Autor Tópico: Sobre Anti-Vírus  (Lida 7454 vezes)

theirfriend

  • Visitante
Sobre Anti-Vírus
« Online: 24 de Julho de 2009, 12:54 »
SOBRE ANTI-VÍRUS

Primeiramente quero ressaltar que Linux não precisa de anti-vírus! Fato esse que não se concatena somente pela suposta existência de poucos vírus para esse OS, mas sim, a forma como ele “trata” as operações críticas ou preferenciais dentro de sua estrutura, ou seja, as execuções que podem comprometer o sistema sempre necessitarão de permissão, que será remetida ao usuário hoot para fazê-la ou não.
Mas, sabendo-se que uma grande parte dos usuários Linux mantem seu OS particionado a outro sistema(windows por exemplo), e mesmo os que não agem assim podem sim interagir de igual forma, pois o Linux pode servir de hospedeiro para vírus do windows ao se utilizar, por exemplo, bate-papo, MSN, pen drive,  e não existindo anti-vírus residente nativamente no Linux poderíamos estar contaminando outro sistemas operacionais!

Não se trata de uma necessidade, mas sim de consciência! Cito a mim mesmo, uma vez que compartilho muitos arquivos com amigos e parentes decidi utilizar sim um anti-vírus!

A principal questão é, qual seria o mais indicado? Isso na verdade vai ao gosto do usuário pois existem vários! Eu optei pelo Avast pois é de facílima instalação, possui interface gráfica e não compromete as atualizações do sistema! Sua varredura é eficaz e em tempo hábil.

Para quem desejar, o procedimento é o seguinte;

1 - Visite a seguinte página:
http://www.avast.com/eng/download-avast-for-linux-edition.html

2 – Selecione o download: avast! Linux Home Edition (DEB package)

3 – Enquanto faz o download aproveite para se registrar e obter a licença do produto indo até a seguinte página: http://www.avast.com/eng/home-registration.v2.php?lang=BRA
*siga as instruções e aguarde o código em seu e-mail.

4 – Após ter feito o download dê um duplo clique no arquivo DEB que você baixou e pronto!
OBS.: o ícone do Avast NÃO APARECERÁ NO DESCKTOP, pois o Linux o reconhece como “lançador de aplicativo não confiável!” Dessa forma o ícone aparecerá em: aplicativos > acessórios.

Configuração básica do programa:

Na primeira vez que usar o Avast será necessário fazer o registro, para isso basta copiar e colar a licença que você recebeu após ter feito a indicação do item “3”.

Com o programa aberto configure-o da seguinte maneira;

1 – ferramentas >  preferências.

>Atualizações: marque a opção automaticamente, ou informe quando uma atualização estiver disponível.(se abrir o programa e não estiver conectado a internet ele exibirá uma mensagem de erro pois entenderá como erro a falta de conectividade) Convêm lembrar que ele não atualizará pelo simples fato de estar conectado, a menos que abra o programa! Já li algo sobre ele fazer a a atualização assim que conectado, mas não me arrisco a fazer! Se alguém houver feito com êxito, por favor nos ensine!

>Navegador: marque o de sua preferência(como o Ubuntu vem com o Firefox como padrão, recomendo selecioná-lo!

As demais configurações são irrelevantes!

Boa sorte! Espero ter ajudado!
« Última modificação: 24 de Julho de 2009, 16:18 por theirfriend »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Sobre Anti-Vírus
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2009, 15:25 »
Caro usuário favor retirar os textos em caixa-alta, pois existem outros meios de se destacar o texto a este.

Lembro que é vetado pelas Regras de Utilização do Fórum usar textos assim (todo em maiúsculo).

Assim aguardamos a correção.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Re: Sobre Anti-Vírus
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2009, 15:59 »
A informaçã é valida , porém gostaria de saber de usuários mais antigos sobre essa necessidade desse procedimento.
Abraços.
Botafogo de Coração

theirfriend

  • Visitante
Re: Sobre Anti-Vírus
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2009, 16:22 »
Corrigido!
Citar
Caro usuário favor retirar os textos em caixa-alta, pois existem outros meios de se destacar o texto a este.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sobre Anti-Vírus
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2009, 16:57 »
A informaçã é valida , porém gostaria de saber de usuários mais antigos sobre essa necessidade desse procedimento.
Abraços.

Num caso extremo eu utilizaria o site www.virustotal.com para fazer uma checagem em dezenas de anti-vírus. Considero melhor que ter que usar um sistema residente para checar ameaças de outros sistemas operacionais (no meu caso não tenho dual-boot).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Lunik

  • Visitante
Re: Sobre Anti-Vírus
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2009, 21:16 »
Eu sou mais radical ainda. Sou contra anti-virus mesmo pra usuários do windows.

Um usuário sem antivirus vai pensar duas vezes antes de entrar no www.porfavormehackeie.com e baixar algo chamado issoéumvirus.exe.

O usuário com antivirus vai baixar o arquivo, colocar o karpesky pirata dele pra fazer um scan e vai executar se não encontrar problema nenhum (o que é bem comum).

É consumo ineficiente de ram.

(Claro que isso não vale quando a família inteira usa o mesmo pc...)
« Última modificação: 24 de Julho de 2009, 21:18 por Lunik »

theirfriend

  • Visitante
Re: Sobre Anti-Vírus
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2009, 21:40 »
Amigos, tudo o que quis foi ajudar aos que por uma razão ou outra, necessitam de um anti-vírus! O lema da comunidade linux é ser livre não é mesmo? Não posso obrigar um amigo ou familiar a migrar para o Linux, mas posso por amor e respeito a eles, prevenir que o sistema deles seja danificado por mim(meu sistema linux) estar hospedando um vírus! Com o tempo, certamente essas pessoas ou deixarão de receber meus arquivos(com medo de um vírus) ou irão sentir vontade de experimentar o Linux! Acredito que as pessoas devem migrar para o Linux por gostarem, ou mesmo por curiosidade, mas nunca pelo medo! E acreditem, tenho conseguido com que alguns comecem a se interessar pelo Linux(Ubuntu) apenas por mostrar a eles que uso a anti-vírus por causa deles e não porque meu sistema necessite! Brinco inclusive dizendo a eles em tom de ironia: Oh não encontrei um vírus no meu sistema! Que medo!!   
Se ocorrer de serem infectados não será propriamente por minha culpa! Detestaria ver familiares meus com seus computadores danificados quando eu podia de algum modo impedir...Isso seria no mínimo descaso e crueldade!
Grato,
JM
« Última modificação: 24 de Julho de 2009, 21:43 por theirfriend »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sobre Anti-Vírus
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2009, 21:59 »
Se ocorrer de serem infectados não será propriamente por minha culpa! Detestaria ver familiares meus com seus computadores danificados quando eu podia de algum modo impedir...Isso seria no mínimo descaso e crueldade!

A sua preocupação é relevante. Só entendo que usar o www.virustotal.com seja mais eficiente já que nem um anti-vírus, por si só, é 100%

Um usuário sem antivirus vai pensar duas vezes antes de entrar no www.porfavormehackeie.com e baixar algo chamado issoéumvirus.exe.
O usuário com antivirus vai baixar o arquivo, colocar o karpesky pirata dele pra fazer um scan e vai executar se não encontrar problema nenhum (o que é bem comum).

Muita das ameaças seriam evitadas apenas com bom senso.... pena que seja uma mercadoria escassa na humanidade.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline .:KZS:.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Sobre Anti-Vírus
« Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2009, 17:16 »
Eu gostei da iniciativa do theirfriend. Parabéns!
Vou instalar agora, justamente para limpar pen drives antes de trocar de um sistema para o outro (tenho dual boot).

Minha dúvida é se ele pode ser usado no 9.04 64bits, pois parece que o arquivo para download é para 32bits.
Outra dúvida é se o Avast para linux é free ou apenas para teste (no Superdownloads diz que é para teste de 30 dias).

Abraço.
« Última modificação: 25 de Julho de 2009, 19:27 por .:KZS:. »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Sobre Anti-Vírus
« Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2009, 20:20 »
Concordo plena/ c/ o Lunik e Agente100gelo.
Mas também compreendo que mudar a cultura Windows é algo bem complicado, se ñ tiver força de vontade de aprender.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Sobre Anti-Vírus
« Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2009, 22:37 »
Citar
Vou instalar agora, justamente para limpar pen drives.........

Para eliminar os típicos vírus de pens, basta conectá-los no Ubuntu e olhar o conteúdo. Se houver na raiz do mesmo arquivos executáveis desconhecidos ( tipo "dx54c.exe"), 'Autorun.inf' ou uma pasta 'RECYCLER', está infectado, e basta remover os mesmos. Um virus de pen depende do autorun (que precisa estar na raiz do pen) para poder se instalar sozinho; o virus em si geralmente estará em RECYCLER ou será um desses executáveis. Mesmo que esteja em outra pasta, o conteúdo do 'autorun.inf' o mostrará.
No meu trabalho, a funcão 'autorun' foi desabilitada em todas as máquinas Windows, eliminando as infecções por pens. Bem mais prático e seguro...

Notar que outros tipos de vírus, já embutidos em arquivos passados para o pen, não serão detectados assim!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline .:KZS:.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Sobre Anti-Vírus
« Resposta #11 Online: 27 de Julho de 2009, 12:18 »
Obrigado pela aula, VB5.

Vou ficar atento, pois o pen drive da minha namorada, quando volta da faculdade, está sempre infectado.
Então, quanto aos vírus embutidos nos arquivos, só mesmo o anti-vírus?


Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Sobre Anti-Vírus
« Resposta #12 Online: 27 de Julho de 2009, 23:03 »
Obrigado pela aula, VB5.

Vou ficar atento, pois o pen drive da minha namorada, quando volta da faculdade, está sempre infectado.
Então, quanto aos vírus embutidos nos arquivos, só mesmo o anti-vírus?


Se o o pen contiver um arquivo infectado por um vírus qualquer, este estará "latente"; somente será ativado se o arquivo for executado ou aberto em ambiente Windows. Já os "vírus de pendrive" valem-se do fato de que para o Windows qualquer mídia é igual, seja CD ou pen: se contiver um 'Autorun.inf' o Windows irá seguir as instruções do mesmo - seja tocar as músicas ou rodar o vírus. Por este motivo é preciso tomar cuidado com os pens:  meu vive infectado por ser usado nas estações Windows do meu trabalho, mas uma passadinha no Ubuntu e está limpo. Desabilitar a "execução automática" no Windows também impede a contaminação da máquina, como citei.

Quanto aos demais vírus, o jeito é antivirus atualizado, especialmente na máquina Windows.

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

theirfriend

  • Visitante
Re: Sobre Anti-Vírus
« Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2009, 20:04 »
Ao amigo .:KZS:.

Respondendo a suas perguntas:

Realmente parece que os desenvolvedores só disponibilizaram a versão em 32bits.
E quanto a ser free ele é inteiramente gratis sim! Basta pegar a chave de ativação e pronto! Tenho utilizado ele em meu pc sem problema algum!
Obs.: Obviamente que há sites que fazem o scan on-line! O que muito bom, mas entre escanear arquivo por arquivo eu prefiro escanear todo o sistema! Principalmente para quem tem conexão discada!

Offline .:KZS:.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Sobre Anti-Vírus
« Resposta #14 Online: 27 de Agosto de 2009, 00:33 »
Opa, amigo theirfriend! Muitíssimo obrigado pelas explicações.

É verdade, vale a pena ter o anti-vírus instalado sim, pelo menos para quem vive passando arquivos para pessoas que usam o Windows.
Grande abraço!