Autor Tópico: Olhar Digital: Usuário Ubuntu de primeira viagem  (Lida 13095 vezes)

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Olhar Digital: Usuário Ubuntu de primeira viagem
« Online: 11 de Outubro de 2009, 17:28 »
Hoje saiu mais uma matéria no Olhar Digital sobre o Ubuntu.

Usuário Ubuntu de primeira viagem:

http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=9514&/USUARIO+UBUNTU+DE+PRIMEIRA+VIAGEM

Citar
Veja como foi a experiência de dois usuários que nunca mexeram com a plataforma Linux

Duas coisas me chamaram a atenção: a rede sem fio e os plugins.

Citar
Para quem já está acostumado com o ambiente Linux, essas dificuldades podem até parecer coisas simples. Mas, para a maioria dos usuários, que ainda não explorou esse tipo de sistema, são grandes obstáculos
« Última modificação: 11 de Outubro de 2009, 18:03 por rcn »

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Olhar Digital: Usuário Ubuntu de primeira viagem
« Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2009, 21:29 »
Olhei a matéria, achei interessante. E legal ver a dificuldades dos usuários comuns passam.

Texto da matéria.
Usuário Ubuntu de primeira viagem
Veja como foi a experiência de dois usuários que nunca mexeram com a plataforma Linux
Um dos principais problemas quando se experimenta um sistema operacional diferente daquele a que estamos acostumados é a configuração inicial: deixar o micro um pouco mais com a sua cara. Quem estava acostumado ao Windows e migrou para o MAC – ou vice-versa – sabe do que se trata. E, na nossa experiência com o Linux não foi diferente.

Escolhemos a versão do Linux chamada Ubuntu. E ela foi escolhida simplesmente porque é a mais popular. Nossas duas cobaias nunca haviam usado o sistema operacional: estão habituados ao ambiente Windows. Mas, como o Linux realmente vem se tornando mais próximo dos usuários comuns, a instalação não foi um problema.

“É todo em português, você pode escolher o seu idioma. E aí não requer muitos conhecimentos, ele dá os detalhes do tipo de instalação que você precisa e não tem nenhum problema”, conta o estudante Rafael Oliveira.

Mas, a lua de mel acabou aí. A Letícia, por exemplo, enfrentou problema com a rede sem fios. Esse, aliás, uma dificuldade recorrente para quem está começando no mundo Linux.

“Ele não reconheceu de cara a rede sem fio, não abria. Até que foi simples para descobrir a rede sem fio, para aparecerem as opções. No caso da rede da minha casa, ela reconheceu, conectou, mas não abria nenhum tipo de site. É como se não estivesse conectado. Aí eu fui em outro computador, pesquisei em fóruns, no Google, e vi que o problema era recorrente para algumas pessoas, principalmente com o provedor que eu estava usando”, explica a estudante Leticia Martines.

Um dos problemas que mais incomodou o Rafael foi a instalação de plugins comuns. O Flash, por exemplo. Sem ele, não dá para ver vídeos online na maior parte dos sites. E, esse, é um problema para o qual ele não encontrou solução total.

“Eu instalei um plug-in que vem no próprio sistema operacional, e até aparece o vídeo, mas não aparece o som - e eu quero o som também”, afirma o estudante.

Para quem já está acostumado com o ambiente Linux, essas dificuldades podem até parecer coisas simples. Mas, para a maioria dos usuários, que ainda não explorou esse tipo de sistema, são grandes obstáculos. Na semana que vem, buscamos ajuda para nossas cobaias. E você vai ver como vencer essas barreiras iniciais. Fique ligado.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline efix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • É tudo uma questão de Hermenêutica
    • Ver perfil
Re: Olhar Digital: Usuário Ubuntu de primeira viagem
« Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2009, 22:00 »
Realmente rola essas problemas no linux, quem entra e encontra esse obstaculos fica nervoso e que voltar logo pra o Windows, eu mesmo quase voltei no começo.

Offline Sersalle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Olhar Digital: Usuário Ubuntu de primeira viagem
« Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2009, 22:32 »
Gostei muito, particularmente irei esperar o lançamento da nova versão para voltar a usar Ubuntu.

Pois não consegui me habituar ainda, e a nova versão ao meu ver promete e muito.

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Olhar Digital: Usuário Ubuntu de primeira viagem
« Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2009, 00:47 »
Quando eu resolvi mudar para o Linux eu simplesmente estudei muito antes e me informei. Aqui em casa tenho 3 computadores então não tinha muito dificuldade de acessar outras maquinas caso alguma coisa com a internet desse errado. Quando instalei no meu computador, disse adeus ao Windows e testei varias distribuições até chegar no Kubuntu.

O maior problema que tive foram com o Flash ShockWave que não existe, e jogos, que deixei de jogar por não entender até hoje e ter realmente preguiça de tentar desembaraçar o Wine. Alem de quando meu pai mudou a internet Velox para VivoZap. que foi meio complicadinho tbm. O resto. Ficou mais fácil. Já que fucei muita coisa.


Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Olhar Digital: Usuário Ubuntu de primeira viagem
« Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2009, 07:04 »
Eu assisti esse vídeo no próprio programa achei bem legal, com isso as pessoas podem conhecer um pouco o nosso 'amado' sistema, ou melhor, o nosso mundo...  ;D

Offline gnomin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Olhar Digital: Usuário Ubuntu de primeira viagem
« Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2009, 11:00 »
O problema do cara lá poderia ser facilmente resolvido se ele instalasse o Ubuntu restricted extras, mas beleza, a materia ficou legal. No começo a minha dificuldade foi colocar a placa de vídeo para funcionar, mas hoje está funcionando beleza.
Ah... nada.

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Olhar Digital: Usuário Ubuntu de primeira viagem
« Resposta #7 Online: 13 de Outubro de 2009, 11:33 »
O problema do cara lá poderia ser facilmente resolvido se ele instalasse o Ubuntu restricted extras, mas beleza, a materia ficou legal. No começo a minha dificuldade foi colocar a placa de vídeo para funcionar, mas hoje está funcionando beleza.

Estive assistindo ao vídeo com mais calma e parece que ele não instalou mesmo não.
O trecho está +/- em 1min37s.
Dá para ver que ele clicou no Macromedia Flash Plugin, mas deixou o Ubuntu Restricted Extras desmarcado.

Esses dois estudantes devem estar acompanhando aqui o fórum.
Talvez até esse tópico!
Bem que eles poderiam ter falado da estabilidade e a segurança do pinguim.

Na semana que vem essa matéria continua.
Alguém poderá colocar aqui o fim dessa história.


Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
2ª parte da matéria
« Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2009, 10:12 »
Essa matéria teve o seu fim nesse último domingo.

Ficou assim: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=9561&/USUARIOS+DE+1A.+VIAGEM

Citar
Usuário Ubuntu de primeira viagem - Parte II
veja como nossas cobaias conseguiram resolver os problemas que enfrentaram em suas primeiras experiências
Links desta matéria:

Blog do Marcelo Leal
Ubuntu Forum


Na semana passada, você conferiu as dificuldades que nossas cobaias enfrentaram ao usar o Linux pela primeira vez.

O Rafael não conseguiu se entender com a instalação de alguns plugins. O Flash foi um problema em particular. Já para a Letícia, o problema maior foi rede sem fios e MSN.

Para ajudar nossas cobaias – e também todo mundo que se depara com o Linux e com essas dificuldades pela primeira vez, fomos buscar ajuda de um especialista. Aí, com quem entende, a coisa ficou mais fácil. A solução para o Flash ficou assim:

“Havia várias aplicativos para resolver o problema do Flash que ele queria instalar. Ele instalou vários aplicativos, mas na realidade ele precisava instalar um só. E o sistema operacional deveria instalar os requisitos para aquela aplicação”, esclarece o analista de sistemas, Marcelo Leal.

A dica é a seguinte: ao instalar um novo plugin, desinstale primeiro o anterior para evitar qualquer risco de conflito. Na verdade, o sistema operacional bem que poderia acusar este problema, algo que não aconteceu.

Já o comunicador instantâneo... aqui, o problema foi o excesso de opções. A Leticia escolheu um aplicativo que não é o melhor entre os oferecidos.

“Ela tentou instalar o ‘aMsn’, mas junto com o próprio Ubuntu já vem uma aplicação que fala vários protocolos, já fala o MSN da Microsoft.Eu instalei com ela, coloquei a configuração, é bastante simples, e funcionou”, conta o especialista.

Mas, aí, você pode se perguntar: tá bom, então eu vou ter de chamar um especialista sempre que tiver que resolver um problema no Linux? As novas versões da plataforma não estão mais amigáveis, como o pessoal da comunidade não se cansa de repetir? Na verdade, pense um pouco. Quando você tem uma dúvida com relação ao Windows, você pergunta ao seu vizinho, amigo ou colega porque a grande maioria das pessoas usa essa mesma plataforma. Aliás, alguém que utilizar o Windows pela primeira vez também deverá enfrentar problemas parecidos com os das nossas cobaias! Portanto, procure ajuda de alguém que também utiliza a plataforma. Afinal, tudo é uma questão de experimentação. Existem vários forums para que você possa tirar suas dúvidas, e o pessoal da comunidade Linux costuma ser bem solícito e amigável. Se você quiser saber os endereços desses sites de ajuda, acesse os links no início da matéria. Ah, e o Marcelo também disponibilizou o blog e o email dele caso você queira trocar uma ideia com relação ao sistema operacional Linux. Acesse já!
« Última modificação: 20 de Outubro de 2009, 10:18 por rcn »

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Olhar Digital: Usuário Ubuntu de primeira viagem
« Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2009, 11:15 »
Tem melhor protocolo de MSN para Linux que o AMSN?

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Olhar Digital: Usuário Ubuntu de primeira viagem
« Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2009, 13:10 »
Tem melhor protocolo de MSN para Linux que o AMSN?
Não diria melhor, mas a meu ver o Emesene é o mais completo.

Offline Álvaro Anjos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Olhar Digital: Usuário Ubuntu de primeira viagem
« Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2009, 22:38 »
No meu caso, segui os conselhos que dão aqui no fórum, que é ler primeiro para aprender, como em tudo  ;)
No meu caso tenho sempre tudo a funcionar a 100%, se calhar sou dos poucos sortudos que nunca teve grandes problemas.


Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Olhar Digital: Usuário Ubuntu de primeira viagem
« Resposta #12 Online: 21 de Outubro de 2009, 17:37 »
Tem melhor protocolo de MSN para Linux que o AMSN?
Não diria melhor, mas a meu ver o Emesene é o mais completo.

Prefiro pensar que a Canonical sempre escolhe os melhores por categoria para colocar como padrão em cada versão.
Como estão falando muito no Empathy, resolvi "dar uma chance" para ele.  :D

Acabei de ler um tópico que achei bem interessante: 5 Anos de Ubuntu.
5 anos e ele já faz esse "barulho" todo na mídia.

Citar
O Ubuntu ainda é uma criança.
Imagina quando amadurecer.  :D

Do jeito evoluiu em tão pouco tempo, é bem provável que não tenham mais essas dificuldades que usuários de primeira viagem encontram hoje.


Offline elio7769

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 403
    • Ver perfil
Re: Olhar Digital: Usuário Ubuntu de primeira viagem
« Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2009, 18:31 »
É interessante essa matéria. Mas é o tal negócio, quem nunca apanhou? Comecei a usar o 7.10 por sugestão do Cristiano Meira Magalhães, que escreveu um artigo no UOL:  Aproveite as férias e instale o Ubuntu em seu desktop ou notebook
Por Cristiano Meira Magalhães, especial para PC WORLD*
27-12-2007


Apanhei até umas horas. flash era uma tortura, java,...essas coisas funcionais. Instalei no modo texto, que era o jeito que ele ensinava no artigo. Comecei a ler tudo sobre Linux e Ubuntu. Hoje uso o 9.04 num HD separado do Windows e graças a Deus não tenho grandes problemas. Só estou esperando o Karmic para fazer uma instalação limpa.
Bezerra.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Olhar Digital: Usuário Ubuntu de primeira viagem
« Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2009, 23:30 »
Camaradas, boa noite!
Não entendo porque não é instalado o ubuntu-restricted-extras na primeira atualização do sistema, não resolveria todos os problemas, no entanto, muita gente não reclamaria que não roda mp3, flv, avi.....  Entendo que se está nos repositórios oficiais são programas livres, logo, dentro da filosofia Ubuntu.
Se os problemas são eventuais patentes, não seria possível instalar apenas para quem usa Ubuntu em países sem restrições?
Para mim uma falha da reportagem foi usar o instalar e remover programas, ele é prático, porém, limitado, poderiam ter falado mais do Synaptic, é completo, funcional e até corrige falhas de incompatibilidade de plugins/codecs.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!