drive usb para fone microsoft

Iniciado por delziomarcos, 28 de Setembro de 2009, 17:50

tópico anterior - próximo tópico

delziomarcos

Sei que a microsoft não é muito amiga do linux, rsrsrs,  mas eu tenho um fone/microfone da microsoft para ser ligado a usb que simplesmente não funciona no ubuntu 8.03 que tenho instalado aqui.
Instalei o pacote nut que prevê drive para usb mas ainda não funcionou o fone.Será que alguem que teve o mesmo problema pode me ajudar? por exemplo quando acesso o SKYPE não aparece a opçao usb audio para ser selecionada.
agradeço antecipadamente
Voces devem ter percebido que eu tenho um montão de dúvidas a respeito do Ubuntu

Delzio

Tota

Bom você pode começar postando o resultado de sudo lsusbcom os fones plugados na porta usb

Diga o modelo do seu fone

Os fones aparecem em => sistema=>preferencias=>som
Quando clica nos botoes de seleção?

Pesquise pelo nome do fone+linux

Assim fica mais fácil ao fórum auxiliar

delziomarcos

Bem meu caro Tota eu já havia feito isso e acho estranho que no programa skype não aparece a possibilidade de configurar o audio via usb. A configuração que fiz no sistema acho que está correta.
Eu tenho dois headfones usb e nehum funciona no linux, estranho né. O modelo do headfone é "microsoft  lifechat  lx-3000". A minha configuração do sistema de audio está optando por "oss-sistema aberto de som"

Só uma observação que acho pertinente talvez. Eu instalei todo o ubuntu num hd sata de 2,5 (notebook) ligado tambem a usb e não consigo dar o boot com ele dá um erro 17 no grub, será que os dois problemas são ocasionados , talvez, por algum erro meu de configuração no ubuntu.? será que falta algum drive de usb?

agradeço mais uma vez toda a sua atenção.

abraços

Delzio

Tota

Por partes:

Citação de: delziomarcos online 30 de Setembro de 2009, 19:13
Bem meu caro Tota eu já havia feito isso e acho estranho que no programa skype não aparece a possibilidade de configurar o audio via usb. A configuração que fiz no sistema acho que está correta.
Eu tenho dois headfones usb e nehum funciona no linux, estranho né. O modelo do headfone é "microsoft  lifechat  lx-3000". A minha configuração do sistema de audio está optando por "oss-sistema aberto de som"

voce deu o comando lsusb. OK seu sistema reconheceu o fone.

voce deu o comando dmesg, achou seu fone e o dmesg disse como o seu fone foi reconhecido.

OK até aqui

O mesmo que viu no dmesg deveria aparecer em sistema=>preferencias=> som, pois o fone são caixas acusticas USB e deveriam estar lá como dispositivos de saida de som.

E nas preferencias de som, voce mexeu na aba chaves e preferencias para dizer ao Linux que voce quer as caixas USB e não as caixas do seu computador.

Tente instalar , qualquer coisa desinstale, o pulse pelas dicas do meu topico sobre o pulse audio applet

deve dar uma visão mais abrangente dos dispositivos conectados.

Quando, e só quando, o som sair pelos fones, é que iremos mexer no skype, pois eu ja tive casos do fones microsoft não funcionarem no skype usando Windows com os drivers da Microsoft.

Citação de: delziomarcos online 30 de Setembro de 2009, 19:13
Só uma observação que acho pertinente talvez. Eu instalei todo o ubuntu num hd sata de 2,5 (notebook) ligado tambem a usb e não consigo dar o boot com ele dá um erro 17 no grub, será que os dois problemas são ocasionados , talvez, por algum erro meu de configuração no ubuntu.? será que falta algum drive de usb?

Aqui é um outro problema.

Grub error 17 é porque ele não encontrou o seu sistema

Onde voce instalou o grub, no disco externo USB ou no seu hd da maquina?

delziomarcos

Oi meu caro Tota.Toda a instalação do ubuntu 8.10 que fiz nesse hd foi possível somente acoplando o hd direto no computador, isso porque dá erro ao tentar instalar no hd quando ele está ligado a usb externamente com a gaveta.Ligado direto no computador o hd funciona muito bem vc consegue rodar o ubuntu e windows xp instalados numa boa.Agora quando está plugado atravez de uma gaveta ligada a usb (externa) dá o erro 17 no grub e logicamente não entra o ubuntu e nem o menu de entrada do grub.Já tentei até trocar a gaveta mas o problema persiste.Eu acho que outros colegas estão com esse mesmo problema será que se consegue resolver?
p.s.Quanto ao fone vou seguir seus conselhos e depois mando para o forum o resultado.
abs

Delzio

delziomarcos

Tota, conforme prometi ai estao os resultados do que vc pediu:

root@py2dml:~# lsusb
Bus 005 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 004 Device 002: ID 045e:070f Microsoft Corp.
Bus 004 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000 
root@py2dml:~#

Digitando dmesg

[140099.815522] usbcore: registered new interface driver snd-usb-audio
[140099.815793] usbcore: registered new interface driver hiddev
[140099.836817] input: Microsoft LifeChat LX-3000  as /devices/pci0000:00/0000:00:1d.3/usb4/4-1/4-1:1.3/input/input6
[140099.888289] input,hidraw0: USB HID v1.00 Device [Microsoft LifeChat LX-3000 ] on usb-0000:00:1d.3-1
[140099.888305] usbcore: registered new interface driver usbhid
[140099.888308] /build/buildd/linux-2.6.24/drivers/hid/usbhid/hid-core.c: v2.6:USB HID core driver
root@py2dml:~#

e nas configurações " sistema preferencias de som todos os direcionamentos estão para USB audio e o dispositivo aparece normalmente como
Microsoft Lifechat LX-3000 (alsa mixer) e os testes todos saem pela usb audio.

Depois disso tudo o sistema ubuntu ainda teima em reproduzir o audio pelo alto falante e não pelo fone e no SKYPE não aparece a opção do fone,
já desinstalei o skype e reinstalei sem sucesso

grato

Delzio

Tota

Citare nas configurações " sistema preferencias de som todos os direcionamentos estão para USB audio e o dispositivo aparece normalmente como
Microsoft Lifechat LX-3000 (alsa mixer) e os testes todos saem pela usb audio.

Ok até aqui

então agora deixe como citou acima ( no teste escutar algum som pelo fone usb ) e vá no icone de som ( perto do relogio no painel )

coloque uma musica para tocar. ( ver se sai som nos alto falantes e teoricamente no usb não pelo que entendi )

com o direito clique nele ( applet de  som )

Escolha abrir controle de volume

existe uma aba chaves onde pode escolher o ispeaker ( internal speaker ) desmarque

A musica foi pro USB?

Em  preferencias aprece seu fone usb ?

Citação de: delziomarcos online 01 de Outubro de 2009, 11:02
Oi meu caro Tota.Toda a instalação do ubuntu 8.10 que fiz nesse hd foi possível somente acoplando o hd direto no computador, isso porque dá erro ao tentar instalar no hd quando ele está ligado a usb externamente com a gaveta.Ligado direto no computador o hd funciona muito bem vc consegue rodar o ubuntu e windows xp instalados numa boa.Agora quando está plugado atravez de uma gaveta ligada a usb (externa) dá o erro 17 no grub e logicamente não entra o ubuntu e nem o menu de entrada do grub.Já tentei até trocar a gaveta mas o problema persiste.Eu acho que outros colegas estão com esse mesmo problema será que se consegue resolver?
p.s.Quanto ao fone vou seguir seus conselhos e depois mando para o forum o resultado.
abs

Delzio

Isto confirma o que eu disse.

Quando instalou com o hd plugado ele tem um set id, ou seja ele pode ser por exemplo /dev/sda1

Quando tirou e colocou na USB ele recebe novo set id por ex. /dev/sdc1

Seu grub, como não foi alterado, procura o sda1, mas agora ele é sdc1

Existem varios topicos aqui no forum explicando como resolver isto, com live cd, com o supergrub, "na unha", etc. de uma pesquisada nisto que deve dar para resolver, vai depender apenas onde voce quer colocar o grub.

Por exemplo:

xp no hd fixo e Ubuntu no usb. se voce optar por colocar o grub na mbr do hd fixo, ele vai encontrar o usb ( não tenho certeza, pois também depende da sua bios em achar o hd usb no momento de entregar o sistema ao grub )

se deseja o grub no hd usb, tem que modificar o grub ( sdc1 lembra? ) mas também tem que desabilitar o hd fixo na bios.

etc, etc, etc, então é preciso ler um pouco mais para voce poder decidir.

[],s