Fala amigo ... desculpa a demora na resposta... não sou um expert no assunto... mas posso indicar um caminho... uma dica (a principal: e que a maioria dos meus problemas com o ubuntu foram resolvidos utilizando a pesquisa e googlando muito kkk de boa).. o outra pra facilitar tanto pra vc e pra quem está tentando ajudar e colocar o máximo de informações do que está ocorrendo!? Tipo o problema e Drive para sua placa? Que tipo de placa? A Tela fica preta ou vc não consegue utilizar os efeitos?? aqui tem uns caras feras no assunto mais vc prescisa explicar melhor.. blz. Da uma olhada nessas dicas abaixo......
Vai no menu Sistema - Administração - Drives de Hardware - verifica se o Drive da sua placa consta lá e apenas habilita o mesmo... como o pessoal acima diz a Nvidia e fácil de instalar ou dá uma olhada nas informações abaixo:
No terminal executa glxinfo |less
Se estiver "Direct Rendering = yes" a aceleração está habilitada e logo abaixo você tem as informações do driver, se tiver alguma menção a NVIDA é porque o driver está efetivamente habilitado e rodando. (créditos ao úsuario: Akuhn)
ou
Instalei os drivers de Nvidia com o script:
install-nvidia-debian.sh
(créditos ao úsuario: hraposo)
ou
Olha eu acho que isto resolve muita coisa:
http://wiki.ubuntu-br.org/Utilitarios/Automatixou
Da uma conferida nessas paradas de uns tutos e outras dicas de quem conseguiu instalar os Drives se for este o problema:
AVISO: Não sei se e 100% funcional e se realmente e este o seu problema... leia tudo antes de fazer qualquer coisa... lembrando minha placa de Video e uma ATI Radeon HD 4670.. ok
1.Vá ao menu Sistema na parte superior de sua tela.
2.Selecione Administração => Gerenciador de pacotes Synaptic (Digite a senha)
3.Com o Gerenciador aberto, no menu acima clica em Configurações, logo abaixo em repositores (Vai abrir uma outra tela ok).
Nesta tela verifica se as opção Software restrito por copyright ou problemas legais (multiverse) está selecionada? Se o quadrado estiver ok... deixe desta forma mesmo... aqui no meu PC os quatros primeiros estão selecionados!
Após clique em fechar.
Detalhe se vc mudar alguns dessas alternativas ele vai informar para vc recarregar *será necessário,,, caso contrário não.
Agora você tem acesso aos pacotes Restritos, incluindo os pacotes da NVIDIA.
A tela de Gerenciamento de Pacotes ainda está aberta.. certo?
4. Nesta tela no menu acima, clica em EDITAR e logo em seguida um pouco abaixo em PROCURAR, em Procurar digite NVIDIA.
5..Quando a busca terminar marque os seguintes “pacotes” que estarão disponíveis ao lado.
nvidia-settings
nvidia-glx-legacy (Placas TNT TNT2 GeForce GeForce2 ou mais velhinhas...)
nvidia-glx (Placas mais novas...)
Obs.> no meu PC também estão selecionados estes pacotes:
xserver-xorg-video-nv
nvidia-180-modaliases
nvidia-173-modaliases
nvidia-96-modaliases
nvidia-71-modaliases
smatdimmer
jockey-common
jockey-gtk
nvidia-common
6. Depois de marcar, procure por "linux-restricted-modules". (Da mesma forma que vc fez para localizar os pacotes Nvidia ok).
7. Marque o pacote linux-restricted-modules-386 (geralmente já está marcado...)
No meu PC estão marcados estes abaixo(o que está no tutorial eu não tenho o tal 386) ,
linux-restricted-modulos-generic
linux-restricted-modulos- 2.6.28-14-generic
linux-restricted-modulos-common
linux-restricted-modulos- 2.6.28-11-generic
8. Clique no quadrado ao lado para solicitar a instalação e em seguida aplicar.
Bom se tudo correr certo o Synaptic vai executar as tarefas...so esperar ele concluir tudo e pode fechar...
Agora abra o TERMINAL em aplicativo, acessórios, terminal.... com o mesmo aberto digite o comando para ativar os drives da Nvidia
sudo nvidia-glx-config enable (como lá em cima ta dizendo placas mais novas)
Feche tudo e aperte Ctrl-Alt-Backspace. Se você ver a tela da nVidia após alguns segundos significa que seus drivers estão instalados e funcionando perfeitamente.
Não consegui testar se funfa mais o cara que fez este tuto diz que rola... olha o tuto original eu dei uma simplificada....
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Ubuntu-e-Kubuntu/nVidia-=%3E-Instalando-os-driversEspero ter ajudado pelo menos um pouquinho... porque sou novato no ubuntu.. blz! qualquer coisa estamos ai.......
Boa sorte e ate mais.