Autor Tópico: anti virus  (Lida 10544 vezes)

Offline vampvamp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
anti virus
« Online: 22 de Junho de 2009, 11:14 »
qual é o melhor anti virus para o ubuntu? e já agora free.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: anti virus
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2009, 11:29 »

Citar
antivirus pra passar no sistema???
acho que vc ta confundindo linux com windows.... não tem necessidade disso.. só usamos antivirus em linux pros servidores de email
estando com sua distro atualizada com virus vc nao vai precisar se preocupar.... já existiram alguns virus pra linux, mas nenhum efetivo...
Fonte: http://under-linux.org/f67430-antivirus-para-linux

E também procure neste fórum sobre esse assunto.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline chapafogu1nho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • “Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes” .
    • Ver perfil
Re: anti virus
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2009, 11:36 »
A maioria dos anti virus para linux sao para verificar arquivos windows, mais usados em servidores.
mais já que vc perguntou.
tem o avast para linux e o kapersky(que é pago) mais dizem que é o melhor.

mais na verdade se usa muito anti virus para servidores pois se usa mais comandos em root.
agora como usuários que usam o root só quando precisam.. e sabem a maioria dos programas que estão instalando
é praticamente impossivel pegar virus instalando programas dos repositorios do linux e usando alguns comandos com o root.
é só nao instalar programas baixados da internet em que vc nao confia muito que fica tudo bem.

uso linux há 4 anos e nunca vi  alguem dizendo que pegou virus...
pois a maioria dos virus sao para root. pois o usuario normal nao deixa fazer nada...

Essa pergunta sua nao foi muito elaborada. mais já que vc quer saber o melhor anti virus...
eu recomendo só usar firewall para linux já que está tao preocupado com a segurança do seu linux.
pois a maioria de prejuizos causados pelo linux sao invasoes. e nao (nunca) virus.
flws.
Computer is like to air-conditioning, not to provide with "Windows" open. hehe

Offline vampvamp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: anti virus
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2009, 06:57 »
olá
obrigado a todos por a resposta
Bem como estou-me a iniciar no linux tenho alguns medos quanto a segurança visto os virus não serem a minha maior preocupação já agora podem-me dizer se ubuntu 9 já trás firewall?
Se não podem-me dizer algum site onde me informar como instalar? 
Obrigado por a paciência disponilizada. 

Offline Raptor Tricolor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
  • User Linux #495706
    • Ver perfil
Re: anti virus
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2009, 09:28 »
olá
obrigado a todos por a resposta
Bem como estou-me a iniciar no linux tenho alguns medos quanto a segurança visto os virus não serem a minha maior preocupação já agora podem-me dizer se ubuntu 9 já trás firewall?
Se não podem-me dizer algum site onde me informar como instalar? 
Obrigado por a paciência disponilizada. 


Ola amigo,eu uso o Avast somente porque possuo dual com Ubuntu e Vista e em relação ao firewall vc tem que ativar ele com esse comando no terminal sudo ufw enable .

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: anti virus
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2009, 10:10 »
vampvamp, sobre firewall e mais informações sobre a necessidade de anti-vírus p/ Linux, sugiro - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52123.msg299724.html#msg299724
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline vampvamp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: anti virus
« Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2009, 12:04 »
Mais uma vez obrigado por serem tão rapidos a responder.

 :P

Offline simon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 110
    • Ver perfil
Re: anti virus
« Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2009, 00:54 »
Um antivírus opensource é o Clamav. Não uso ele faz tempo porque eram raras as vezes que aparecia um vírus pra Windows quando eu usava. Ainda uso o Rkhunter, porque sou muito neurótico com segurança. Ambos tem nos repositórios.

Offline docetrago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: anti virus
« Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2009, 06:21 »
Nunca usei o CLAMAV...

Por padrão ( e por questão de paranóia rsrsrrs ), eu deixo a conta ROOT é desabilitada. Só habilito essa conta com internet desconectada. Em seguida, gosto de rodar o RKHUNTER e o CHKROOTKIT. Antes de retornar, desabilito a conta ROOT. Até agora não tive problema nenhum por aqui. Uso somente o Ubuntu como Sistema Operacional.

Mas tem mais coisas interessantes pra melhorar a segurança. Um firewall, uso de iptables, por exemplo, é bem vindo.

Um abraço !
« Última modificação: 26 de Junho de 2009, 06:28 por docetrago »

Offline chapafogu1nho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • “Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes” .
    • Ver perfil
Re: anti virus
« Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2009, 22:27 »
Ai amigo, como vc desabilita o root e deixa só a conta normal no sistema?
e como habilita ela de novo? hehe
saber só desabilitar nao compensa :D
Computer is like to air-conditioning, not to provide with "Windows" open. hehe

Offline DRIFTBRAZIL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
    • DRIFT BRAZIL - Site Oficial
Re: anti virus
« Resposta #10 Online: 13 de Julho de 2009, 13:20 »
Oi, queria saber se realmente o Ubuntu não precisa de anti-virus, instalei ele na minha maquina a 3 dias e estou gostando muito dele, realmente e como todos dizem o Windows e uma b@$!a mesmo, minha duvida e essa anti-virus é preciso...
Carros FR superam qualquer coisa.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: anti virus
« Resposta #11 Online: 13 de Julho de 2009, 13:41 »
Oi, queria saber se realmente o Ubuntu não precisa de anti-virus, instalei ele na minha maquina a 3 dias e estou gostando muito dele, realmente e como todos dizem o Windows e uma b@$!a mesmo, minha duvida e essa anti-virus é preciso...

Tem vários tópicos tratando desse assunto, use a ferramenta de busca e verás ótimas opiniões sobre a necessidade ou ñ desse tipo de software p/ Linux.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Lunik

  • Visitante
Re: anti virus
« Resposta #12 Online: 13 de Julho de 2009, 13:43 »
Minha visão é: nenhum desktop precisa de antivirus.
Alguns desktops precisam de um bom firewall.

Antivirus é coisa da década de 90. Virus mudaram, sistemas mudaram, antivirus não mudaram.

O melhor antivirus do mercado hoje em dia reconhece apenas 30% dos virus à solta por aí, seja por assinatura ou por heurística.

Isso significa que, tecnicamente, de cada 10 pendrives infectados que você espeta no seu windows, em 3 deles o seu antivirus vai fazer todo aquele escândalo e dar gritinhos e mostrar janelas e te avisar sobre o suposto virus. Os outros 7 entrarão no teu sistema felizes e serelepes. (isso é uma visão pessimista e na prática os números não são esses, eu admito)

Oh vós usuários que vieram do janelas, nada temam, pois usando o teu sistema corretamente e com bom senso, sem abrir qualquer arquivo que recebes por email, sem clicar naquele link estranho do orkut, sem baixar executáveis de sites com endereços pouco conhecidos, você será mais eficaz que qualquer antivirus.

Sigam em paz.
[]s

Offline Raskólhnikov II

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
    • Jano, o lanterneiro
Re: anti virus
« Resposta #13 Online: 13 de Julho de 2009, 18:08 »
Olá, amigos!
Aproveitando o assunto do tópico, gostaria de perguntar por que não consigo colocar na quarentena dois possíveis vírus que o Clamav detectou. Observem:



Eu seleciono o arquivo e clico com o botão direito para usar as opções "colocar na quarentena" ou "deletar", mas não vai. Por que não consigo?

Obrigado!



"Se você não puder ser um pinheiro no topo da colina, seja um arbusto  no vale - mas seja o melhor arbusto à margem do regato." (Douglas Malloch)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: anti virus
« Resposta #14 Online: 13 de Julho de 2009, 22:35 »
Olá, amigos!
Aproveitando o assunto do tópico, gostaria de perguntar por que não consigo colocar na quarentena dois possíveis vírus que o Clamav detectou. Observem:



Eu seleciono o arquivo e clico com o botão direito para usar as opções "colocar na quarentena" ou "deletar", mas não vai. Por que não consigo?

Obrigado!


hehehe
Deleta tudo.
Isso aqui ñ é Windows!

O Lunik, acabou de dar uma aula sobre o tema.
Olha eu nem perco o meu tempo de instalar anti-vírus no Linux, por conta de sua arquitetura, ser mais preparada contra invasões.
Só vejo necessidade de anti-vírus p/ Linux, se for num servidor c/ clientes Windows e/ou muita troca de arquivos c/ PCs c/ Windows - se bem que nesse último caso acho que cada um é que tem que cuidar do ser respectivo PC.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469