Google Chrome OS: Parece que agora é Real.

Iniciado por 0tacon, 08 de Julho de 2009, 02:42

tópico anterior - próximo tópico

0tacon

 Google Chrome OS "trendando" no twitter. De cara me lembrei do(s) boato(s) anterior(es) sobre um OS do Google rodando sobre Linux. Mas parece que dessa vez é real. Ainda não achei nenhuma fonte em português. Mas a versão oficial já está aqui, apesar de ainda estar em inglês:
http://googleblog.blogspot.com/2009/07/introducing-google-chrome-os.html
Por enquanto, já é ótimo citar o trecho:
CitarGoogle Chrome OS will run on both x86 as well as ARM chips and we are working with multiple OEMs to bring a number of netbooks to market next year. The software architecture is simple — Google Chrome running within a new windowing system on top of a Linux kernel.
Traduzindo mais-ou-menos:
CitarGoogle Chrome OS irá rodar em processadores x86 ou ARM [grifo meu], e nós estamos trabalhando com vários OEMs [fornecedores de peças para os fabricantes] para trazer ao mercado vários netbooks no próximo ano. O Software é simples - Google Chrome rodando sob um novo gerenciador de janelas (?) sobre um Kernel Linux.
Deixando de lado meu inglês nada fluente, notaram a parte dos processadores ARM? O Google vai acabar cobrindo o buraco que a Microsoft está deixando por não suportar a arquitetura ARM!
A profecia do dia: O Google OS vai ser um sucesso, pois será o padrão nos netbooks ARM que, mais cedo ou mais tarde, vão atingir o mercado. Netbooks que não suportam Windows, diga-se de passagem \o/ Só que o povão vai acabar se esquecendo de que o Google OS é Linux '¬¬


0tacon

#1
Data Venia: O Android é um projeto separado.
E o lançamento desse Chrome OS é para o segundo semestre de 2010.


macalex

Então o Google OS vai ser mais uma distro Linux?...
Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install

cadubts

A gigante Google anunciou o lançamento de seu Sistema Operacional, que será Open Source e conforme disse o analista Rob Enderle, presidente do grupo Enderle, este "é o primeiro sistema operacional pós-internet, baseado em uma série de serviços da web, desenhado de baixo para cima e repensado para um mundo conectado".

Tomara que o nosso Ubuntu acompanhe de alguma forma essas inovações.

clcampos

Com este aqui já são três lugares diferentes falando do mesmo assunto. Como sua fonte é diferente vou unir ao outro tópico, do contrário seria trancar.

Além disto a sessão Notícias é destinada a notícias do Ubuntu.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

agente100gelo

Citação de: macalex online 08 de Julho de 2009, 08:28
Então o Google OS vai ser mais uma distro Linux?...

Eles confirmaram que é open source... mas não que seja baseado no Linux, mas pode ser que sim. Inclusive baseado no Ubuntu com corriam os boatos.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

cadubts

Obrigado clcampos.

Eu não havia lido esse tópico. Mas achei interessantíssimo e a notícia publicada pelo Estadão indica que não existe nenhum outro SO é de boa qualidade e poderá concorrer com a Micro$oft. Parece uma injustiça, pois a cada lançamento o Ubuntu tem se aperfeiçoado nos quesitos que o Google SO julga ser pioneiro: "leveza, simplicidade e segurança", inclusive o próximo Karmic Koala promete muito!

Abraços

Rodrigo Henrique

Esse não seria o GOS? Google Operational System?

O famoso "verdão"?

agente100gelo

Citação de: Rodrigo Henrique online 08 de Julho de 2009, 09:53
Esse não seria o GOS? Google Operational System?

O famoso "verdão"?

Não. Aquele produto não tem nada de Google. O "G" é de "good" :)
http://www.thinkgos.com/index.html
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

pigdin

Citação de: cadubts online 08 de Julho de 2009, 09:39

Eu não havia lido esse tópico. Mas achei interessantíssimo e a notícia publicada pelo Estadão indica que não existe nenhum outro SO é de boa qualidade e poderá concorrer com a Micro$oft. Parece uma injustiça, pois a cada lançamento o Ubuntu tem se aperfeiçoado nos quesitos que o Google SO julga ser pioneiro: "leveza, simplicidade e segurança", inclusive o próximo Karmic Koala promete muito!

Abraços

Concordo plenamente é uma injustiça.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

nq6

Apresentação do Google Chrome OS
http://googlebrasilblog.blogspot.com/2009/07/apresentacao-do-google-chrome-os.html

Os nove meses desde o lançamento do navegador Google Chrome foram emocionantes. Hoje, mais de 30 milhões de pessoas usam o Google Chrome como seu navegador principal. O Google Chrome foi criado para aqueles que praticamente vivem na web. Eles passam a maior parte do tempo lendo notícias, pesquisando, enviando e-mails, comprando e conversando com amigos.

No entanto, a maioria dos sistemas operacionais nos quais são executados os navegadores foi projetada em uma época em que a internet não existia. Achamos que a web deve ser o centro das experiências computacionais. Por isso, hoje anunciamos um projeto que é uma extensão natural do Google Chrome: o Google Chrome Operating System (Sistema operacional do Google Chrome). Esta é a nossa tentativa de repensar o que deveria ser um sistema operacional.

O Google Chrome OS (Sistema operacional do Google Chrome) é um sistema operacional de código aberto e leve destinado a netbooks. Ainda neste ano o seu código se tornará um código aberto e netbooks que executam o Google Chrome OS estarão disponíveis para os consumidores no segundo semestre de 2010.

Já estamos trabalhando neste projeto com nosso parceiros e, em breve, trabalharemos também com a comunidade de desenvolvedores de código aberto. Por isso queremos compartilhar nossa visão atual sobre o projeto para que todos entendam qual é o nosso objetivo.

Velocidade, simplicidade e segurança são os principais aspectos do Google Chrome OS. Ele está sendo projetado para ser rápido e leve com o objetivo de ser iniciado e levar você para a web em apenas alguns segundos. A interface é mínima para não interferir na navegação e a maior parte da experiência do usuário acontece na web.

Da mesma forma como fizemos com o navegador Google Chrome, estamos voltando aos fundamentos e reprojetando completamente a arquitetura de segurança básica do sistema operacional para que os usuários não precisem se preocupar com vírus, malwares e atualizações de segurança.

O Google Chrome OS poderá ser executado nas plataformas x86 e ARM, e estamos trabalhando com diversos fabricantes de equipamentos para colocar vários netbooks no mercado no próximo ano. A arquitetura do software é simples – o Google Chrome é executado em um novo sistema de janelas com base em um núcleo Linux. Para os desenvolvedores de aplicativos, a plataforma é a web.

Todos os aplicativos baseados na web funcionarão automaticamente e novos aplicativos poderão ser criados com o uso das tecnologias da web de sua preferência. Além disso, é claro, esses aplicativos não serão executados somente no Google Chrome OS, mas também em todos os navegadores baseados em padrões do Windows, Mac e Linux. Assim, os desenvolvedores terão uma base de usuários potenciais muito maior.

O Google Chrome OS é um novo projeto, que é uma iniciativa independente do Android. O Android, o sistema operacional de código aberto do Google para celulares, foi projetado desde o início para funcionar em vários tipos de dispositivos, desde telefones a netbooks. O Google Chrome OS foi criado especificamente para sistemas desde netbooks até desktops e projetado para usuários que passam a maior parte do dia on-line. Mesmo que existam áreas nas quais o Google Chrome OS e o Android coincidem, acreditamos que a escolha levará à inovação para o benefício de todos, até mesmo do Google.

Ouvimos muito de nossos usuários e de outras pessoas em geral que gostariam ter uma experiência computacional melhor. Eles gostariam de acessar o e-mail instantaneamente sem ter que esperar o computador e os navegadores serem iniciados. Gostariam que os computadores fossem executados rapidamente como faziam logo que foram comprados. Gostariam que os seus dados estivessem acessíveis a partir de qualquer lugar e de não ter que se preocupar em perder o computador ou em esquecer-se de fazer o back-up de seus arquivos.

Ainda mais importante, eles não querem passar horas configurando os computadores para trabalhar com novos hardwares nem se preocupar com constantes atualizações de software. Sempre que os nossos usuários têm uma experiência computacional melhor, o Google se beneficia com usuários mais satisfeitos, que por sua vez têm tendência a passar longas horas na internet.

Há muito trabalho a ser feito e com certeza precisaremos de muita ajuda da comunidade que trabalha com o código aberto para alcançar este objetivo. Se você tiver interesse pelo projeto, ou caso tenha outras dúvidas, consulte as nossas Perguntas frequentes. Estamos empolgados com o que está por vir e esperamos que você também esteja. Fique ligado para saber mais notícias a partir de setembro. Até lá, aproveite o inverno!
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

absolut1983

#11
   Resta-nos apenas torcer para que de fato o sistema dos caras seja baseado em Linux, pois, caso contrário, o pinguim vai sofrer incontáveis baixas.

EDITADO:

   Diversas fontes confirmam: o Chrome será Linux based. Finalmente ganhamos um aliado de peso.
Acer Aspire 5051 / AMD Turion 64, 14.1", ATI Radeon Xpress 1100, 120GB HDD, 4GB DDR2 / Karmic Koala 64 bits

Rsrocha

Alguns fatos devem ser considerados, o navegador da Google (Quando eu testei, e não troco o Firefox por ele de jeito nenhum) me lembrou muito uma famosa tela azul que seguidamente aparece em um determinado sistema, acusando que ocorreu um erro e este será fechado, só que ao invés da tela azul aparece um "Ops!!!" e já era. Tomara que este "dito" novo sistema seja melhor, mas muito melhor que a idéia do navegador. Acredito que este será um "hibrído" Linux Mac ou  Mac Linux (Pelo Unix é claro) e se não for uma nova MicroSoft, terá potencial para ser mais uma "opção" de sistema operacional, mas vai levar muitos anos para "abocanhar" o mercado da MicroSoft (E só esta pois quem usa Linux não vai mudar - A menos que este seja Linux também). Por fim ganhamos todos com a concorrência entre estes gigantes, que adoram pescar no aquário Linux.

rjbgbo

Dois itens ñ forma comentados aqui e acho importante:
Em que distro mãe vai ser baseado essa nova distro Linux: Debian, RedHat e/ou outra.
Qual interface gráfica será a padrão: Gnome, KDe ou etc.
Enfim muitas outras coisas são pertinentes.
Mas enfim é uma grd notícia, ter a gigante Google voltada p/ o Linux e SL.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

0tacon

Citação de: rjbgbo online 08 de Julho de 2009, 13:46
Em que distro mãe vai ser baseado essa nova distro Linux: Debian, RedHat e/ou outra.
Eu acho que ainda não disseram. Isso se é que já decidiram.
Citar
Qual interface gráfica será a padrão: Gnome, KDe ou etc.
Eu aposto que eles vão fazer a deles mesmo!