Autor Tópico: Resolvido o problema do Audio e Vídeo no OpenOffice Impress  (Lida 11504 vezes)

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Resolvido o problema do Audio e Vídeo no OpenOffice Impress
« Online: 21 de Junho de 2009, 10:43 »
Esta dica foi me passada por um amigo de trabalho chamado Franklin.
Um dos problemas que senti ao usar o Impress foi que eu não conseguia de forma nenhuma inserir sons e vídeos nas apresentações. Isso até agora, pois na versão 3.1 (acredito que na 3 também) o suporte está perfeito.

1- Primeiro, certifique-se que os plugins de audio e vídeo estejam instalados em seu sistema, e que as mídias estejam abrindo normalmente pelo Totem ou outro player preferido.

2- Adicione esses repositórios ao /etc/apt/sources.lst:

Para Ubuntu 9.04 Jaunty:

deb http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ppa/ubuntu jaunty main
deb-src http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ppa/ubuntu jaunty main


Para Ubuntu 8.10 Intrepid:

deb http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ppa/ubuntu intrepid main
deb-src http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ppa/ubuntu intrepid main


Para Ubuntu 8.04 Hardy:

deb http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ppa/ubuntu hardy main
deb-src http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ppa/ubuntu hardy main


3- Agora baixe essa chave:
http://news.softpedia.com/images/extra/LINUX/small/key

Importe-a pela aba Autenticação em Canais de Software.

4- Vá ao Synaptic, recarregue a lista e marque todas as atualizações.

5- Depois de atualizado, faça uma busca por "ugly" e instale os pacotes gstreamer0.10-plugins-ugly e gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse

6- Feito isso, seu Impress já deverá ser capaz de executar sons e vídeos. Faça o teste, adicionando algum vídeo à uma nova apresentação.

7- Caso não funcione, experimente deletar a pasta oculta .openoffice.org (ou .broffice.org caso esteja usando o BrOffice) da sua Home e tente novamente.

Algumas considerações:

* É importantíssimo que o nome das pastas onde se encontram os arquivos não tenha espaços nem caracteres especiais (com acento). Se tentar inserir um vídeo da pasta "Vídeos" ou uma música da pasta "Músicas", os arquivos não funcionarão. Mas se suas pastas se chamarem "videos" e "musicas", funcionarão. Já o nome do arquivo pode ter espaço (vai entender).
* A compatibilidade maior foi com o formato mpg. Alguns avi meus não rodaram. Acredito que seja devido ao codec usado na conversão para avi.
* Os formatos flv e wmv também podem ser usados. Na hora de escolher o vídeo, clique no campo de formatos e navegue até o fim da lista, escolhendo a opção "Todos os arquivos". Assim eles aparecerão disponíveis. Já os arquivos rmvb não rodaram aqui.
* Ao tentar adicionar alguns vídeos, alguma coisa se corrompeu e o Impress parou de exibir todos os formatos. Tive de deletar a pasta .openoffice.org para que voltassem a funcionar.

O ideal é criar uma pasta na home, salvar a apresentação nela e colocar todo o conteúdo multimídia que deseja acrescentar à apresentação na mesma pasta.
Cabe lembrar que o Impress não importa os arquivos e sim cria uma espécie de link dentro da apresentação, fazendo a mesma ficar menor em tamanho, pois os arquivos multimídia são externos.

Do mais, fiquei muito satisfeito por ver esse problema resolvido. Até as apresentações em ppt que costumo receber por e-mail agora tocam sons normalmente.
« Última modificação: 03 de Julho de 2009, 23:56 por vampire_thunder »

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Resolvido o problema do Audio e Vídeo no OpenOffice Impress
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2009, 21:04 »
Tentei rodar um arquivo mpg mais deu erro.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Resolvido o problema do Audio e Vídeo no OpenOffice Impress
« Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2009, 23:57 »
Atualizei as considerações. Dê uma olhada e tente novamente.

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Resolvido o problema do Audio e Vídeo no OpenOffice Impress
« Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2009, 09:31 »
Fiz o q vc disse mas não apareceu nenhuma atualização ???

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Resolvido o problema do Audio e Vídeo no OpenOffice Impress
« Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2009, 14:47 »
Não será por que seu OpenOffice já é o 3.1?

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Resolvido o problema do Audio e Vídeo no OpenOffice Impress
« Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2009, 19:22 »
 ;D ;DCara e não era q é isso mesmo ;D
Foi mal pelo encomodo, é q eu entendi errado e pensei q fosse uma dica pro o 3.1

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Resolvido o problema do Audio e Vídeo no OpenOffice Impress
« Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2009, 21:17 »
Agora foi eu que não entendi  ???

A dica é para o OpenOffice / BrOffice 3.1.

Acredito que também funcione na 3.0.


Offline enockubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Resolvido o problema do Audio e Vídeo no OpenOffice Impress
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2009, 13:16 »
Ola amigos uso o broffice 3.1 mas nao consegui. Segui todos os passos e nao deu certo, sera que so funciona no Openoffice? Antecipadamente agradeço! Abraço a todos

Offline aniceto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 108
    • Ver perfil
Re: Resolvido o problema do Audio e Vídeo no OpenOffice Impress
« Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2009, 14:34 »
Olá pessoal,
depois de passar por dificuldades para rodar um mp3 durante a apresentação, finalmente consegui, é o seguinte instala os seguintes programas: gstreamer0.10-ffmpeg, gstreamer0.10-plugins-bad, gstreamer0.10-plugins-base, gstreamer0.10-plugins-good, gstreamer0.10-plugins-ugly, o problema era que o pessoal só se referia ao gstreamer0.10-plugins-ugly, mas comigo só funcionou quando instalei estes aí. Funcionou no broffice e openoffice, no 2.4 e 3 do jaunty. Outra coisa, para ouvir o mesmo som em toda apresentação o caminho é tarefas>transição de slides>modificar transição>som>outro som>o seu mp3.
É isso.

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Resolvido o problema do Audio e Vídeo no OpenOffice Impress
« Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2009, 20:38 »
Citar
Olá pessoal,
depois de passar por dificuldades para rodar um mp3 durante a apresentação, finalmente consegui, é o seguinte instala os seguintes programas: gstreamer0.10-ffmpeg, gstreamer0.10-plugins-bad, gstreamer0.10-plugins-base, gstreamer0.10-plugins-good, gstreamer0.10-plugins-ugly, o problema era que o pessoal só se referia ao gstreamer0.10-plugins-ugly, mas comigo só funcionou quando instalei estes aí. Funcionou no broffice e openoffice, no 2.4 e 3 do jaunty. Outra coisa, para ouvir o mesmo som em toda apresentação o caminho é tarefas>transição de slides>modificar transição>som>outro som>o seu mp3.
É isso.
O meu BrOffice.org 3.1 continua sem reproduzir son ou video.

Offline aniceto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 108
    • Ver perfil
Re: Resolvido o problema do Audio e Vídeo no OpenOffice Impress
« Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2009, 21:34 »
Ola Mikael,
vou testar agora no broffice 3,1 do karmic, testei no broffice 2,4 do 8,04 e 3 que acho que e 3,0 do jaunty, estou no karmic. O meu source.list nao foi alterado como recomenda o topico. vou testar agora no 3,1 com o karmic depois digo alguma coisa. Outra coisa, vc instalou todos os programas citados. (estou sem acentos e alguns sinais).
Já testei e funcionou no broffice 3,1 do karmic, source.list sem adição como recomenda o o tópico, (já ajeitei os acentos do karmic). E desta vez testei e funcionou sem o gstreamer0.10-plugins-bad, porque ele tem uma dependencia que é o freepats que tem 29 mb. Mas os outros que falei, instalei para pode funcionar. Resumindo, esta dica funcionou com o Linux educacional 3.0, que nada mais é que o kubuntu 8,04 e broffice 2.4, kubuntu jaunty com o broffice 3,0 (acho, não sei direito, é o padrão do jaunty) e agora o 3.1 do kubuntu karmic. Meu sistema é amd64.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2009, 22:22 por aniceto »