Autor Tópico: VIDEO - Configurando o Ubuntu 9.10 depois de instalado - Dica para iniciantes  (Lida 10904 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
O que fazer depois do Ubuntu instalado? O usuário recém chegado do Windows, às vezes fica meio perdido, pois não sabe como configurar o seu recém desktop instalado. Nesse pequeno tutorial em vídeo faço um roteiro das principais tarefas que devem ser realizadas assim que o Ubuntu é instalado.

Pequeno tutorial em vídeo para usuários leigos que desejam completar o seu desktop Ubuntu, com os recursos disponíveis no sistema, sem a necessidade do uso do terminal.

Pontos abordados.
Instalação completa do suporte ao idioma.
Atualização do sistema.
Instalação de drivers proprietários.
Instalação de programas e pacotes extras.
Instalação de plugins e codecs proprietários

Veja o video no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=1qcVYSNJ9to

Abaixo segue a lista de programas e pacotes que eu sugiro para termos um desktop completo. Basta copiar nome por nome e inserir no campo de buscas do programa “Adicionar/Remover Aplicativos” que pode sem encontrado no menu sistema/administração. O vídeo é bem explicativo e esse post serve apenas como referencia e na disponibilização da lista de aplicativos e pacotes a ser instalado.

Plugins e codecs
Ubuntu restricted extras "Obs: Instalar no Ubuntu Software Center"
Sun Java 6 Runtime
Sun Java 6.0 Plugin

Acessórios
GNOME Do (opcional)
Screenlets (opcional)

Jogos
Frozen-Bubble (opcional)
SuperTux (opcional)
Billard-GL (opcional)

Gráficos
gThumb Image Viewer (opcional)
Inkscape Vector Graphics Editor (opcional)

Internet
Pidgin Internet Messenger (opcional)
Emesene (opcional)
Amule (opcional)

Office
Wine Microsoft Windows (opcional)
GnuCash Finance Management (opcional)

Outros
Advanced Desktop Effects Settings (ccsm)

Som e video
VLC media player
Audio CD Extractor
Audacious2
DeVeDe
WinFF
dvd::rip
Dvd95 Converter
Pitivi Video Editor
Moovida Media Center (opcional)
Cheese Webcam (opcional)

Utilitarios do sistema
Samba (opcional)
Compiz Fusion Icon (opcional)
StartUp-Manager (opcional)

Suporte a DVD protegido.

sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list \
--output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list &&
sudo apt-get -q update &&
sudo apt-get --yes -q --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring &&
sudo apt-get -q update

sudo apt-get install -y ubuntu-restricted-extras non-free-codecs w32codecs totem-mozilla libdvdcss2
« Última modificação: 26 de Outubro de 2009, 20:15 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline BrunoGom3s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • Ubuntu 11.04 ♥
    • Ver perfil
Re: VIDEO - Configurando o Ubuntu 9.10 depois de instalado - Dica para iniciantes
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2009, 02:15 »
Boa iniciativa cara, adorei a organização do tópico.

Abraços e continue assim.

Off: Gostaria de saber, qual programa você usa p/ montar suas vídeos aulas.


Abraços
« Última modificação: 28 de Outubro de 2009, 02:33 por BrunoGom3s »
Vivendo e aprendendo.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: VIDEO - Configurando o Ubuntu 9.10 depois de instalado - Dica para iniciantes
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2009, 10:09 »
Boa iniciativa cara, adorei a organização do tópico.

Abraços e continue assim.

Off: Gostaria de saber, qual programa você usa p/ montar suas vídeos aulas.


Abraços

Obrigado.
Record My Desktop, ele é muito bom, uso para gravar o meu desktop. Está disponivel em adicionar e remover aplicativos, no Ubuntu.
Abraços.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Prep

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: VIDEO - Configurando o Ubuntu 9.10 depois de instalado - Dica para iniciantes
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2009, 20:28 »
Sou novo nesta area. Gostei mutio do seu video, mas tenho uma duvida em relação a segurança quando instalar o Acessórios GNOME Do (opcional) atige a segurança do ubuntu??? este acessórios são mantido pela Ubuntu and Canonical ???


mas valeu mesmo, esta de parabêns... só peço que responda a minha duvida de segurança.


obrigado.

Offline BrunoGom3s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • Ubuntu 11.04 ♥
    • Ver perfil
Re: VIDEO - Configurando o Ubuntu 9.10 depois de instalado - Dica para iniciantes
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2009, 03:30 »
Não, pode instalar na boa, seu Ubuntu vai continuar seguro da mesma forma. Só tenha cuidado ao instalar, se tiver dúvidas de screenlets, beryl, etc, pergunta, para que possamos saciar suas dúvidas.

Ps: Poste nos locais apropriados ok?

Abraços, boa sorte.
Vivendo e aprendendo.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: VIDEO - Configurando o Ubuntu 9.10 depois de instalado - Dica para iniciantes
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2009, 11:24 »
Não, pode instalar na boa, seu Ubuntu vai continuar seguro da mesma forma. Só tenha cuidado ao instalar, se tiver dúvidas de screenlets, beryl, etc, pergunta, para que possamos saciar suas dúvidas.

Ps: Poste nos locais apropriados ok?

Abraços, boa sorte.

Vou fazer um outro video com dicas de como customizar o desktop desde de como mudar os temas a configurar o compiz. Acho que pelo menos mais 2 ou 3 videos. Assim que eu tiver tempo faço isso. Esses dias estou muito atarefado. Mais a minha ideia é essa.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline BrunoGom3s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • Ubuntu 11.04 ♥
    • Ver perfil
Re: VIDEO - Configurando o Ubuntu 9.10 depois de instalado - Dica para iniciantes
« Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2009, 11:55 »
Não, pode instalar na boa, seu Ubuntu vai continuar seguro da mesma forma. Só tenha cuidado ao instalar, se tiver dúvidas de screenlets, beryl, etc, pergunta, para que possamos saciar suas dúvidas.

Ps: Poste nos locais apropriados ok?

Abraços, boa sorte.

Vou fazer um outro video com dicas de como customizar o desktop desde de como mudar os temas a configurar o compiz. Acho que pelo menos mais 2 ou 3 videos. Assim que eu tiver tempo faço isso. Esses dias estou muito atarefado. Mais a minha ideia é essa.

Vai ser uma boa mesmo. Os iniciantes vão adorar isso, já que muitos querem um desktop bonito e cheio de perfumarias.

Fico na expectativa. Ah, obrigado pela informação, o programa é ótimo.


Abraços.
Vivendo e aprendendo.