Autor Tópico: Dica: Efeitos visuais sem Compiz activo  (Lida 9843 vezes)

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Dica: Efeitos visuais sem Compiz activo
« Online: 11 de Setembro de 2009, 10:11 »
A plataforma Compiz é responsável por efeitos fantásticos no ambiente de trabalho tais como o desenho de sombras e pequenas adições ao nível de usabilidade em Linux.

O único problema é que praticamente só as placas gráficas ATI, NVidia e algumas Intel são compatíveis com esses efeitos. Mas é por causa disso que noutras placas gráficas estão impedidas de ter acesso a alguns efeitos visuais? Claro que não!



As distribuições de Linux que utilizam o ambiente gráfico GNOME (Ubuntu, Fedora, OpenSUSE) como interface de utilizador, podem tirar partido desta pequena opção que hoje lhe apresento. O segredo reside no decorador de janelas do GNOME – o Metacity – que nas últimas versões permite renderização de efeitos por um processo de “compositing”.

As boa notícia é que este efeito funciona para qualquer controlador de qualquer placa gráfica, mesmo as de baixa gama.

Como activar? Simples… Lance a janela de “Executar Aplicação” mudando para a área de trabalho e através da combinação de teclas Alt + F2. Assim que esta caixa de diálogo aparecer escreva gconf-editor e pressione Enter.



Este comando irá lançar o Editor de Configuração. Este pequeno aplicativo é parecido na sua forma com o editor de registo do Windows, embora permita de uma forma gráfica activar parâmetros internos de configuração do GNOME.



A partir de agora expanda a árvore lateral do editor de configuração e siga a o seguinte caminho Apps > metacity > general. Active a opção “compositing_manager” e compare as diferenças.



Irá notar algumas diferenças de imediato, possivelmente o efeito de sombra nas janelas e menus das aplicações e painéis. O efeito de “explosão” ou “zooming” que verifica no Compiz quando clica por exemplo o Firefox no painel de acesso rápido, também é um dos pormenores que é activado.



Como vê, é um truque simples, mas com grandes efeitos e que lhe trás um aspecto mais moderno e sofisticado ao seu ambiente de trabalho.

Poderá agora fazer ver aos seus amigos que usam Linux, que não precisa de Compiz para ter acesso a efeitos na área de trabalho. Não se preocupe, não irá sacrificar praticamente velocidade ou estabilidade do sistema e os benefícios são imediatos.

Isto porque o activar do “compositing”, além de embelezar a sua área de trabalho, permite-lhe ainda activar pequenos aplicativos que têm como requisito esta infraestrutura, como é o caso da “dock” incluída no GNOME Do e Avant Window Navigator. que de outra forma, não teria a possibilidade de usar sem ser através do Compiz.

Fonte: pplware

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Re: Dica: Efeitos visuais sem Compiz activo
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2009, 11:05 »
Show de bola!!!
Vou postar no meu blog ;)

É possível fazer mais algum tipo de customização?!


Abraços!!!
« Última modificação: 11 de Setembro de 2009, 11:16 por fchevitarese »
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

Offline ph_swordman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Dica: Efeitos visuais sem Compiz activo
« Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2009, 00:57 »
legal a dica...
apesar do meu eu retirar tudo isso.. minha placa de video  e uma .....
entao eu prefiro um visual minimalista... muito boa a ideia ai..
vlw pela dica

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Dica: Efeitos visuais sem Compiz activo
« Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2009, 11:52 »
estou usando
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Dica: Efeitos visuais sem Compiz activo
« Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2009, 13:22 »
É mais fácil abrir o Terminal e digitar:

Citar
gconftool-2 --type bool --set "/apps/metacity/general/compositing_manager" "true"
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Dica: Efeitos visuais sem Compiz activo
« Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2009, 19:28 »
é legal tudo mas o desempenho da placa de vídeo muda muito com esse efeito nativo no Ubuntu em relação ao compiz:
veja com o compiz

Running synchronized to the vertical refresh.  The framerate should be
approximately 1/15249 the monitor refresh rate.
9506 frames in 5.0 seconds = 1901.157 FPS
9560 frames in 5.0 seconds = 1911.883 FPS
9501 frames in 5.0 seconds = 1900.171 FPS
9464 frames in 5.0 seconds = 1892.627 FPS

com a opção metacity

Running synchronized to the vertical refresh.  The framerate should be
approximately 1/22552 the monitor refresh rate.
4666 frames in 5.0 seconds = 932.935 FPS
4713 frames in 5.0 seconds = 942.520 FPS
4698 frames in 5.0 seconds = 939.247 FPS

sem efeito algum

Running synchronized to the vertical refresh.  The framerate should be
approximately 1/27521 the monitor refresh rate.
11831 frames in 5.0 seconds = 2366.125 FPS
10205 frames in 5.0 seconds = 2040.871 FPS
11913 frames in 5.0 seconds = 2382.534 FPS
11895 frames in 5.0 seconds = 2378.860 FPS


   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Dica: Efeitos visuais sem Compiz activo
« Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2009, 20:00 »
Vale lembrar que o compositing_manager além de dar uns efeitos legais, também é útil para quem usa o Cairo-dock, este efeito deixa o fundo do translucido, ao invés do fundo preto oque muitos não consenguem resolver. ;)
[]'s

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Dica: Efeitos visuais sem Compiz activo
« Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2009, 23:22 »
O próprio Cairo-Dock tem opção de emular composite pra deixar o fundo transparente.


Vale lembrar que o compositing_manager além de dar uns efeitos legais, também é útil para quem usa o Cairo-dock, este efeito deixa o fundo do translucido, ao invés do fundo preto oque muitos não consenguem resolver. ;)
[]'s
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Dica: Efeitos visuais sem Compiz activo
« Resposta #8 Online: 09 de Outubro de 2009, 14:01 »
O próprio Cairo-Dock tem opção de emular composite pra deixar o fundo transparente.


Vale lembrar que o compositing_manager além de dar uns efeitos legais, também é útil para quem usa o Cairo-dock, este efeito deixa o fundo do translucido, ao invés do fundo preto oque muitos não consenguem resolver. ;)
[]'s

tenho o cairo em inglês, não sei se posso te-lo em português. com fundo preto como resolver no proprio cairo?
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Dica: Efeitos visuais sem Compiz activo
« Resposta #9 Online: 09 de Outubro de 2009, 17:25 »
rruella, siga a diga deste topico para ativar o compositing_manager, depois inicie o cairo-dock sem o Opengl.
Código: [Selecionar]
cairo-dock -cDesta forma não ficará com fundo preto!
[]'s