Autor Tópico: Redimenssionar partição que o ubuntu esta instalado[resolvido]  (Lida 5979 vezes)

Offline Delta03

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Redimenssionar partição que o ubuntu esta instalado[resolvido]
« Online: 07 de Outubro de 2009, 15:56 »
Olá pessoal,
  Sou novo no uso do linux e estou com alguns problemas que nao consigo resolver.
 eu instalei a o ubuntu 9.04 no meu pc, acontece que ele ja tinha o windows xp instalado, entao na hora em que a instalação chegava na parte de redimenssionar o Hd eu tentava colocar na partição vazia que eu havia separado, eu nao conseguia, eu coloquei para instalar na opção que faz a escolha do de qual sistema entrar, porém nessa opção o Ubuntu nao usou a patição vazia e sim separou 2Gb da partição na qual o windows está instalado.
resumindo o meu Ubuntu está em um espaço muito pequeno e nao consigo nen atulizar e nen instalar nda.
Detalhe : ja tentei ultilizar o Gparted Live cd e ele nao redimenssiona  partição, ja tentei ultilizar atravez do windows o partition magic e também nao funciona .
se alguén puder me ajudar eu agradeço, pois sou novato com o linux e gostaria muito de nao ter que tirar o linux do meu computador.ok ?
abraço.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2009, 13:08 por Delta03 »

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Redimenssionar partição que o ubuntu esta instalado
« Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2009, 16:06 »
Meu amigo, através do terminal dê os seguintes comandso para que possa ver sua estrutura de partições e discos:
Citar
cat /proc/partitions
Posta aqui o resultado...
Citar
fdisk -l
Posta aqui o resultado...
« Última modificação: 07 de Outubro de 2009, 16:08 por mpmoraes »
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline Delta03

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Redimenssionar partição que o ubuntu esta instalado
« Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2009, 16:27 »
O comando cat/proc/partitions da o seguinte erro:
daniel@daniel-desktop:~$ cat/proc/partitions
bash: cat/proc/partitions: Arquivo ou diretório inexistente

o comando fdisk -l nao acontece nada .

digitando apenas fdisk aparece o seguinte:

Uso: fdisk [-l] [-b SSZ] [-u] dispositivo
Ex.: fdisk /dev/hda  (para o primeiro disco IDE);
 ou : fdisk /dev/sdc  (para o terceiro disco SCSI );
 ou : fdisk /dev/eda  (para a primeira unidade ESDI PS/2);
 ou : fdisk /dev/rd/c0d0  ou : fdisk /dev/ida/c0d0  (para dispositivos RAID)

como sou iniciante nao sei o que fazer nesse caso. ok?.









Offline Delta03

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Redimenssionar partição que o ubuntu esta instalado
« Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2009, 16:30 »
ok amigo,
agora consegui  tinha que digitar no modo root nao sei se é bem isto mas ok etá aí .

daniel@daniel-desktop:~$ sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9729 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x21c9d458

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        9403    75529566    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2            9404        9729     2618595    f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sda5            9404        9707     2441848+  83  Linux
/dev/sda6            9708        9729      176683+  82  Linux swap / Solaris

Disco /dev/sdb: 20.8 GB, 20847697920 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 2534 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x83e683e6

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdb1   *           1        2534    20354323+   7  HPFS ou NTFS

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Redimenssionar partição que o ubuntu esta instalado
« Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2009, 16:57 »
Citar
Disco /dev/sda: 80.0 GB, 80026361856 bytes
capacidade do 1º hd (sata / scsi)
Citar
/dev/sda1
partição 1 - primária
Citar
/dev/sda2
partição 2 - estendida
Citar
/dev/sda5
partição 5 - lógica - nativa Linux
Citar
/dev/sda6
partição 6 - swap

Citar
Disco /dev/sdb: 20.8 GB, 20847697920 bytes
capacidade do 2º hd (sata / scsi)
Citar
/dev/sdb1
partição 1 - primária

Vamos entender o que você pretende:
- manter em seu micro dois sistemas operacionais: ( ) sim   ( ) não;
- Deixar uma partição para cada sistema operacional:  ( ) sim   ( ) não;
- o linux fará leitura do conteúdo da partição windows:  ( ) sim   ( ) não;

Processo de particionamento, comandos:
Sintaxe fdisk /dev/sda <opção>
Citar
fdisk /dev/sda
para efetuar particionamento no 1º hd
Citar
Opções
 -n – cria partição
-d – remove partição
-l – lista os tipos – id
-t – troca o tipo – id
-w – salva nova tabela de partições
-q – sai do fdisk
-p – visualiza tabela

Como não sou profissional do ensino, ficona dúvida se me fiz entender.

Qualquer coisa posta aqui...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline Delta03

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Redimenssionar partição que o ubuntu esta instalado
« Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2009, 17:27 »
Caro Mpmoraes,
primeiramente quero te agradecer por estar me ajundando a resolver meu problema,
segundo, eu quero dizer que vc está comprendendo perfeitamente e está sim fazendo entender.
mas agora vamos as respostas do seu questionario.

manter em seu micro dois sistemas operacionais: (X ) sim   ( ) não;
- Deixar uma partição para cada sistema operacional:  (X ) sim   ( ) não;
- o linux fará leitura do conteúdo da partição windows:  ( X) sim   ( ) não;
- e quero ficar com as opções de poder escolher qual sistema entrar .
o detalhe é que este segundo Hd é um Hd IDE de 20 gigas que eu apenas uso para guardar meus arquivos do windows, jogos, programas, coisas da faculdade enfin.
Entao o redimenssionamento que eu queria fazer é apenas no 1 HD que é um sata, e está particionado quase totalmente  para o windows , e apeas 2.3 GB para o linux.
neste caso como devo proceder?. obrigado.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2009, 17:33 por Delta03 »

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Redimenssionar partição que o ubuntu esta instalado
« Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2009, 00:07 »
Vamos tentar com base na interface gráfica do cd de instalação...
Esse procedimento é para uma instalação do zero...
Quando você usa o cd de instalação do ubuntu, uma das etapas é de configurar as partições (isso você já sabe, rs). A última opção de configuração é a que deve ser usada, pois nela você podera gerenciar as partições existentes nos discos.
A primeira coisa a fazer é decidir sobre o que vai ficar e como vai ficar. Usa um rascunho para definir...
Vou postar aqui o procedimento que fiz para configurar minhas partições aqui em casa.
1 - defini que o único sistema operacional (so) que utilizaria seria o ubuntu, ou seja, ia apagar todo o resto. Com isso, providenciei o backup de todos os meus arquivos pessoais que estavam no windows. Sabe como é que é... Mexer com partição pode dar dores de cabeça.. rs;
2 - meu hd (sata) tem 500 GB de capacidade de armazenamento e decidi dividí-lo da seguinte forma:
a) 150 GB para instalar o linux. Especifiquei que o sistema de arquivos seria ext3, que a partição seria primária, indiquei que fosse feita a formatação e defini que ali seria alocado o conteúdo do diretório raiz (/). Tudo isso você informa no particionador;
b) 10 GB (exagero meu!) para a partição swap, que também é definida no particionador;
c) 340 GB para comportar todo o conteúdo da pasta /home (arquivos pessoais do usuário), pois isso ajuda na hora de atualizações / reinstalações de novas versões e preserva todo o conteúdo pessoal, sem precisar ficar fazendo backup a casa instalação. Essa partição pode ser do tipo estendida e com sistema de arquivos ext3, solicitando também sua formatação.
Depois disso foi "mandar bala"..

No seu caso, se houver possibilidade, recomendo que faça um backup do conteúdo do windows e faça uma nova instalação do mesmo, antes mesmo de instalar o ubuntu, pois acho que formatar pelo linux é mais fácil.

Caso não haja possibilidade de fazer um backup e fazer uma nova instalação, vai ter que ajustar tudo isso pelo particionado: criar cotas para os discos que serão utilizados, definir os sistemas que serão instalados etc...

Apesar de te apresentar uma opção "meio radical" acho que é a melhor. Acredito que certas coisas devam ser feitas do zero e que reajustar pode ser até mais trabalhoso.

Espero ter ajudado.
Decide o que você vai fazer e posta aqui, dependendo como for faremos juntos algumas simulações.

Justificando o porque de não instalar mais o so windows:
- caso tenha necessidade de utilizar algum apicativo do windows que o ubuntu não rode, faço pelo wine que roda quase tudo;
- decidir usar em meu equipamento o programa virtual box, onde fiz uma instalação do windows e funciona perfeitamente, mesmo sendo em um ambiente virtualizado e mais rápido também, rs
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Redimenssionar partição que o ubuntu esta instalado
« Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2009, 01:05 »
Como não sou profissional do ensino, ficona dúvida se me fiz entender.

Me perdoe por me intrometer, mas não poderia deixar isso passar em branco.
É ótimo quando alguém, além de ter paciência com quem ta chegando, expõe as idéias de forma tão clara.
O fórum fica até mais didático!

Abraços
« Última modificação: 08 de Outubro de 2009, 01:11 por rcn »

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Redimenssionar partição que o ubuntu esta instalado
« Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2009, 07:44 »
Como não sou profissional do ensino, ficona dúvida se me fiz entender.

Me perdoe por me intrometer, mas não poderia deixar isso passar em branco.
É ótimo quando alguém, além de ter paciência com quem ta chegando, expõe as idéias de forma tão clara.
O fórum fica até mais didático!

Abraços
Amigo, sou novato nesse negócio também.
O pouquinho que vou aprendendo é graças ao auxílio de vários membros do grupo que têm tido muita paciência comigo, acho que todos devemos agir dessa forma.
Mais uma coisa é certa, nós que estamos atrás de soluções devemos pesquisar bastante, pois assim poderemos entender nosso problema e permitir que aqueles que virão nos ajudar  entendam também.
É isso, estamos aí! Quem não tiver medo de fazer "testes" com um novato, estou à disposição... rs rs rs
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline Delta03

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Redimenssionar partição que o ubuntu esta instalado
« Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2009, 10:45 »
olá, mpmoraes
 gostaria de dizer que com base nas suas explicações agora até que enfin consegui resolver meu problema. segue abaixo os passos que eu fiz até para efeito de alguém que esteja com o mesmo problema.

1- Prieiramente eu inicializei o live cd do gparted , então apaguei a partição que estava o Ubuntu instalado, deixando assim até então apenas o windows. detalhe é que no meu caso eu criei mais uma partição ficando da seguinte forma:
Partição ntfs windows
partição ntfs vazia
e o restande do Hd sem criar partição
obs.: Pelo que percebi, no gparted consegue-se redimenssionar uma partição para um tamanho menor, mas nao para maior.
2- após esses passos dei o boot com o cd do Ubuntu , quando chegou na parte do particionamento, selecionei Ultima opção : que é criar as partições manualmente(modo avançado).
3 - após fazer esses passos abre-se uma janela mostrando as partições e espaços vazios que o hd possui. entao selecionei o espaço  vazio do hd e cliquei em criar nova partição, após isto , abre-se uma janela para vc informar o tamanho da partição o formato e o ponto de montagen .
4 - Coloquei 20GB para o tamanho da partição e defini como primaria, o ponto de montagem foi o diretorio / e é claro partição Ext3.
5 - após criada  então selecionei o restante do espaço vazio e cliquei em nova partição entao selecionei partição lógica e cliquei em Swap, para está eu defini 4Gb.
6- após é só seguir com a instalação normalmente.

então continuei com os dois sistemas. e mpmoraes , respondendo sua pergunta sobre ser radical e eliminar o windows do meu Hd, é que eu nao posso fazer pois tenho algumas coisas que dependo dele, tipo uns viciozinhos de jogos tipo Gta kkkkkkk.
e também na minha faculdade ainda estou no segundo semestre estando ainda apenas com programação para abiente windows ok ?
mas é isso aí valeu pela ajuda e um abração..

 

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Redimenssionar partição que o ubuntu esta instalado
« Resposta #10 Online: 08 de Outubro de 2009, 11:36 »
Prezado amigo, se o seu problema foi realmente resolvido é legal colocar junto ao título do seu post algo como: (Resolvido).

Um grande abraço!

Em tempo: tenta usar o sun virtual machine, para instalar outros so ele é ótimo...
« Última modificação: 08 de Outubro de 2009, 11:39 por mpmoraes »
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW