Olá pessoal,
Depois de ver algumas coisas comecei a pensar a respeito da implementação de criptografia do /home dos usuários. Mas me ocorreram algumas dúvidas um tanto quanto estruturais. O cenário chave é o seguinte: Tendo uma partição para o /home, e alguns usuários configurados para esse sistema user1, user2, user3, etc. Tem como criptografar esse /home de modo que um usuários não possa ter acesso aos dados de outro, mesmo que tenha acesso físico ao computador (digamos tente usar um liveCD). A ressalva é de que o root tenha como descriptografar todos os homes (digamos por uma requisção legal). Tipo: o user1 não pode usar sua passphrase pra ver os dados de /home/user2, mas se o root quiser ele pode ver /home/user1, /home/user2, /home/user3, etc.
Esse cenário pode ainda ser expandido: os homes estando num servidor que atenda a dezenas/centenas de terminais clientes em que os usuários pudessem se logar sem complicações. Para piorar lembrei do cenário de tudo rodando sobre LDAP, ainda com a necessidade do home do usuário conter o profile dele do Windows - usar o servidor Linux de homes criptografado para logar em máquinas windows.
Andei dando uma pesquisada mas não consegui entender direito em relação ao acesso de múltiplos usuários ao /home. Quero o home todo criptografado (se alguém roubar a HD não tem direito de mexer), mas se o root precisar ele poder recuperar esses dados. Tipo: esconder os dados dos usuários de outros usuários e de ataques externos, mas não ter nó com auditoria, nem nada.
Pelo how-to que li no forum (
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21340.0.html ) o /home/fulano não ficaria todo criptografado, mas apenas o que o usuário movesse para um outro ponto de montagem.
Nesse link ele usa LVM (
http://blog.gnist.org/article.php?story=EncryptedSwapAndHomeUbuntu ), mas o caso é que pelo que entendi o /home é criptografado para um só usuário. Isso pode até ser funcional para um notebook, mas não para um cenário de vários usuários, nem muito menos do servidor+clientes.
Ainda olhei esse link (
http://www.brighthub.com/computing/linux/articles/8958.aspx ) que parece criar apenas uma área dentro de cada home para arquivos sensíveis. Esse do Arch (
http://wiki.archlinux.org/index.php/LUKS_Encrypted_Root ) também fala sobre LUKS e dm-crypt para criptografar partição, mas não consegui entender se supre o problema de múltiplos usuários. Esse pra o debian (
http://www.saout.de/tikiwiki/tiki-index.php?page=HOWTO ) continua sem me responder se esse /home pode ser usado por vários usuários. Imagina se tem 4 usuários no PC, ter de criar quatro partições uma pra cada fulano...
Acho que a pergunta chave é:
1. Quanto desse cenário é possível?
As outras seriam:
2. O cenário ampliado (servidor) é possível?
3. E pra integrar com clientes Windows?
4. Quais os defeitos que vocês vêem nesses cenários?
[ ]'s
Somnambulist [999th Night... ] - OTHAKU
Théo