Como baixa um pacote do repositorio Ubuntu 9.04 ???

Iniciado por eu.eu, 29 de Abril de 2009, 09:30

tópico anterior - próximo tópico

eu.eu

Oi pessoal uso internet discada e preciso configurar, falta um pacote nesta versão 9.04 que é "wvdial" ... sem ele não da pra configurar gnome-ppp "Discador" tem esta dependencia...

obrigado

alarcon

Citação de: eu.eu online 29 de Abril de 2009, 09:30
Oi pessoal uso internet discada e preciso configurar, falta um pacote nesta versão 9.04 que é "wvdial" ... sem ele não da pra configurar gnome-ppp "Discador" tem esta dependencia...

obrigado

Veja aqui:

http://packages.ubuntu.com/jaunty/wvdial

Note que ele possui outros pacotes como dependência, portanto se não instalar somente baixando o wvdial, ou seja, se as dependências informadas não estiverem já instaladas no seu sistema, então você terá de baixar as que tiverem faltando ok.

dudu_ubuntun

bom dia,

o alarcon ja deu a dica: nao basta pegar um pacote e instalar, ele pode depender de outros pacotes. Dê uma pesquisada aqui no forum sobre como instalar programas no linux, é fácil depois q vc pega o jeito.

só para adiantar teu lado e provar que é facil:
vá em aplicações, acessorios, clique em terminal (ou consola).
vai abrir uma tela tipo DOS ms branquinha.
digite:
sudo apt-get install wvdial
aperte ENTER
vai pedir uma senha, digite a tua senha normal que vc usa para entrar no Ubuntu (ela nao vai ser mostrada enquanto vc digita)
aperte ENTER novamente
o sistema vai na internet procurar em sites pre-configurados chamados de repositorios o pacote wvdial, vai ver as dependencias, e vai te informar quais sao e qual tamanho desses arquivos.
aperte novamente ENTER, com isso vc esta concordando em baixar os pacotes e instala-los no teu computador.
aguarde alguns minutos e pronto, vc vai ver que o pacote wvdial foi instalado.

abs

eu.eu

dudu_ubuntun,

O PROBLEMA E QUE NÃO TENHO INTERNET PRA FAZER ISTO
"sudo apt-get install wvdial"

AIN O MOTIVO DE PEDI ONDE ENCONTRA OS PACOTES E BAIXAR PELO WINDWOS XP

OBRIGADO PELA DICA VOU TENTA AQUI.

dudu_ubuntun

ah, concordo q é uma coisa bem delicada: vc precisa do pacote wvdial para conectar a internet e sem o wvdial nao dá pra acessar a internet, tipo, a chave do bau esta dentro do bau chaveado.

como alternativa, te diria o seguinte entao:

grave um pendrive bootavel com o ubuntu 9.04, numa lan house de o boot com ele, instale o wvdial, copie todos os arquivos para uma partição do pen para nao se perderem quando vc desligar e copie os pacotes para teu pc e intale o wvdial, assim vc nao se estressa com as dependencias.

abs

alarcon

segundo o link:

http://packages.ubuntu.com/jaunty/wvdial

o pacote wvdial tem como dependências:

Citardebconf (>= 0.5.00)
    Sistema de Gerencimento de Configuração Debian
or cdebconf
    Sistema de Gerenciamento de Configuração Debian (implementação-C)

dep: libc6 (>= 2.4)
    GNU Biblioteca C: Bibliotecas compartilhadas
    also a virtual package provided by libc6-udeb

dep: libuniconf4.4
    bibliotecas de rede C++ para rápido desenvolvimento de aplicações

dep: libwvstreams4.4-base

dep: libwvstreams4.4-extras

dep: libxplc0.3.13
    sistema de componentes leve

ppp  (>= 2.3.0)
    Point-to-Point Protocol (PPP) - daemon

Olhando rapidamente pelo Synaptic aqui do meu Ubuntu 9.04, somente os pacotes:

Citardep: libuniconf4.4

dep: libwvstreams4.4-base

dep: libwvstreams4.4-extras

dep: libxplc0.3.13
    sistema de componentes leve

não estão instalados e nem sei se numa instalação limpa do Ubuntu 9.04, ou seja, a instalação inicial sem nenhuma atualização ou instalação de pacotes que possam ter essas mesmas dependências, as dependências que estão instaladas aqui realmente estariam em todas as instalações iniciais do Ubuntu 9.04.

O grande problema é se essas dependências que não estão instaladas por sua vez precisarem de outras que também não estão instaladas e assim sucessivamente gerando uma reação em cadeia tornando o processo muito trabalhoso.

Talvez se você adicionar o liveCD de instalação do Ubuntu 9.04 na lista de repositórios e se o wvdial estiver presente no cd, mas ainda não instalado pela instalçaõ padrão, aí você poderia usar o comando:

sudo apt-get install wvdial

Caso não seja possível isso, então vejo que a instalação de modems discados está com seus dias contados nas distribuições linux, talvez até por falta de espaço para gerar a ISO eles possam ter achado que a retirada destes aplicativos não fariam diferença. O curioso e contraditório é que nos drivers restritos e para determinado tipos de modems para conexão discada, eles mostram alternativa para ativar, mas como sem a internet? ;D

Alfa

Olá pessoal,

Consegui instalar o wvdial no Ubuntu 9.04!

Não foi complicado, não.
Entrei no site que o colega alarcon sugeriu ( http://packages.ubuntu.com/jaunty/wvdial ) e baixei o wvdial e os outros arquivos de que ele depende. Fiz isso através do Windows (arghhhh!) em outro micro. Copiei num pendrive e acessei o mesmo pelo Ubuntu.
Verifique se você está baixando os arquivos no formato ".deb", pois para instalar no Ubuntu é bem simples. Bastará clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção de instalação.
Após isso, baixei o script que o Carlos E. Morimoto escreveu (link abaixo) e o executei. Deu um erro durante a execução do script mas o sistema funcionou normalmente, apesar do erro. Acho que o erro não era grave e por isso não anotei qual foi o erro! O C.M. explica tudo na página abaixo:
http://www.gdhpress.com.br/blog/script-vivo-zap/

Uma pena que o liveCD do Ubuntu não venha com o wvdial já instalado. Isso pode desanimar algumas pessoas.

Boa sorte a todos!