Eu estava dando uma olhadinha nos meus posts.. e para ajudar a galera que ja teve ou tem a mesma duvida.. vou postar como compartilhar arquivos.. explicadinho do mesmo jeito que eu queria que alguem passasse para mim... obrigado a todos.
primeiramente, instale o samba, caso nao tenha instalado...
"obs: tem que estar como root para fazer esse tutorial"
tudo que for escrito em negrito é o que se deve digita. e tudo que for em italico e normal, é tudo apenas comentario.. "NAO se deve digitar os comentarios."
#apt-get install samba esse comando instala ou atualiza o samba.
#nano /etc/samba/smb.conf essa parte é para abrir para editar a config do samba, obs: eu uso o (nano) como editor... se vc preferir use o de seu gosto.
entao levando em consideração que o arquivo de configuração esteja no lugar padrão, vou seguir o tutorial.
1- fica a sua escolha em apagar todo o texto que tem dentro do arquivo de configuração "smb.conf" ou simplesmente adicionar novas linhas.
[Minha Pasta Compartilhada] nesta linha fica o nome que vai aparecer do pc que vc estiver conectando no compartilhamento
comment = comentario da minha pasta essa linha fica apenas um comentario.. pode colocar o que desejar.
path = /home/usuario/minha-pasta/ esta parte é o local de sua pasta que você queira compartilhar.. obs: preste atenção no nome de usuario.. aqui eu dei um exemplo.
guest ok = no aqui pode ter apenas 2 opções, (yes) ou (no), yes=nao pedir senha, no=perdir senha
browseable = yes essa parte tem 2 opções tbm... (yes) ou (no), yes=ela vai ser visualizada por todos, no=nao vai ser visualizadas por ninguem.
read only = no essa parte 2 opçoes tbm, no = que o arquivo NAO vai ser somente leitura. yes = o arquivo VAI ser somente leitura.
[/b]
resolvi postar isso por que acho que pode ajudar mutas pessoas... obrigado a todos.