Esse negócio se usar as várias distribuições Linux como desculpa para não dar suporte, infelizmente, é fato.
Deve dar muito serviço para eles deixarem os pacotes .deb, .rpm, ou tar.gz prontos.
Com certeza: poucos funcionários, pessoal sem conhecimento do assunto... Deve ser mesmo impossível!
Mas, Galactus e demais, depois dos últimos acontecimentos, fico, de novo e de fato, estarrecido ou pela desorganização das informações na HP ou por seu desrespeito com o Linux.
Quando decidi comprar a PSC 1410, depois de investigar no fórum gringo o uso dela no Ubuntu, perguntei à HP: "E a 1410, funciona no linux?"
Resposta da HP:
Em 06/04/06, Brasil Internet <
brasilinternet@hp.com> escreveu:
Prezado Srº xxx,
Informamos que o modelo 1410 não é compatível com Linux.
Estamos a disposição para maiores informações.
Atenciosamente,
Minha resposta a eles:
Prezado amigo, penso que você e/ou a HP precisam revisar seus manuais. A PSC 1410 é, sim, compatível com Linux. E não apenas compatível, como de instalação muito mais simples do que no Windows. Bastou eu conectá-la, carregar o Ubuntu, mandar instalar a impressora e em um minuto ela estava funcionando. Tenho aqui, diante de mim, a página de testes (belíssima, por sinal, muito mais que a do Windows), com escala de cores. Dá vontade de emoldurá-la.
Apesar das informações imprecisas que a HP presta, gosto de seus produtos.
Levou, no máximo, um minuto para que ela fosse reconhecida no Ubuntu, enquanto no Rwindow$ são 850 MB :shock: de programas a serem instaladas.
Mas minha alegria não terminou aí. Abri o xsane e em 10 segundos :shock: o escaner estava funcionando, digitalizando a página de teste lindíssima do Ubuntu!
Mais pontos para o pingüim marrom :lol:
Portanto, quem quiser usa multifuncional da HP, com bom preço e bons recursos, pode comprar a PSC 1410 sem medo. E não dêem bola pras bobagens que a HP diz! :wink: