sis mirage 3 sis 671/771 no ubuntu 9.04, 9.10 e 10.04

Iniciado por sodeiro, 17 de Abril de 2009, 10:37

tópico anterior - próximo tópico

rfreitasjr

Citação de: sodeiro online 01 de Maio de 2009, 14:36
atenção galera o driver tem que ser o xorg-driver-sis671_0.9_i386  baixe do link que passei acima, instalei em 6 notes dessa forma e tudo ficou ok, sem lags, 1280x800 na boa.

esse é meu xorg:

# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file ubuntu 9.04)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# Note that some configuration settings that could be done previously
# in this file, now are automatically configured by the server and settings
# here are ignored.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
Driver "sis671"
EndSection

Section "Monitor"
   Identifier   "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Monitor      "Configured Monitor"
   Device      "Configured Video Device"
EndSection

Oi gente, eu tenho um notebook CCE com esse chipset, fiz como o Sodeiro explicou e está funcionando tudo tranquilo, mas notei que nao existe um xorg. conf no meu sistema, então crieir um e copiei o do Sodeiro pra cá. Tá funcionando blz. Valeu mesmo Sodeiro.

ehs171

Bom dia pessoal, seguinte utilizo o ubuntu 9.10 amd64, e consegui instalar seguinte o tutorial deste site:
http://chevitarese.wordpress.com/2009/05/18/driver-de-video-sis-671771-ubuntu-9-04-x86_64/#comment-245

O que acontece é que preciso ligar um projetor/monitor externo no meu notebook, mas não aparece opção...alguem poderia me auxiliar neste problema?

Obrigado.

aleksandre

@ehs171,
Também tenho esse mesmo problema em meu notebook, apesar de ter um i386.
A solução é parcial porquê sempre que necessito utilizar o data-show preciso aplicá-la. Instale o pacote sisctrl que é encontrado em http://ncc-1701a.homelinux.net/~linux-sis/downloads/sisctrl-0.0.20051202_x86_64.tar.gz. Depois você precisa adicional no xorg.conf a linha:
Option          "EnableSiSCtrl" "yes"
Cada vez que você for usar sua saída vga chame o sisctrl pelo console e na aba CRT1 e selecione o Device Type VGA, dê um ok e use!

ehs171

Citação de: aleksandre online 20 de Fevereiro de 2010, 10:02
@ehs171,
Também tenho esse mesmo problema em meu notebook, apesar de ter um i386.
A solução é parcial porquê sempre que necessito utilizar o data-show preciso aplicá-la. Instale o pacote sisctrl que é encontrado em http://ncc-1701a.homelinux.net/~linux-sis/downloads/sisctrl-0.0.20051202_x86_64.tar.gz. Depois você precisa adicional no xorg.conf a linha:
Option          "EnableSiSCtrl" "yes"
Cada vez que você for usar sua saída vga chame o sisctrl pelo console e na aba CRT1 e selecione o Device Type VGA, dê um ok e use!
Boa noite aleksandre, instalei este pacote, mas axei ele muito "fraquinho", posi nele eu nao tenho as opções de utilizar tela extendida, modo clone, somente 1 ou outro...voce sabe como ativar estes recursos?

Valew

aleksandre

@ehs171,
Não tenho utilizado essas funcionalidade com esse driver e nem sei se é possível. Mas dê uma olhada no site do desenvolvedor do mesmo e veja lá as possibilidades. Fica em http://www.winischhofer.net/linuxsisvga.shtml
Ateh!

fwtj

Pessoal tenho u7m notebook cce j72, as dicas acimas funcionavam perfeitas no 9.10 mais agora no 10.04 nao funcionaram a tela ficava ficava muito louca, pesquisando no google achei o blog desse cara http://down-linux.blogspot.com/2010/04/driver-2d-sis-671771-para-ubuntu-1004.html  acho que o .so e o mesmo o que muda e so o xorg.conf.

aqui pra mim esta perfeito no 10.04.

Fica a dica.

dtomadon

Citação de: fwtj online 01 de Maio de 2010, 02:05
Pessoal tenho u7m notebook cce j72, as dicas acimas funcionavam perfeitas no 9.10 mais agora no 10.04 nao funcionaram a tela ficava ficava muito louca, pesquisando no google achei o blog desse cara http://down-linux.blogspot.com/2010/04/driver-2d-sis-671771-para-ubuntu-1004.html  acho que o .so e o mesmo o que muda e so o xorg.conf.

aqui pra mim esta perfeito no 10.04.

Fica a dica.

Legal sua dica postei algo parecido de um outro local, se quiser dar uma olhada está aki :

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,60512.msg368179.html#msg368179

até mais assim que baixar a minha ISO e instalar o driver dou retorno.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Carlos Ivan

Instalei o Ubuntu 10.4 e também tive problemas de driver para a sis671.

Pesquisei e encontrei no site www.4shared.com o driver:
xorg-driver-sisimedia_0.9-1_i386.deb

Instalei no meu note CCE J48A, alterei o xorg.conf na seção "Device" para Driver "sis671".

Está funcionando com diversas resoluções.
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

aleksandre

A solução para usar a SiS 671/672 no Ubuntu 10.04 e ainda com algum suporte 3D pode ser encontrada em http://goo.gl/bNcd
Ateh!

Jarraum

perfeito aqui, a resolução no 9.10
positivo z76.
vou tentar atualizar para a 10.04 ver se vai também

Fabricioemmerick

Ola amigos, instalei essa opção também e aqui esta tudo bem, mais navegando na net achei um outro tutorial parece que é mais recente sobre a aceleração 3d nas placas SIS, vuo deixar aqui para quem quizer testar e colocar aqui os relatos se é melhor ou pior do que o do blog http://julianosodeiro.wordpress.com.

Os downloads dos drives estão no artigo original
http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/06/sis-671-672-mirage-3-funcionando-no.html

SIS 671 / 672 MIRAGE 3 FUNCIONANDO NO UBUNTU 10.04 LUCID 32 E 64 BITS "DRIVER WINISCHHOFER" COM 3D

Estou lançando uma terceira opção de funcionamento eficaz das placas de video sis 671 / 671 e seus derivados no ubuntu lucid desta vez em 32 e 64 bits, desta feita o driver utilizado é o winischhofer para xserver 1.7, sendo que a vantagem deste driver é a de ter sido desenvolvido por volta do ano de 2005, ficou um tempo parado o seu desenvolvimento, mais já ha algum tempo vem sendo muito desenvolvido pela comunidade, e este desenvolvimento tem levado a um crescimento do arquivo para download sendo o único driver para sis que compactado chega a um download superior a 1mb e atende a uma ampla variação de placas da sis além de permitir com os arquivos certos anexados a instalação uma mediana aceleração 3D, o primeiro passo da instalação é baixar o driver no seguinte link:

Driver_winischhofer_32_xserver1.7


Driver_winischhofer_64_xserver1.7


Após baixar o respectivo driver correspondente ao seu sistema descompacte o arquivo usando botão direito do mouse e a opção extrair aqui, depois usando o nautilus como root, o que pode ser conseguido abrindo um terminal e digitando sudo nautilus copie o contéudo da pasta gerada na descompactação ou seja os dois arquivos que se encontram dentro da pasta com o mesmo nome do arquivo para a pasta /usr/lib/xorg/modules/drivers.
O proximo passo é baixar o xorg.conf e substituir o arquivo original, baixe o xorg.conf para o driver winischhofer lembrando que o xorg esta otimizado para monitor de LCD de preferencia widescreen 1280 x 800 a configuração mais comum em notebook, se o seu monitor for LCD mais não for wide como em muitos desktop pode funcionar pois inclui algumas resoluções apropriada, mais se o seu monitor for LED ou CRT o xorg certamente não funcionará, o driver será este mais os parâmetros do xorg serão outros, baixe no link abaixo:


xorg.conf_lcd_note_2d

copie e cole o conteúdo do arquivo substituindo o existente caso já exista na pasta /etc/x11 no arquivo xorg.conf lembrando que na maioria dos casos este arquivo não vai existir copie e cole nesta pasta para dentro de um arquivo em branco do gedit que vai ser renomeado como xorg.conf, sempre utilizando o nautilus como root. reinicie o sistema e ele já estará funcionado com perfeição em 2d.

O próximo passo é a instalação do sisctrl uma ferramenta de controle das placas de video sis no linux muito completo, que baixa no link abaixo:

sisctrl_amd64

sisctrl_32

Se o seu sistema for 32 bits o arquivo é um deb as coisas ficam mais fácil é só cliquar em cima e seguir como uma instalação ao modo windows, se o seu sistema for 64 bits, descompacte o arquivo baixado da mesma forma que os demais descrito acima, que sera criado uma pasta com varias subpastas em seu interior, o mais importante é mover o arquivo que se encontra dentro da pasta bin que se chama exatamente sisctrl, para dentro do diretório /usr/bin, isso se faz abrindo o nautilus como root no terminal digite sudo nautilus, movendo este arquivo o sisctrl ja estará instalado o programa, mas mova tanbém o arquivo que se encontra dentro da pasta man que foi criada na descompactação de nome sisctrl.1x para /usr/share/man/man1 e renomeie o citado arquivo para sisctrl.1.gz o próximo passo é criar um icone na área de trabalho para acessar o programa para isso clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolha a opção criar lançador preencha o campo nome com sisctrl e o campo comando com gksu /usr/bin/sisctrl clique no pequeno quadro acima do botão ajuda e escolha como ícone do lançador uma das imagens que estão na subpasta icons na pasta 32x32 da pasta extraída do arquivo baixado, apenas lembrando que não se faz necessário nenhuma alteração no xorg.conf porque o xorg que foi baixado anteriormente já traz todas as modificações necessárias, clique no ícone criado e você terá uma poderosa ferramenta gráfica para alterar opções de configuração da sua placa sis.

Para que o sisctrl funcione com perfeição é necessário ainda abrir um terminal e digitar:

sudo chmod 777 /usr/bin/sisctrl

O sistema já estará funcionando perfeitamente em 2d com o sisctrl regulando as opções do driver após ser novamente reiniciado com a instalação do sisctrl, mais se você pretender ativar alguns efeitos 3d e particularmente o dri ativo o primeiro passo é no sistema 64 bits abrir um terminal e digitar o seguinte:

sudo apt-get install ia32-libs

Nos sistemas 32 este passo não é necessário.

depois baixe o arquivo abaixo que efetivamente é o arquivo que vai ativar o dri ou seja o direct render da placa.

sis671_dri.so.tar.gz


Após baixar descompacte o arquivo usando botão direito do mouse e a opção extrair aqui, depois usando o nautilus como root, o que pode ser conseguido abrindo um terminal e digitando sudo nautilus copie o arquivo gerado após a descompactação para a pasta /usr/lib/dri.

para ativar o dri efetivamente, temos que substituir o xorg anteriormente copiado para a pasta por outro, com dri e glx ativos, lembrando que este também esta otimizado para monitor LCD widescreen, que pode ser baixado no link abaixo:

xorg_dri_glx_ativados

Estou extraordinariamente editando este post em 23 de junho de 2010, porque temos ainda agora uma segunda opção de xorg.conf, com dri ativo mais com algumas opções extras que deixaram a imagem ainda mais incrível, baixe no link abaixo:

xorg_dri_glx_ativados_versaoII

Delete todo o conteúdo anterior /atc/x11/xorg.conf e cole o conteúdo do arquivo baixado agora.

reinicie o sistema e o dri e o glx, já estarão ativos, entretanto compiz não consegue reconhecer o driver para comprovar isso abra um terminal e digite:

sudo glxinfo

atenção em alguns casos o terminal retorna uma mensagem de pacote inexistente, mais o próprio terminal já dá o comando para a solução digite o comando sugerido pelo terminal com sudo antes do referido comando, como por exemplo:

sudo apt-get install "nome do pacote"

veja como o direct render esta ativo e funcionando até bem rápido o que pode ser comprovado digitando no terminal:

sudo glxgears

As engrenagens virtuais rodando dão a velocidade da aceleração 3d no terminal em frames a cada 5 segundos, lembrando que a contagens de frames só vai ser correta se todos os programas estiverem fechados, com o gnome-do aberto cheguei a 670 frames em 5 segundos, com ele fechado a contagem sobe a 1000 frames em 5 segundos o que dá 250 FPS.

como o compiz não consegue reconhecer o driver embora o dri e glx estejam ativos com uma aceleração até razoavelmente boa, a solução para instalação de programas que requeiram aceleração 3d é utilizar os efeitos do metacity, que vai permitir a instalação completa do gnome-do e outros.

Para começar a ativar os efeitos do metacity temos que instalar um repositório, para isso abra o terminal e digite o seguinte:

sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/ppa

de enter e depois que instalar digite:

sudo apt-get update

de enter e espere concluir e depois digite:

sudo apt-get install ubuntu-tweak

de enter novamente e espere a instalação concluir:

Abra o ubuntu tweak em aplicativos-sistema-ubuntu tweak um atalho no menu principal que surgiu após sua instalação no painel lateral procure o item configurações do gerenciador de janela, clique neste item e vai abrir gerenciar configurações do metacity windows manager, isso na janela da direita, nesta citada janela busque o ultimo item que vai esta desativado por default, que é habilitar o recurso de composição do metacity, ao ativar esta opção varios efeitos 3d como sombras, gradientes de clique no painel e vários outros já estarão ativos, além de permitir a instalação normal de programas 3d, como se o compiz estivesse ativo.

O totem costumar não aceitar muito bem estes efeitos, entretanto instale o vlc abrindo o terminal e digite sudo apt-get install vlc após a instalação abra o programa e em ferramentas- preferência e na janela que abrir clique na opção video e nesta opção modifique a saida de padrão para saida de video do x11 e veja que imagem linda usando todos os benefícios do direct render.

Outra sugestão é que a partir desta modificação use o vlc como player principal modificando a opção de abertura de arquivo do nautilus ou as opções de abertura de arquivo do ubuntu tweak, além de instalar a extensão mediaplayerconnectivity no firefox e direcionar todas as midias para abertura externa no vlc, o que é muito fácil pois após a instalação da extensão é executado um assistente que configura de imediato a abertura de midias on line em player externo.

Para Correção das falhas do plymonth, que provoca aquela interferência e distorção da imagem na tela inicial do ubuntu lucid, especialmente quando se utiliza placas sis 671 mirage 3 e suas derivadas recomendo seguir os passos deste post http://julianosodeiro.wordpress.com/2010/05/09/plymouth-correto-ubuntu-10-04-e-sis-mirage-3-771671-672-nvidia-e-ati/ seguindo passo a passo consegui resolver o problema sem ter que simplesmente desativar a tela inicial.

Créditos : http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/06/sis-671-672-mirage-3-funcionando-no.html


dtomadon

Parabéns pela iniciativa , já venho nesse calvário da sis a algum tempo e sempre acompanho o blog do nosso colega do linux Hugo Bastos Lima Verde
em seu blog já citado por vc no tuto que fez, acredito que em pouco espaço de tempo poderemos usar o ompiz no chipsets da SIS , abraços !!!!

Testei e ficou realmente fantástico. estou testando demais configurações do metacity !!!!!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

fchevitarese

A solução do blog diversosassuntos funciona que é uma beleza !!!

Abraços!
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

Fiapo

galera, os links estao quebrados?
me ajudem!!!
odeio o cce!!!
Att
Fiapo

Renan Rischiotto

Citação de: Fiapo online 21 de Julho de 2013, 23:13
galera, os links estao quebrados?
me ajudem!!!
odeio o cce!!!

Claro que os links estão quebrados, esse tópico é de 4 anos atrás rsrsrs