Autor Tópico: Janelas embaralhadas no Gnome  (Lida 5227 vezes)

Offline bgrasselli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Janelas embaralhadas no Gnome
« Online: 12 de Junho de 2009, 19:31 »
Olá!

Eu tenho um laptop Compaq onde tenho o Ubuntu 9.04 instalado.

Até a versão 8.10 eu não conseguia assistir vídeos em meu Ubuntu, ele travava... principalmente em full screen ou vídeos assistidos pelo navegador (youtube, etc). Com a versão 9.04 esse erro foi resolvido, mas o Ubuntu ainda apresenta alguns comportamentos estranhos quanto a placa de video.

As vezes eu estou mexendo em algum aplicativo e percebo que as janelas se embaralham um pouco.

Por exemplo, vejam essa imagem do gvim abaixo:



Eu abri um arquivo e depois abri outro. Com isso o gvim fecha o primeiro e abre o segundo.
Mas se você perceberem na imagem ele mesclou a visualização dos dois arquivos. Notem que a partir da linha 13 do segundo arquivo, começa a linha 85 do segundo. Sem contar que fica parte do sistema de gerenciamento de arquivos na tela ainda (parte rosa).

O mesmo acontece com o editor de planilhas e de documentos textos do open office.

As vezes a caixa de fórmulas do editor de planilhas fica com uma parte cinza por cima.

No editor de textos as vezes as letras se embaralham.

Todos os problemas se resolvem quando eu seleciono o texto que está apresentando o problema, ou quando minimizo a janela e abro de novo.

Alguém sabe se existe uma forma de solucionar isso?

Abaixo segue o resultado do lspci em meu micro:

00:00.0 RAM memory: nVidia Corporation MCP78S [GeForce 8200] Memory Controller (rev a2)
00:01.0 ISA bridge: nVidia Corporation Device 075e (rev a2)
00:01.1 SMBus: nVidia Corporation MCP78S [GeForce 8200] SMBus (rev a1)
00:01.3 Co-processor: nVidia Corporation MCP78S [GeForce 8200] Co-Processor (rev a2)
00:01.4 RAM memory: nVidia Corporation MCP78S [GeForce 8200] Memory Controller (rev a1)
00:02.0 USB Controller: nVidia Corporation MCP78S [GeForce 8200] OHCI USB 1.1 Controller (rev a1)
00:02.1 USB Controller: nVidia Corporation MCP78S [GeForce 8200] EHCI USB 2.0 Controller (rev a1)
00:04.0 USB Controller: nVidia Corporation MCP78S [GeForce 8200] OHCI USB 1.1 Controller (rev a1)
00:04.1 USB Controller: nVidia Corporation MCP78S [GeForce 8200] EHCI USB 2.0 Controller (rev a1)
00:06.0 IDE interface: nVidia Corporation MCP78S [GeForce 8200] IDE (rev a1)
00:07.0 Audio device: nVidia Corporation MCP78S [GeForce 8200] High Definition Audio (rev a1)
00:08.0 PCI bridge: nVidia Corporation MCP78S [GeForce 8200] PCI Bridge (rev a1)
00:09.0 IDE interface: nVidia Corporation MCP78S [GeForce 8200] SATA Controller (non-AHCI mode) (rev a2)
00:0a.0 Ethernet controller: nVidia Corporation MCP78S [GeForce 8200] Ethernet (rev a2)
00:0b.0 PCI bridge: nVidia Corporation MCP78S [GeForce 8200] PCI Express Bridge (rev a1)
00:14.0 PCI bridge: nVidia Corporation MCP78S [GeForce 8200] PCI Bridge (rev a1)
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 11h HyperTransport Configuration (rev 40)
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 11h Address Map
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 11h DRAM Controller
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 11h Miscellaneous Control
00:18.4 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 11h Link Control
02:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation GeForce 8200M G (rev a2)
07:00.0 Network controller: Atheros Communications Inc. AR928X Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)

O driver de vídeo que estou usando é o NVIDIA versão 180.

Desde já agradeço pela atenção.

Abraços,

Bruno Grasselli.

Edit: parece que a imagem não apareceu. Estou tentando corrigir.
« Última modificação: 13 de Junho de 2009, 11:54 por bgrasselli »

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: Janelas embaralhadas no Gnome
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2009, 00:12 »
Para a imagem aparecer, coloque ela em um site tipo o imageshack e o endereço dela entre as bbcode img e /img. Exemplo:
Código: [Selecionar]
[img]http://sitedeimagens.tld/nomedaimagem.png[/img]
quanto ao teu problema de video, cola aqui o teu xorg.conf.

[]'s
Linux Registered User: #491793

Offline bgrasselli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Janelas embaralhadas no Gnome
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2009, 11:56 »
Obrigado Gunfree, corrigi a imagem. Tinha tentado hospedar no meu blog mas não deu certo.

Segue o xorg:

# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# Note that some configuration settings that could be done previously
# in this file, now are automatically configured by the server and settings
# here are ignored.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "Monitor"
   Identifier   "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Monitor      "Configured Monitor"
   Device      "Configured Video Device"
   DefaultDepth   24
EndSection

Section "Module"
   Load   "glx"
EndSection

Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
   Driver   "nvidia"
   Option   "NoLogo"   "True"
EndSection

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: Janelas embaralhadas no Gnome
« Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2009, 11:59 »
Que esquisito isso. Parece que existem resquícios de memória sendo eliminadas aos poucos. Ao mudar o desktop para outro qualquer (ctrl alt seta da esquerda) e voltar para o primeiro, a imagem normaliza?
Linux Registered User: #491793

Offline bgrasselli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Janelas embaralhadas no Gnome
« Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2009, 12:36 »
Sim,  normaliza sim.

O que acontece também é que as vezes ele trava tanto que eu tenho que reiniciar o micro. Nem ctrl shift backspace funciona.

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: Janelas embaralhadas no Gnome
« Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2009, 15:36 »
Saquei. Creio que possam ser duas coisas: A sua placa de vídeo está com problemas na memória; ou seu driver está errado. Tenta mudar o driver ou quem sabe testar outra placa.

[]'s
Linux Registered User: #491793

Offline bgrasselli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Janelas embaralhadas no Gnome
« Resposta #6 Online: 13 de Junho de 2009, 17:16 »
É eu também acho q é o driver... mas esse é o que melhor funciona com ela... os outros ou deixam o sistema inteiro lento, ou nao rodam video... esse foi o unico q eu testei q é utilizavel ate agora.

Offline .:KZS:.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Janelas embaralhadas no Gnome
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2009, 21:18 »
O meu notebook novo tem a GeForce 8200 (Compaq CQ60-215DX, Athlon X2 64 2Gb 250Gb de HD) e não consigo instalar nem esse driver 180.

No live CD nenhum rodou, somente o 8.04 32bits e muito lentamente. Os demais ( 8.04, 8.10, 9.04 64 bits e os dois últimos 32 também) praticamente não rodam. Deve ser o driver da Nvidia que não consigo instalar de jeito nenhum... Você instalou a partir do "Drivers de Hardware"? Ou através do console? A partir do "Drivers de Hardware" eu não consigo. Alguém pode me indicar um outro meio para instalá-lo?

Obrigado amigos.

Darcamo

  • Visitante
Re: Janelas embaralhadas no Gnome
« Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2009, 01:22 »
Você está usando o compiz?
Eu tinha um problema parecido. Estava editando um texto no emacs e quando selecionava um texto ou quando dava scroll up ou down as vezes parte do texto que estava sendo exibido antes continuava sendo mostrado, oq eu deixava tudo bem confuso. Se não me engano eu podia "limpar" se minimizasse e restaurasse a janela do emacs.

Procurando na internet vi uma configuração do compiz que poderia resolver o problema e depois de mudar nunca mais tive esse problema.
No gerenciador de configurações do compiz (instale o pacote compizconfig-settings-manager para que ele esteja disponível e rode o comando ccsm para executá-lo) escolha o item "Correções de Bug" e marque a opção "Force synchronization between X and GLX".

Avisa se isso resolver seu problema.

Offline .:KZS:.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Janelas embaralhadas no Gnome
« Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2009, 16:36 »
Eu consegui instalar o driver para Nvidia 180. Fiz todas as atualizações e tal... contudo, continuo com o problema mencionado pelo autor do tópico. Às vezes, as janelas embaralham quando arrasto algo, como, por exemplo, os favoritos de uma pasta para outra, arquivos de uma pasta para outra etc. Se fosse só isso, seria tranqüilo, tentaria uma das alternativas triviais como minimizar, alterar o desktop, fechar o aplicativo etc. O problema é que quando isso acontece na maioria das vezes trava o micro e só desligando (clicando no botão ligar/deligar do note e mantendo-o pressionado por alguns segundos) e reiniciando.

Acredito que seja o driver disponível para Nvidia (180).
Não estou usando Compiz.

Existe alguma solução para isso?
Abraço.


Offline .:KZS:.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Janelas embaralhadas no Gnome
« Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2009, 23:36 »
Há um driver no site da NVidia que ainda não testei.
Baixei e tentei instalar mas dá erro.

cd ~/home/usuario/Desktop
sudo chmod +x ./NVIDIA-Linux-x86_64-185.18.14-pkg2.run
sudo ./NVIDIA-Linux-x86_64-185.18.14-pkg2.run

Alguém já consegui instalar?

O que ocorreu foi o seguinte:


user@computador:~/Desktop$ sudo chmod +x ./NVIDIA-Linux-x86_64-185.18.14-pkg2.run
user@computador:~/Desktop$ sudo ./NVIDIA-Linux-x86_64-185.18.14-pkg2.run
Verifying archive integrity... OK
Uncompressing NVIDIA Accelerated Graphics Driver for Linux-x86_64 185.18.14...
user@computador:~/Desktop$

_Daí entra uma tela com cores:

NVIDIA Accelerated Graphics Driver for Linux-x86_64 (185.18.14)

  ERROR: You appear to be running an X server; please exit X before installing.  For further details,   
         please see the section INSTALLING THE NVIDIA DRIVER in the README available on the Linux driver
         download page at www.nvidia.com.

                                                    OK
_Dou enter

NVIDIA Accelerated Graphics Driver for Linux-x86_64 (185.18.14)

  ERROR: Installation has failed.  Please see the file '/var/log/nvidia-installer.log' for details.  You
         may find suggestions on fixing installation problems in the README available on the Linux       
         driver download page at www.nvidia.com.

                                                    OK
_Enter, e volta para o terminal.

Alguma luz?