ubuntu 9.10.. Crítico...
« Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2009, 23:22 »
 Respondendo a mim mesmo.... instalei o driver da via na unha e dá pra levar até fazerem um para o 9.10. Até mais.

Offline jcicero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Via Unichrome Ubuntu 9.10.. Crítico...
« Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2009, 10:23 »
Coloca aqui o link para o driver da via para o 9.10

Offline Alexandre de Paula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Via Unichrome Ubuntu 9.10.. Crítico...
« Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2009, 19:34 »
Renato_Cyber, podes explicar-me como proceder na instalação do Driver? Tenho uma placa onboard da VIA e a qualidade dos vídeos aqui está deprimente, em outras sistemas que eu usava funcionava perfeitamente.

Offline Renato_Cyber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Via Unichrome Ubuntu 9.10.. Crítico...
« Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2009, 09:35 »
 
Renato_Cyber, podes explicar-me como proceder na instalação do Driver? Tenho uma placa onboard da VIA e a qualidade dos vídeos aqui está deprimente, em outras sistemas que eu usava funcionava perfeitamente.

  Bom dia Alexandre, como ainda não fizeram o driver da via para o Ubuntu 9.10. baixei o do 9.04 no site da via e fiz uma ''semi instalação''.... Pois nem tudo saiu como deveria sair já que no Ubuntu 9.10 não há xorg etc. Baixei e descompactei a versão stable (http://linux.via.com.tw/support/downloadFiles.action) abri o terminal, e digitei sudo e na frente eu coloquei o caminho do arquivo Vinstall do driver e executei. A instalação corre com alguns problemas, mas que podem ser corrigidos instalando manualmente alguns arquivos digitando sudo nautilus no terminal. Depois que fiz isso, apesar de não ter ficado perfeito, os videos ficaram melhores e o sistema não travou mais . O terminal vai acusar que não conseguiu encontrar os arquivos na pasta bin/install, ou algo assim, isto ocorre porque existe um arquivo com esse nome na mesma pasta, dae o que fiz foi renomea-lo para instal(com um L só) e fazer outra pasta com o nome install, e através do nautilus arrastei os arquvios para lá.
   Me embolei um pouco na explicação mas acho que deu pra explicar rsrs

Obs: Esqueci de avisar que você terá que reinstalar os pacotes de libraria Glitz. É só escrever Glitz na pesquisa do Synaptics e reinstalar os que aparecerem.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2009, 09:39 por Renato_Cyber »

Offline Renato_Cyber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Via Unichrome Ubuntu 9.10.. Crítico...
« Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2009, 20:26 »
 Aproveitando o tópico, alguem sabe alguma distribuição com Gnome que suporte 100% essa placa? Que ative inclusive a aceleração 3D? Ouvi falar do Mandriva, alguem me ajude por favor.

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Via Unichrome Ubuntu 9.10.. Crítico...
« Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2009, 01:09 »
Olá,

Eu tinha um laptop com essa porcaria de chipset da VIA e o adaptador Chrome 9. Gastei quase um ano com o openSUSE tentando fazer funcionar, nem que fosse a aceleração 2D, mas nunca consegui. Acabei comprando outro laptop com o chipset Intel, cujo adaptador de vídeo é o GM 965. Apesar de o driver da Intel para o Linux está um porcaria, mesmo tendo melhorado bastante do 9.04 para o 9.10, é infinitamente melhor usá-lo do que ter um computador com placa de vídeo da SiS e da VIA.

Quando eu comparo com um desktop que uso que tem a placa de vídeo da Nvidia então, dá vontade de pegar qualquer computador com chipset da SiS e da VIA e queimar no lixo, só pra ninguém mais ter horror de usar essas porcarias.  >:(

Quanto ao Mandriva, eu tentei ele uma vez, e só rolou a aceleração 2D. 3D nem pensar, pelo menos não na versão 2009.

Bem estou colocando este "depoimento" aqui porque este fórum está minado de usuários que tem problemas com a VIA e SiS. É altamente recomendado que instruamos os novos usuários do Linux a não comprarem equipamentos com estes chipsets, que são muito comuns nos laptops de fabricantes brasileiros, como a Positivo, a Itautec, a Semp Toshiba Info e a CCE. Além disso, se for possível adquirir um novo computador, para quem realmente quer continuar só no Linux, garanto que o preço que vai pagar é muito menor do que toda a raiva, dor de cabeça, revolta e decepção que terá tentando fazer o sistema funcionar.

Boa sorte!

PS: Existem algumas pessoas que com muito esforço conseguem fazer até a aceleração 3D funcionar com o adaptador da VIA. Porém, o que é isso quando comparado ao fato de você instalar o sistema no seu equipamento e ver que tudo foi reconhecido e está funcionando bem?
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline Renato_Cyber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Via Unichrome Ubuntu 9.10.. Crítico...
« Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2009, 13:06 »
 Nem me fale... acho que vai sair mais barato eu comprar um placa de video off board. De qualquer forma estou testando o Mandriva 2010, PclinuxOS e, quem sabe, mint linux, pra ver se algum desses da um suporte melhor pra essa placa, sem muitas esperanças é claro. No laptop que eu tenho com intel graphics tbm não tive muitos problemas com o Ubuntu. O Ubuntu, linux no geral, é  um sistema que com certeza dominará os computadores no futuro, quem sabe então as empresas tomem vergonha e criem drivers decentes para Linux. E mesmo pra quem tem essa placa e esta desmotivado a usar ubuntu, eu não desaconselho a usar, pois mesmo sem o devido suporte 3D o Ubuntu rodou perfeitamente  ;D .
   Obrigado ednso pela resposta, qualquer avanço posto aqui.