Autor Tópico: Nvidia - um bom tutorial  (Lida 5773 vezes)

Offline polidori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
    • Ver perfil
Nvidia - um bom tutorial
« Online: 20 de Agosto de 2009, 00:12 »
EDITADO - PARA UBUNTU 11.04, O DRIVER NVIDIA ESTÁ NOS DRIVERS ADICIONAIS - ESCOLHER "RECOMENDADO"

Procurei, procurei e o que me ajudou mesmo foi este:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1125400

Pra quem simplesmente não consegue parar o Xorg (aparece uma tela dizendo em inglês que o X está aberto e voce fica pensando mas que diabos é esse maldito X!!!) segue a seguinte dica, que talvez seja o suficiente:
no terminal, depois de sudo /etc/init.d/gdm stop
digite sudo killall xorg
depois sim pode dalhe a instalação...

Esta dica é pra quem já ralou um pouquinho, quem quer tudo mastigadinho vá nesse tópico que ele explica desde o download. Eu baixei pelo firefox, ele baixa pelo terminal. Ele também complica um pouco, ao meu ver, na hora que ele cria um link pro instalador. Eu fui pro diretório desktop, onde ele tava e mandei ver ali mesmo sem criar nenhum atalho.

Deixo um resumo:
CTRL + ALT + F1 (entra no modo texto, tipo DOS)

sudo /etc/init.d/gdm stop
Isso pára o modo gráfico

sudo killall xorg
Isso "mata" o maldito X!!

nesse momento, voce já deve saber onde baixou o driver <editado> isso porque vai estar no modo não gráfico, tipo só texto, tipo o ultrapassado DOS e então deve saber exatamente o comando, exemplo: sudo sh '/home/polidori/Desktop/NVIDIA-driver.run' <editado>, na maioria dos casos no desktop, então:
cd Desktop
Vai ir pra pasta do desktop

sudo sh NVIDIA-Linux-x86-185.18.31-pkg1.run
esse é o nome do meu driver, que no caso é pra linux, óbvio, pra nvidia geforce 8m series, o último disponível no site da nvidia. Ele tá salvo no desktop, por isso fui pra desktop (com D maiúsculo) e digitei sudo sh e o nome do driver.
Daí voce que está (estava) com toda dificuldade como eu há alguns minutos atrás, vai pensar "Obrigado polidori", mas tudo que foi seguir aquele bendito site ali, que colocou o que vários outros não esclareceram que é que:
Em alguns casos, fechando o modo gráfico, fica o processo X aberto. Esse X é que tava me deixando careca, e acredito que a outros também.

Depois disso é só sudo reboot e beleza...
Recomendo fortemente que leiam antes o tutorial do cara... Esse resumo é um resuuumo... Ele faz outros passos que garantem que a gente tenha todos os pacotes necessários pra instalação, e que a gente remova alguns drivers que podem gerar conflitos.

Espero ter ajudado!

<editado> adicionei isto porque precisei de novo deste tutorial, hoje, 26 de maio de 2010, e me vi mal no modo texto, então sugiro copiar no papel o local exato de onde está o driver baixado, no meu caso /home/polidori/Desktop e o nome do arquivo que no meu caso renomeei para NVIDIA-driver.run pra facilitar a digitação.
O motivo por ter precisado do tutorial permanece um mistério. De uma hora pra outra o google earth dizia que não tinha driver para minha placa gráfica. Percebi que meus recursos visuais também haviam sumido (as frescuras do botão do windows + tab). Então, antes de abrir outro tópico de ajuda resolvi instalar o driver de novo, baixei o mais novo disponível no site da Nvidia e voilá!<editado>
« Última modificação: 13 de Maio de 2011, 21:31 por polidori »
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

Offline polidori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
    • Ver perfil
Re: Nvidia - um bom tutorial
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2010, 20:08 »
outro jeito de instalar o nvidia sem ter de parar o gdm nem matar o X
é o seguinte:
aconteceu comigo de quando fui atualizar pro 9.10 e depois pro 10.04, é que não funcionou o killall xorg
então, o sistema dava problema na inicialização e perguntava se eu queria iniciar com recursos mínimos de gráficos.
Usei esta saída pra baixar o driver da nvidia, renomeei no Desktop como NVIDIA.run, e dei reboot.
Dado o reboot, escolhi outra alternativa que não o iniciar com recursos mínimos.
Se não me engano era o de reiniciar x.
Ele deve iniciar uma espécie de promp, modo texto, tipo antigo dos.
ali voce pode digitar a pasta onde salvou, tipo cd Desktop, enter, e em seguida sudo sh NVIDIA.run (nome do driver que é melhor renomear do que digitar mil numeros, aumentando as chances de erro).
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

Offline polidori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
    • Ver perfil
Re: Nvidia - um bom tutorial
« Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2010, 10:52 »
mais rápido:

sudo service gdm stop

depois aperta ctrl alt f1

aí sim digita cd Desktop
sudo sh NVIDIA.run ou o nome do arquivo baixado
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

Offline polidori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
    • Ver perfil
Re: Nvidia - um bom tutorial
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2010, 11:25 »
após a nova atualização de hj, terei de reinstalar de novo...
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Nvidia - um bom tutorial
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2010, 11:58 »
Pode-se digitar também:

Parar gdm:
Código: [Selecionar]
sudo stop gdm
Iniciar gdm:
Código: [Selecionar]
sudo start gdm
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.