Autor Tópico: Solução: ModemZTE MF622 No Ubuntu 9.04  (Lida 15361 vezes)

Offline armandojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Solução: ModemZTE MF622 No Ubuntu 9.04
« Online: 20 de Abril de 2009, 09:20 »
Para que não está conseguindo funcionar esse modelo de modem a solução vc encontra aqui: https://wiki.edubuntu.org/NetworkManager/Hardware/3G/ZTE_MF622

Tentei a 1a. alternativa (ligar o computador com o modem espetado) e funcionou.  Creio que a 2a. alternativa também funcione. Só gostaria que na versão final isso já viesse "on the box" assim como o mandriva.

 

Offline MalkavFelipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Solução: ModemZTE MF622 No Ubuntu 9.04
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2009, 20:15 »
Olá a todos...


Alguém sabe me dizer se esse problema foi resolvido na nova versão (9.04)?

Sei lá, é meio incomodo ter que ligar o pc/notebook com o modem já conectado...


Agradeço a atenção.


abraços!
"" Por que tudo é tão difícil?!?!?! ""

Offline MalkavFelipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Solução: ModemZTE MF622 No Ubuntu 9.04
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2009, 16:24 »
Nenhuma noticia pessoal?

Por favor  :'( 1!!


Abraços!
"" Por que tudo é tão difícil?!?!?! ""

Offline lunga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 366
  • Visitem: www.mundolunga.com
    • Ver perfil
    • O mundo de lunga
Re: Solução: ModemZTE MF622 No Ubuntu 9.04
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2009, 17:16 »
No meu 9.04 amd64 tem q iniciar com o ZTE conectado.
Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

Offline reneerojas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • Renee Rojas
Re: Solução: ModemZTE MF622 No Ubuntu 9.04
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2009, 20:56 »
No meu caso a resposta era "device ignored" inicialmente para nao ficar sem internet instalei uma maquina virtual com windows para fazer o switch do modem pois com o usbswitch nao funcionava nem a pau.
Após isso, ainda sem net, tive uma surpresa. O modem foi reconhecido de maneira TOTALMENTE ERRADA! :o
Como ja havia mexido no hal anteriormente no 8.10, bingo! foi só alterar a entrada e reiniciar, após isso ainda usando windows em maquina virtual consegui conectar.
Não satisfeito fiz a alteração no kernel e ai sim... agora é só usar o nautilus desconectar o usb_storage e navegar!

Na minha opnião, o basico para funcionar legal é alterar o hal e recompilar o kernel. Pois só assim consegui navegar tranquilo.
Mas eu sempre tive problema com esse modem no linux, nenhuma das outras opcoes funcionaram pra mim.

em outras palavras, esse tutorial do wiki realmente resolve todos os problemas com esse modem.

por isso que amo linux, é constante aprendizado!
Renee Rojas

That's all folks!

Offline MalkavFelipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Solução: ModemZTE MF622 No Ubuntu 9.04
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2009, 22:34 »
reneerojas

Mesmo recompilando o kernel eu vou ter que desmontar o modem (que pelo q entendi será montado como um pendrive)???

E depois da recompilação, funciona mesmo eu plugar o modem com o pc ligado? Resolverá meu problema?

Cara... to com muito receio de recompilar o kernel... sei lá... nunca fiz... temo por problemas futuros... novas atualizações e tal...

Uma ultima pergunta: é muito complicado recompilar o kernel? seguindo o tutorial do primeiro post é tranquilo? E, demora muito essa recompilação??


Agradeço pela atenção cara!!
"" Por que tudo é tão difícil?!?!?! ""

Offline reneerojas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • Renee Rojas
Re: Solução: ModemZTE MF622 No Ubuntu 9.04
« Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2009, 03:12 »
MalkavFelipe

Depois de recompilar o kernel se vc bootar com o modem espetado ele ja reconhece de cara e se espetar depois é só desmontar pelo nautilus que funciona.

só seguir exatamente os passos do tutorial do primeiro post prestando atencao para a quantidade de cores que voce tem...

No meu note que é Core 2 Duo 2Ghz com 4Gb de RAM demorou uns 20-30 minutos pra recompilar, mas é super tranquilo.
Nao se preocupe, voce vai compilar e gerar o pacote do kernel e apenas se der tudo certo voce instala... sem medo nenhum...

lembrando que no meu caso tive de alterar o hal tambem, pois ele reconhecia errado. Isso eu nao fiz como está no tutorial, porque nao funcionou.

Eu troquei as linhas:
 <!-- Qualcomm: Telstra/NextG CDMA , ZTE CDMA Tech -->
        <match key="@info.parent:usb.product_id" int="0xfffe">
          <match key="@info.parent:usb.interface.number" int="0">
            <append key="modem.command_sets" type="strlist">IS-707-A</append>
          </match>
        </match>

por estas:

<!-- Qualcomm: Telstra/NextG CDMA , ZTE CDMA Tech -->
        <match key="@info.parent:usb.product_id" int_outof="0x0001">
          <match key="@info.parent:usb.interface.number" int="0">
            <append key="modem.command_sets" type="strlist">GSM-07.07</append>
            <append key="modem.command_sets" type="strlist">GSM-07.05</append>
          </match>
        </match>

ai é reiniciar e que vai funcionar muito bem. :D

Qualquer dúvida é só perguntar.
Abração
Renee Rojas

That's all folks!

Offline MalkavFelipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Solução: ModemZTE MF622 No Ubuntu 9.04
« Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2009, 12:39 »
reneerojas

Cara....TA FUNCIONANDO  ;D!!!

Segui o passo a passo do link do primeiro post e deu certinho  ;).

O unico porem é que agora o meu kernel fico como 2.6.28-9 e não o 2.6.28-11 como o padrão  :-\, mas tá valendo  8)

Modifiquei o hal para ficar igual ao seu... pois ele (meu modem) SEMPRE era reconhecido como pendrive e eu tinha que desmontar pelo nautilus pra ele funcionar... ai depois da modificação, ele é reconhecido como pendrive também, porem se esperar mais um pouquinho, ele se desmonta e "vira" o modem rsrsrs....


Cara muito obrigado... valeu mesmo!!!

Abraços

[]'s

Felipe
« Última modificação: 29 de Abril de 2009, 12:43 por MalkavFelipe »
"" Por que tudo é tão difícil?!?!?! ""

Offline vitorubu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Solução: ModemZTE MF622 No Ubuntu 9.04
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2009, 06:25 »
pelo menos aqui com a zte mf620 agora aparece o país e a operadora e a configuração é automática(tmn,pt)

Offline armandojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Solução: ModemZTE MF622 No Ubuntu 9.04
« Resposta #9 Online: 01 de Maio de 2009, 23:12 »
Realmente funciona plugando e desplugando com o Ubuntu carregado. Basta recompilar o kernel e fazer as alterações sugeridas pelo reneerojas no post anterior.

Inicialmente aparece como um pendrive que quando desmontado é reconhecido como modem.

Agora está como o Mandriva (cuja versão 2009.1 reconhece como pendrive e que ao ser desmontado é reconhecido como modem - só não sendo necessário recompilar nadinha. Tudo já vem "de fábrica")

Offline MalkavFelipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Solução: ModemZTE MF622 No Ubuntu 9.04
« Resposta #10 Online: 01 de Maio de 2009, 23:50 »

armandojr
Cara, realmente a mandriva foi a melhor distribuição que eu já usei  8), mas eu fiquei tão curioso com o ubuntu que toooodo mundo fala e conhece, e que tem um ótimo suporte pela comunidade (opinião minha), que eu resolvi experimentar... e até o momento não me arrependo não... mas sinceramente, eu me dou mais com a cara do mandriva e do kde4... um dia eu volto hehehe... mas por enquanto vo brincando aqui no ubuntu... já que to no começo e aprendendo, e foi onde consegui mais ajuda...

Voltando ao assunto do post  ;D

Eu realmente fiquei incucado de o por que eu fiquei com o kernel 2.6.28-9.... isso é normal como eu segui o tutorial do primeiro post? Com certeza existe a possibilidade de eu compilar um kernel mais novo, mas seguindo o que eu fiz, pe normal "regredir" o kernel de versão?
"" Por que tudo é tão difícil?!?!?! ""

Offline armandojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Solução: ModemZTE MF622 No Ubuntu 9.04
« Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2009, 14:46 »
Olá MalkavFelipe
   

Sempre usei e uso Mandriva. Realmente eh uma excelente distro. Já vinha testando o Ubuntu faz algum tempo (desde a versão 6. alguma coisa). Quando do lançamento do Mandriva 2009 com KDE4, não me adaptei muito ao ambiente do Kde e procurei uma distro que usava o Gnome e sem dúvida a escolha recaiu sobre o Ubuntu. Testei a versão 8.01 e gostei. Testei a 9.04 e me impressionei com a facilidade e sobretudo com a rapidez do boot e do desempenho em geral do sistema. Show de bola. Outra coisa que (na minha opinião e se estiver falando bobagem me corrija) o Mandriva supera o Ubuntu eh no que refere-se a atualização de novas versões dos programas. Vou te dar um exemplo: Uso a linguagem Gambas no desenvolvimento de um ERP aqui na empresa acessando BD Postgres. Enquanto a versão oficial do Ubuntu eh a 2.8 a do Mandriva eh a última disponível 2.12.

Com relação ao kernel a versão recompilada foi a que vc citou 2.6.28-9 contra a 2.6.28-11 - um downgrade na marra hehehe....
Com certeza existem os fontes da versão mais recente. Vou dar uma procurada aqui e quando encontrar coloco o link pra voce (mesmo porque com a versão 2.6.28-9 meu notebook não reinica mais corretamente.)

Abraço

Armando

Offline armandojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Solução: ModemZTE MF622 No Ubuntu 9.04
« Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2009, 15:57 »
MalkavFelipe

Para atualizar para o kernel 2.6.29 baixe os arquivos encontrados aqui:http://www.ramoonus.nl/2009/03/24/linux-kernel-2629-installation-guide-for-ubuntu-and-debian-linux/

O kernel já vem compilado.
armandojr@LGE200:~$ uname -a
Linux LGE200 2.6.29-020629-generic #020629 SMP Tue Mar 24 12:03:21 UTC 2009 i686 GNU/Linux

Baixei abrindo com o gerenciador de pacotes na ordem apresentada e instalei. Modifiquei o arquivo /boot/grub/menu.lst adicionando o novo kernel. Agora o mais importante: Funcionou o modem normalmente (inclusive estou respondendo essa mensagem usando o danado)


Offline reneerojas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • Renee Rojas
Re: Solução: ModemZTE MF622 No Ubuntu 9.04
« Resposta #13 Online: 08 de Maio de 2009, 19:26 »
MalkavFelipe e armandojr

pesquisando na net descobri o seguinte: essa versao que aparece após compilar na verdade é uma variavel que fica nas primeiras linhas do arquivo Makefile do linux-source-2.6.28.x q vc baixou...
no meu caso estou com a 2.6.28.12 e quando compilei apareceu o bendito 9, porem quando eu olhava o kernel-version do source aparecia 12.

resumindo, pelo que eu entendi o povo do ubuntu esqueceu de alterar esse numero no Makefile do linux-source  ;D ai vc altera lá e vai aparecer bunitinho como voce quer... Apenas o numero que está aparecendo é o errado, voce esta realmente usando a versao do seu source que é provavelmente o 12 que foi o maior que achei no synaptic.

abracos a todos
Renee Rojas

That's all folks!

Offline armandojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Solução: ModemZTE MF622 No Ubuntu 9.04
« Resposta #14 Online: 09 de Maio de 2009, 21:12 »
OK reneerojas.

Valeu pela informação. Obrigado