Boa noite a todos. Pesquisei a fundo.... passei por foruns e mais foruns... e não encontrei nada! Tentei ativar o acelerador 3D na placa de video Unichrome no Ubuntu 9.04, mas francamente desisti, agora estou tendo dificuldades no 9.10, mas não em executar o 3D, mas no geral mesmo (risos). O que acontece é o seguinte, depois que atualizei meu ubuntu via instalação limpa para o Ubuntu 9.10 o sistema ficou extremamente lento. Hora trava, hora vai... mais trava do que vai. O que não acontecia no 9.04 que eu executava Firefox, Rhytmbox, Emesene... etc com 256 MBs de ram, e ainda sobrava espaço. No 9.10 também sobra espaço, porém continua lento, logo vi que pode ser o fato de minha placa VIA não ter sido instalado corretamente. Não encontrei o arquivo xorg.conf na pasta /etc/X11/xorg.conf, então tentei colocar um backup que eu tinha do ubuntu 9.04 no lugar, o resultado foi que simplesmente não iniciava o modo gráfico. Baixei o driver da VIA, versão para 9.04, descompactei (aliás, diga-se de passagem demorei um tempão pra descompactar tgz no ubuntu), e simplesmente não consegui instalar também. Em outras ocasiões a instalação incorreta do driver gerou lentidão em meu sistema, então peço a ajuda de vocês, imploro, para que me auxiliem pois falta pouco para eu voltar pro Windows XP (o que não quero). E outra coisa é se existem outros Drivers além do x_server e o Openchrome para os ''felizes'' proprietários da placa Unichrome VIa. Grato.